Projeto de aprimoramento da Seta - Práticas inovadoras na área de impressão digital
Palavras-chave:
Criatividade, Qualidade, Tecnologia.Resumo
CARDOZO, Matheus; SANTOS, Kerolayne; SILVA, Sara.
O desenvolvimento de ferramentas tecnológicas incorporadas aos sistemas operacionais de smartphones tem sido ampliado ascendentemente ao decorrer da década vigente e há a consequente popularização destes meios de comunicação como instrumentos facilitadores e otimizadores para o cotidiano humano, inserindo-se, inclusive, no ambiente acadêmico. Dentro de uma empresa que anela a utilização dos meios de comunicação modernos, é imprescindível amplificar a visão diante das necessidades dos consumidores atrelando-as aos benefícios acarretados pelo progresso tecnológico conforme ratificado por Gallon (2012), clarificando que “as empresas tem realizado mudanças em sua estrutura, com o destaque para a absorção de recursos intangíveis” e, por conseguinte, compreender as tendências inovadoras é essencial para os empreendedores que desejam se manter competitivos e defrontar concorrentes diretos no mercado em que atua. Possuindo como pressuposto a afirmação de Freire (2002, p. 47 apud NUNES; ERNESTO; SOUZA, 2016, p. 2) de que “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”, atrelado ao conhecimento adquirido sobre o âmbito da inovação, vislumbra-se a criação de um aplicativo para a Seta – empresa de impressão digital e lanches -, localizada no bairro de Cruz das Almas, na cidade de Maceió, Alagoas. Através da conjunção entre o curso de Administração e Ciências da computação, serão aplicadas e acuradas habilidades e competências dos educandos envolvidos junto aos docentes orientadores dos respectivos cursos para a produção de um aplicativo móvel para Android, a priori. O valor a ser acrescido para a empresa será o controle e o gerenciamento do tempo de acesso por equipamento - notebooks e celulares -, e em contrapartida, o público consumidor dos serviços, incluindo alunos e docentes, possuirão ferramentas inéditas: a impressão de documentos, como relatórios científicos e a solicitação de banners, adesivos e/ou placas através dos smartphones. Com o investimento neste projeto intergraduações será realizado um labor em conjunto e multidirecional: os discentes de Administração são responsáveis pela criação e aplicação de um plano para o Endomarketing e o Marketing de serviços associado à Logística do local, enquanto que os alunos de Ciências da computação produzirão os módulos para utilização dos usuários e incorporação de aspectos técnicos, como banco de dados. A congruência entre graduandos de distintas áreas de atuação ocorre em prol de um escopo em comum: propiciar contribuições para a ascenção e visibilidade da empresa abarcada, formação de aprendizes com atuação ativa e o fornecimento de instrumentos agregadores para a comunidade acadêmica.
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Referências
NUNES, Milena; ERNESTO, Talita; SOUZA, Carlos. Tecnologias digitais na Educação: muito além da inovação
tecnológica, um repensar metodológico. FACCAT: 2016;
GALLON et al. Intangibilidade e inovação em empresas no Brasil. Revista de Administração e Inovação, São Paulo - v. 9, n. 2, p. 200, 2012.
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