ANÁLISE DA FUNÇÃO VASCULAR EM INDIVÍDUOS ACOMETIDOS COM CÂNCER DE MAMA SUBMETIDOS Á QUIMIOTERAPIA: DADOS PARCIAIS

Autores

  • Juliana Karla Torres Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

Cancerologia, Cardiotoxidade, Morbimortalidade

Resumo

Introduçao: É inconcusso que o câncer é um considerável problema de saúde pública devido ao alto índice de morbimortalidade. Estima-se que, o efeito do câncer na população mundial corresponda a 80% dos mais de 20 milhões de novos casos prenunciados para 2025, segundo International Agency for Research on Cancer (Iarc), da Organização Mundial da Saúde (OMS). Entretanto, estudos validam a intrínseca relação da terapia com fármacos e os riscos cardiovasculares, levando alguns medicamentos à classificação de cardiotóxicos, atribuídos as consequentes manifestações clínicas observadas pós quimioterapia. Cardiotoxicidade é definida segundo o Instituto Nacional de Saúde (NIH) por fração de ejeção do ventrículo esquerdo (FEVE), e pode ser classificada de acordo com o tempo e sintomatologia. Pouco se conhece a associação da função vascular e suas implicações nos indicadores de qualidade de vida dos indivíduos. Logo, fica evidente a necessidade de estratégias de rastreamento precoce do dano orgânico induzidos pelos quimioterápicos, de modo a permitir tratamento precoce, maior sobrevida, melhor controle dos agravos e melhora na qualidade de vida destes indivíduos.

Objetivo: Desenvolver estratégias de rastreamento precoce do dano orgânico induzidos pelos quimioterápicos, de modo a permitir tratamento precoce, maior sobrevida, melhor controle dos agravos associados e melhora na qualidade de vida destes indivíduos. Alem de, analisar o comprometimento/agravo da função vascular, utilizando metodologia não invasiva. Bem como, observar marcadores de risco e estadiamento das doenças cardiovasculares e possíveis eventos de desfecho sério em indivíduos com câncer de mama submetidos á quimioterapia.

Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo transversal, contemporâneo, observacional, que será realizado entre o período de fevereiro de 2017 a março de 2019, na cidade de Maceió, Alagoas. O estudo esta dividido em quatro fases: Fase I, onde foi feita uma avaliação do banco de dados (prontuários dos pacientes) para verificação de critérios de inclusão e exclusão. Após este levantamento os contatos iniciais foram realizados por telefone, e explicados brevemente os objetivos da pesquisa. Em seguida, agendamos a assinatura do TCLE e as avaliações individuais. Com isso iniciamos a conclusão da fase I.  Após esses procedimentos, foi executada a avaliação clínica do paciente, com coleta de informações sobre história clínica, comorbidades e uso regular de medicamentos. A avaliação clinica se deu através de avaliação antropométrica, cardiorrespiratória, medida do peso/altura e calculo do índice de massa corporal (IMC).

Resultados: Os resultados parciais estão relacionados a fase I de seleção e randomização dos sujeitos de pesquisa. De acordo com nossos critérios de inclusão exclusão foram selecionados 20 pacientes com média de idade 40 +/-sete anos, com perfil de sobrepeso de acordo com IMC, sendo 40% de sedentários.

Conclusão: A perspectiva para próxima etapa é a medida da função vascular de forma indireta, verificação do ITB, estabelecido em nosso cronograma de pesquisa. Entretanto, é importante mencionar a dificuldades encontradas em relação à disponibilidade de local para coleta e identificação dos sujeitos de pesquisa o que acarretou no atraso das fases do estudo e influenciou diretamente no numero amostral parcial.

Palavras-Chave: Cancerologia, Cardiotoxidade, Morbimortalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Karla Torres, Centro Universitário Tiradentes

CIENCIAS DA SAUDE, MEDICINA, CLINICA MEDICA

Referências

AVEZUM, Álvaro; MAIA, Lilia Nigro; NAKAZONE, Marcelo. Cenário das doenças Cardiovasculares no Mundo Moderno.

DELIS, Konstantinos T.; NICOLAIDES, Andrew N. Effectofintermittentpneumaticcompressionoffootandcalfonwalkingdistance, hemodynamics, andqualityoflife in patientswith arterial claudication: a prospectiverandomizedcontrolledstudywith 1-year follow-up. Annalsofsurgery, v. 241, n. 3, p. 431-441, 2005.

DE JESUS LEITE, Marco Aurélio Ferreira et al. Tendência temporal da morbidade e mortalidade por neoplasia de mama e fatores de risco em mulheres residentes das capitais da região sudeste do Brasil: 2008-2014. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, v. 4, n. 3, p. 246-253, 2016.

DE PADUA MANSUR, Antonio; FAVARATO, Desidério. Tendências da Taxa de Mortalidade por Doenças Cardiovasculares no Brasil, 1980-2012.

ESPINOLA-KLEIN, Christine et al. Differentcalculationsofankle-brachial index andtheirimpacton cardiovascular riskprediction. Circulation, v. 118, n. 9, p. 961-967, 2008.

GRENON, S. Marlene; GAGNON, Joel; HSIANG, York. Ankle–brachial index for assessmentofperipheral arterial disease. New EnglandJournalof Medicine, v. 361, n. 19, p. e40, 2009.

GUERRA, Maximiliano Ribeiro et al. Risco de câncer no Brasil: tendências e estudos epidemiológicos mais recentes. Revbrascancerol, v. 51, n. 3, p. 227-34, 2005.

INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER. INCA. Incidência de câncer no Brasil. Estimativa 2016. Rio de Janeiro, 1996-2017. Disponível em: http://www.inca.gov.br/estimativa/2016/index.asp?ID=2. Acesso em 2 de janeiro 2017.

KALIL FILHO, R. et al. I Diretriz Brasileira de cardio-oncologia da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 96, n. 2, p. 01-52, 2011.

KULLO, Iftikhar J.; ROOKE, Thom W. Peripheralarterydisease. N Engl J Med, v. 2016, n. 374, p. 861-871, 2016.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. DATASUS. Informações de Saúde. Mortalidade, 2014. Disponível na Internet: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?sim/cnv/obt10uf.def. Acesso em 02 jan. 2017.

NUNES, Francielle Graus Frazão et al. Índice tornozelo-braquial em pacientes de alto risco cardiovascular. RevBrasCadiol, v. 25, n. 2, p. 94-101, 2012.

OSCILLOMETRIC DEVICES, Automated; KAWAMURA, Takao. Índice Tornozelo-Braquial (ITB) determinado por esfigmomanômetros oscilométricos automáticos. ArqBrasCardiol, v. 90, n. 5, p. 322-326, 2008.

ROCHA, Ricardo M.; SCHNEIDER, Roberta S.; MOREIRA, Ivan. Cardio-oncologia. Onde estamos? 2013.

YANG, XiaoMin et al. Prevalenceofandriskfactors for peripheral arterial disease in thepatientswithhypertensionamongHanChinese. Journalof vascular surgery, v. 46, n. 2, p. 296-302, 2007.

Downloads

Publicado

2020-08-13

Como Citar

Torres, J. K. (2020). ANÁLISE DA FUNÇÃO VASCULAR EM INDIVÍDUOS ACOMETIDOS COM CÂNCER DE MAMA SUBMETIDOS Á QUIMIOTERAPIA: DADOS PARCIAIS. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (5). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/8382

Edição

Seção

PROBIC E PIBIC