AVALIAÇÃO DO EQUILIBRIO ESTÁTICO E DINÂMICO EM INDIVIDUOS COM CERVICALGIA CRÕNICA: UM ESTUDO CASO CONTROLE

Autores

  • pamela karine gomes CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES
  • rhoanie costa CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES
  • isabela dantas CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES
  • Almir dibai Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Maranhão, São Luís – MA, Brasil
  • Natanael alves CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES

Palavras-chave:

fisioterapia

Resumo

 

Introdução: No que diz respeito ao equilíbrio postural em pacientes com cervicalgia crônica, poucos estudos têm investigado a aplicação de testes clínicos de baixo custo nessa população.

Objetivos: Correlacionar as variáveis de mensuração da dor cervical crônica com a avaliação do equilíbrio postural em indivíduos com dor cervical crônica.

Métodos: Trata-se de um estudo transversal aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição (parecer nº 1.904.364). Participantes com dor cervical crônica não irradiada para os membros superiores (n = 13) e controles (n = 17), todos sedentários, foram incluídos no estudo. Para avaliação da dor cervical crônica, foram empregados os instrumentos Escala Numérica de Dor (END), Neck Disability Index (NDI) e Escala de Pensamentos Catrastróficos sobre Dor (EPCD). Com relação à avaliação do equilíbrio postural, foram aplicados o Timed Up and Go (TUG) e Teste de Alcance Funcional (TAF). Para verificar a associação entre as variáveis, foi aplicado o coeficiente de correlação de Spearman (rs), com nível de significância de 5%.

Resultados: Foram incluídos 30 participantes, 21 do gênero feminino, média de idade de 20,77 anos (desvio padrão = 2,69) e índice de massa corporal médio de 22,37 kg/m2 (DP = 43,85). Não foi observada correlação significativa (p > 0,05) entre as variáveis analisadas: END e TUG (rs = -0,140), END e TAF (rs = -0,043), NDI e TUG (rs = -0,076), NDI e TAF (rs = 0,189), EPCD e TUG (rs = 0,041), e EPCD e TAF (rs = 0,236).

Conclusão: Indivíduos com dor cervical crônica não apresentam alterações no equilíbrio postural de acordo com a aplicação de testes clínicos de baixo custo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-08-13

Como Citar

gomes, pamela karine, costa, rhoanie, dantas, isabela, dibai, A., & alves, N. (2020). AVALIAÇÃO DO EQUILIBRIO ESTÁTICO E DINÂMICO EM INDIVIDUOS COM CERVICALGIA CRÕNICA: UM ESTUDO CASO CONTROLE. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (5). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/8321

Edição

Seção

PROBIC E PIBIC