PREVALÊNCIA DE ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO NO BRASIL: DADOS DO SISTEMA DE VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Autores

  • Thays Nara Ferreira Barros Centro Universitário Tiradentes
  • Beatriz Silveira Santos Centro Universitário Tiradentes
  • Sinézia Mirtes da Silva Santos Centro Universitário Tiradentes
  • Evellyn Ferreira dos Santos Centro Universitário Tiradentes
  • Thais Tenório Cavalcantes Costa Centro Universitário Tiradentes
  • Jaqueline Fernandes Gomes Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO, PREVALENCIA, CONSUMO ALIMENTAR

Resumo

RESUMO:

INTRODUÇÃO: O Aleitamento Materno Exclusivo (AME) é preconizado até sexto mês de vida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O mesmo apresenta impacto positivo sobre a saúde e o desenvolvimento inicial da relação emocional entre a criança e a mãe, atende as necessidades nutricionais, imunológicas e psicológicas da primeira infância. Associado a isto, o leite materno possui efeito protetor contra a mortalidade infantil, por prevenir infecções gastrointestinais, dermatites, alergia alimentar, além de contribuir para prevenção da obesidade.

OBJETIVO: Identificar a prevalência do aleitamento materno exclusivo em crianças de 0 a 6 meses, no Brasil entre os anos de 2008 a 2016.

METODOLOGIA:  Trata-se de um estudo transversal com dados provenientes do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN). A amostra foi constituída de crianças de ambos os sexos, com idade de 0 a 6 meses de idade, cadastrada no SISVAN em todo o país, entre os anos de 2008 a 2016. Os dados foram tabulados em planilha do programa Excel e foi aplicada análise descritiva das variáveis, mediante frequência simples. Os dados foram processados no software estatístico Stata versão 13.0.

RESULTADOS E DISCUSSÕES: De acordo com dados do SISVAN, observa-se que houve aumento tanto de crianças cadastradas no sistema quanto a prevalência de AME. Em 2008 a prevalência de AME era de 31%, mantendo-se semelhante até o ano de 2014. Em contrapartida, os dados mais atuais sobre AME referentes aos anos de 2015 e 2016, demonstram que mais de 50% das crianças cadastradas no sistema foram amamentadas exclusivamente até o sexto mês de vida. Segundo dados do Ministério da Saúde, a prática do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida, por si só, reduziria em até 13% a mortalidade infantil no Brasil. Apesar de ser uma prática tradicional em todas as partes do mundo, o avanço da vida moderna associados a novos estilos de vida trabalham contra essa prática, muito esforço tem sido feito para proteger, apoiar e promover o aleitamento materno até que se torne uma norma social.

CONCLUSÃO: Conclui-se que houve aumento da prevalência de AME em crianças até o sexto mês de vida, no Brasil, resultante de estratégias, ações e políticas que objetivam promover e fortalecer a prática do AME e alimentação complementar adequada, a exemplo da Rede Amamenta Brasil.  Apesar da OMS classificar como “bom”, prevalências entre 50 a 89% de AME, ressalta-se que o SISVAN representa apenas parcela da população e necessita melhorar a cobertura referente ao módulo de consumo alimentar. Sabendo da importância do AME, torna-se importante maior orientação nutricional para mulheres e/ou famílias desde o início, ou até mesmo antes da gestação, fortalecimento da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil e investimento para certificação e implantação da estratégia em mais Unidades Básicas de Saúde.

Palavras-chave: Aleitamento Materno Exclusivo. Prevalência. Consumo Alimentar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Referências:

- SANTOS, Vera Lúcia Fugita dos; SOLER, Zaida Aurora Sperli Geraldes; AZOUBEL, Reinaldo. Alimentação de crianças no primeiro semestre de vida: enfoque no aleitamento materno exclusivo. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, [s.l.], v. 5, n. 3, p.283-291, set. 2005. FapUNIFESP (SciELO).

-MARQUES, Rosa F. S. V.; LOPEZ, F·bio A.; BRAGA, Josefina A. P.. Growth of exclusively breastfed infants in the first 6 months of life. Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, v. 80, n. 2, p.99-105, nov. 2004.

-BRASIL, Ministério da saúde. Sistema de Vigilância Nutricional SISVAN.

Downloads

Publicado

2020-08-13

Como Citar

Ferreira Barros, T. N., Santos, B. S., da Silva Santos, S. M., dos Santos, E. F., Cavalcantes Costa, T. T., & Gomes, J. F. (2020). PREVALÊNCIA DE ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO NO BRASIL: DADOS DO SISTEMA DE VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (5). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/8314

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Biológicas