MITOS E VERDADES SOBRE AMAMENTAÇÃO COM GESTANTES ATENDIDAS NA UNIDADE JOSÉ ARAÚJO, MACEIÓ – AL.

Autores

  • Anne Rose Marques Centro Universitário Tiradentes - UNIT
  • Amanda Barbosa Maia CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES
  • ISIS SÁ NUMERIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES
  • LARA COTRIM MACEDO CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES
  • LUMA DANYELLE BRITO CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES

Palavras-chave:

amamentação, gestante, benefícios do aleitamento.

Resumo

Introdução: O aleitamento materno é o alimento ideal para o lactente, pois, devido a sua completa composição preenche todas as necessidades nutricionais, imunobiológicas, psicológicas das crianças, principalmente as nascidas prematuras. Dentre as vantagens comprovadas, destacam-se o valor nutricional, o imunobiológico, o menor risco de contaminação e o maior vínculo afetivo entre mãe e filho. Assim, o aleitamento materno, além de favorecer o desenvolvimento saudável das crianças, diminui a morbimortalidade infantil. Atualmente, tem sido um relato frequente dos profissionais de saúde da Atenção Básica, a dificuldade da adesão das gestantes à amamentação. Diante disso, é perceptível a necessidade de informar as gestantes sobre os inúmeros benefícios do aleitamento, tanto maternos quanto ao lactente. Objetivo: Apresentar, orientar e ensinar didaticamente a importância do aleitamento materno as gestantes atendidas na Unidade José Araújo, localizado em Maceió/AL. Metodologia: O presente trabalho demonstra a desmistificação e alguns tabus impostos pela sociedade sobre o aleitamento materno. Dúvidas sobre os problemas mais prevalentes na amamentação foram discutidas através de uma roda de conversa entre alunas, profissionais da Unidade José Araújo e as gestantes com seus acompanhantes. O diálogo ocorreu em forma de perguntas sorteadas uma a uma pelas gestantes de um total de 18 questões, que foram discutidas e esclarecidas entre os membros presentes. Além do debate objetivando informar acerca do aleitamento materno, havia frutas, bolos e sucos a fim de proporcionar um lanche saudável para iniciar o dia. Resultado: O trabalho executado com as gestantes e parceiros sobre a amamentação permitiu ampliar o conhecimento sobre o aleitamento materno, conhecer os benefícios para o bebê e para ela própria, bem como a forma correta de amamentação e os devidos cuidados a serem tomados. Além disso, tivemos a oportunidade de mostrar aos parceiros, a importância da colaboração e participação deles no processo. Conclusão: As ações em saúde incentivadas pela disciplina IESC, tem proporcionado aos alunos do curso de medicina da UNIT, uma preocupação com os problemas de saúde da comunidade. A atividade foi extremamente enriquecedora para os alunos de medicina e todos os profissionais da unidade envolvidos, pois ainda existem mitos que ajudam no desmame precoce. O seguinte trabalho mostrou relevância de se trabalhar o tema nas unidades de forma assídua. A resistência à amamentação ainda é muito grande e em muitos casos, podemos perceber que a falta de informação adequada contribui para as gestantes não aderirem ao aleitamento materno, que é um alimento completo, barato e essencial para a criança.                                                                        

Palavras-chave: amamentação, gestante, benefícios do aleitamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anne Rose Marques, Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Possui graduação em Enfermagem pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC). Foi Coordenadora de Vigilância Epidemiológica do Município de Campestre-AL de 02/03/2009 a 31/05/2015, e Coordenadora de Estágio e professora de prática da Escola Técnica Residência Saúde de 01/06/2011 a 01/06/2015. Atuei como enfermeira do Hospital Dom Malan em Petrolina - PE no setor do Berçário Externo, no período de 01/07/2015 a 11/01/2017. Atualmente sou Professora Assistente I da disciplina IESC do curso de Medicina do Centro Universitário Tiradentes (UNIT).

Amanda Barbosa Maia, CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES

Estudante do quinto período de medicina.

ISIS SÁ NUMERIANO, CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES

Estudante do quinto período de medicina.

LARA COTRIM MACEDO, CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES

Estudante do quinto período de medicina.

LUMA DANYELLE BRITO, CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES

Estudante do quinto período de medicina.

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: aleitamento materno e alimentação complementar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2015.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2012.

Downloads

Publicado

2020-08-13

Como Citar

Marques, A. R., Maia, A. B., NUMERIANO, I. S., MACEDO, L. C., & BRITO, L. D. (2020). MITOS E VERDADES SOBRE AMAMENTAÇÃO COM GESTANTES ATENDIDAS NA UNIDADE JOSÉ ARAÚJO, MACEIÓ – AL. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (5). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/8373

Edição

Seção

Disciplinas de Práticas de Pesquisa, Práticas Extensionistas e IESC