A ESTRUTURAÇÃO URBANA DE MACEIÓ-AL PELA REDE VIÁRIA
Palavras-chave:
Espacial urbanístico, circulação viária, ecologia humana.Resumo
RESUMO: O fenômeno mobilidade e acessibilidade viária é um grande desafio ao desenvolvimento sistêmico e integrado das cidades brasileiras. A cidade de Maceió-AL apresenta séries de vias descontínuas que são questionáveis como problemas que afetam a mobilidade e acessibilidade viária. Tais problemas, diretamente decorrem também de outros fatores relacionados a existência de grotas e, subsequentemente, inadequação na gestão estratégica do meio ambiente urbano. O objetivo deste trabalho foi analisar o desenho de Maceió por sua rede viária, visando avaliar as dimensões do espaço urbano frente às influências estruturais e às incompatibilidades urbanas, unido as condições de mobilidade e acessibilidade as demais conexões socioambientais. As informações espaciais contidas na atual proposta do Plano Diretor (PD) de Maceió foram analisadas para compreender a configuração urbana e sua adequação sobre o espacial/função da circulação e da distribuição do espaço da cidade. Fundamentados em cinco principais vetores de ecologia da paisagem (social, ecológico, político, econômico e antrópico) foram classificados os dados espaciais através de diferentes camadas considerando a dinâmica viária. Pela ecologia da paisagem, procederam as investigações das potencialidades locacionais no espaço em três categorias de áreas (limitada, deficiente e potencial) fundamentadas na classificação dos principais elementos ecológicos (água, terra, fogo, ar e vida). Baseou-se nos expressivos topológicos com a aplicação do gabarito da floresta-urbana, em pontos estratégicos, utilizando a técnica de superposição de mapas. Como resultado, elaborou-se séries de mapas temáticos sobre o uso e ocupação do solo, a expansão urbana e a pressão demográfica. As categorias geográficas informaram os padrões e processos decorrentes da sua arquitetura natural da paisagem, conectando os centros urbanos e rurais, zonas costeiras e oceanos, além das áreas de riscos e vulnerabilidades ambientais, correlacionados no mesmo espaço, expressou as áreas de conflitos e de impactos pela mudança no território expressivo. As configurações da rede estão geralmente associadas a outros fatores, tal como drenagem, densidade, pressão, padrões visíveis pela leitura da paisagem e do modelo analítico e crítico do espaço urbanizado. O espalhamento urbano da Região Metropolitana de Maceió apresenta atributos que confirmam deficiências funcionais da circularidade e da distribuição das vias a serem, ainda, superadas pelo planejamento. O conectar é uma revelação importante para a circulação e ligação entre bairros e outras cidades, na necessidade de comunicação e interação, que acabam agindo no espaço ao longo do tempo, tanto no aspecto socioeconômico quanto no sociopolítico. Os aspectos relacionados à distribuição espacial deste trabalho são estudos ecológicos sobre a configuração territorial urbana. Essas contribuições técnicas são importantes para subsidiar o planejamento e a gestão participativa. A pesquisa representa um compromisso acadêmico através do saber técnico para a sociedade no que se refere ao contexto do desenvolvimento urbanístico, meio ambiente e fortalecimento da visibilidade dos processos socioambientais pela ecologia humana.
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