O YOUTUBE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DA ANATOMOFISIOLOGIA

Autores

  • Jose Mariedson Silva UNIT

Palavras-chave:

Faculdade, Internet, YouTube

Resumo

Introdução, As novas mídias trouxeram para o nosso tempo mudanças significativas na área da comunicação, contribuído sobremaneira para uma nova forma de se comunicar, de viver e de aprender. A invasão das linguagens multimídias no cotidiano de nossos alunos leva-nos a indagar sobre a repercussão desses recursos no ambiente escolar.

 

Objetivo: Analisou a importância do uso de vídeos aulas no Youtube através do canal FISIONOTA10 para motivação e aprendizagem na era digital.

 

Material e Métodos: Foram produzidas vídeo aulas sobre cinco assuntos de Anatomofisiologia, onde esses vídeos foram disponíveis na plataforma do Youtube no canal, fisionota10, onde a amostra foi composta pelos graduandos dos cursos das áreas da saúde do 1° esses vídeos contem animações, desenhos, amostra de peças anatômicas do laboratório de anatomia e resumos práticos, Para a quantificação dos benefícios, fizemos a aplicação de um questionário para avaliar se as vídeos aulas foram benéficas aos alunos de graduação.

 

Resultados: Foram incluídos 40 participantes, 37 do gênero feminino, média de idade de  anos (desvio padrão = 2,54+-). Quanto ao entendimento do conteúdo do canal, mais de 97% afirma entender bem, em relação ao “gostar” e “achar importante”, 95% acham extremamente importante o uso de vídeos no ensino da anatomofisiologia.

 

Conclusão. Os dados parciais apontam par uma experiência positiva, os dados revelam que a maioria dos alunos tendem a prestar atenção nas aulas, assim como também entendem os conteúdos e consideram importante para sua aprendizagem como dispositivo complementar á aulas tradicionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-08-13

Como Citar

Silva, J. M. (2020). O YOUTUBE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DA ANATOMOFISIOLOGIA. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (5). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/8379

Edição

Seção

PROBIC E PIBIC