PRÁTICAS DE ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Palavras-chave:
reabilitação psicossocial, reforma psiquiátrica, serviços substitutivos.Resumo
Introdução: No inicio da década de 80 surgiu no Brasil a Reforma Psiquiátrica com o objetivo de reformular o modelo de atenção em saúde mental, iniciando uma luta para a implantação de serviços substitutivos através de uma rede de atenção psicossocial, permitindo aos portadores de sofrimento mental uma assistência terapêutica adequada, reabilitação psicossocial sem a exclusão de seus direito civis (BARROS, 2011). Com a Reforma Psiquiátrica houve um rompimento de conceitos que possuíam como elementos norteadores a objetivação do fenômeno da loucura e a patologização dos comportamentos humanos, e passou a ser focalizado o modo de viver e sentir do sujeito, buscando mudanças para que este pudesse ser reinserido na sociedade (QUEIROZ, 2013). Objetivo: Dessa maneira, o presente estudo teve como objetivo relatar a experiência vivenciada por uma acadêmica de enfermagem durante estágio curricular em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade de Maceió/ AL. É com esse desejo de reflexão que buscamos entrelaçar a prática com a teoria, almejando assim, articular um saber que possa alcançar cada profissional envolvido na atenção em saúde mental. Materiais e Métodos: Trata-se de um relato de experiência de uma graduanda do oitavo período de enfermagem do Centro Universitário Tiradentes (UNIT), a partir do estágio curricular da disciplina Saúde Mental. As atividades ocorreram durante o mês de agosto de 2016, uma vez por semana, onde foram desenvolvidas atividades de escuta dos pacientes, consulta de enfermagem, e oficina terapêutica. Resultados: Foi realizada a primeira abordagem com o paciente onde se puderam conhecer as suas histórias de vida e potencialidades. O primeiro contato permitiu o estabelecimento de vínculo e confiança. Os pacientes foram muito acolhedores e receptivos e permitiram que houvesse uma interação prazerosa e tranquila. As oficinas contribuíram para estimular a convivência com as diferenças, experiência, capacidade de criar, ensino e multiplicação dos saberes. Foi possível perceber que os pacientes demonstravam uma grande satisfação durante as oficinas, assim também como os profissionais do CAPS. Conclusão: A experiência é muito importante na compreensão, como já dizia Paulo Freire, e só iremos chegar a uma compreensão profunda se associar nossos saberes teóricos aos nossos saberes práticos (FREIRE, 2001). A experiência de estágio no âmbito do CAPS contribui para mudar as percepções sobre os cuidados de pacientes em sofrimento psíquico, permitiram apreender lições para vida pessoal e profissional. Outro fator a se destacar é a importância da criação de um ambiente de equidade entre os profissionais, usuários e familiares, indispensável para o desenvolvimento de um trabalho que vise a reintegração social dos acolhidos.Downloads
Referências
BARROS, Sônia; SALLES, Mariana. Gestão da atenção à saúde mental no Sistema Único de Saúde. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo , v. 45, n. spe2, p. 1780-1785, Dec. 2011. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000800025&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 27 out. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000800025.
BOTELHO, Jeciana das Virgens; LIMA, Maristela Viana. Percepção das emoções dos usuários do CAPS II em um momento de integração–um relato de experiência. Fractal: Revista de Psicologia, v. 27, n. 2, p. 160-164, 2015. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922015000200160&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 16 out. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/1984-0292/929.
FREIRE, Paulo. Carta de Paulo Freire aos professores. Estud. av., São Paulo , v. 15, n. 42, p. 259-268, Aug. 2001 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142001000200013&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 15 out. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142001000200013.
QUEIROZ, Yasmin Livia; FERREIRA, Cintia Bragheto; SILVA, Alerrandra Manuela Ferreira. Práticas em um CAPS de minas gerais: o relato de uma experiência. Rev. SPAGESP, Ribeirão Preto , v. 14, n. 2, p. 126-137, 2013 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-29702013000200010&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 27 out. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Semana de Pesquisa do Centro Universitário Tiradentes - SEMPESq - Alagoas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a Sempesq. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.