AVALIAÇÃO DA FUNCIONALIDADE E DA PARTICIPAÇÃO EM TERAPIAS DE REABILITAÇÃO DE PACIENTES ACOMETIDOS POR ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC) NO ESTADO DE ALAGOAS.

Autores

  • Dandhara Henrique de Farias Centro Universitário Tiradentes - UNIT\AL

Palavras-chave:

Acidente Vascular Cerebral, Funcionalidade, Reabilitação.

Resumo

RESUMO: Introdução: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) possui alta prevalência e é a principal causa de incapacidade no mundo. Nos EUA, mais de dois terços dos sobreviventes realizam algum tipo de terapia de reabilitação após o AVC. No Brasil, um estudo recente mostrou que 1/3 dos pacientes são funcionalmente dependentes após 1 ano de AVC, entretanto não temos dados sobre quais são os principais déficits e a participação dos pacientes em terapias de reabilitação. Objetivo: Traçar o perfil funcional e a participação em terapias de reabilitação de pacientes com AVC no estado de Alagoas. Material e Métodos: Foram incluídos pacientes com diagnóstico de AVC confirmado por neuroimagem atendidos em um Ambulatório de Neurovascular na cidade de Maceió\AL. A avaliação foi composta pela coleta dos dados pessoais e clínicos e pelas escalas: National Institutes of Health Stroke Scale (NIHSS), Escala de Rankin modificada (ERm), Medida de Independência Funcional (MIF), Índice de Barthel (IB), Center for Epidemiological Studies - Depression (CES-D) e um questionário de Terapias de Reabilitação.Resultados: Foram avaliados 100 pacientes, sendo 67% do sexo masculino, média de idade de 59,9 ± 13,7 anos e 94% tiveram AVC isquêmico. O tempo entre o AVC e a avaliação teve uma mediana de 18 meses, variando entre 1 a 132 meses. Na avaliação da CES-D a média foi de 15,8 ± 11,9, sendo que, 41% apresentaram humor depressivo e ansiedade. O NIHSS foi de 2,5 (0-23), a ERm foi de 2 (0-4), o IB de 76,6 ± 28,6 e a MIF de 100,5 ± 27,2. Além disso, os pacientes foram classificados em funcionalmente dependentes (pontuação de 5 a 1) e independentes (pontuação 6 e 7) em relação a MIF. Os maiores índices foram nos itens subir/descer escadas, alimentação e marcha, com 51%, 39% e 38% dos pacientes sendo funcionalmente dependentes, respectivamente. No domínio cognitivo da MIF, 47% foram dependentes no item resolução de problemas e 43% no item memória. Entre os pacientes, 43% realizam algum tipo de terapia de reabilitação, sendo que a maior parte faz fisioterapia. O local mais frequente são centros de reabilitação e 50% frequentam a mais de 12 meses. O tempo médio em minutos de participação em terapias de reabilitação foi de 52,4 ± 41,2 na semana. Conclusão: Os resultados demonstram que uma parcela considerável dos pacientes são funcionalmente dependentes mesmo após meses de reabilitação e que realizam pouco tempo reabilitação durante a semana, gerando uma reflexão sobre o cenário atual dos serviços de reabilitação no estado de Alagoas e a necessidade de políticas públicas específicas para essa população com o intuito de reduzir o impacto do AVC.

Palavras-chave: Acidente Vascular Cerebral, Funcionalidade, Reabilitação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dandhara Henrique de Farias, Centro Universitário Tiradentes - UNIT\AL

Fisioterapia, Neurofuncional. Funcionalidade.

Referências

ALMEIDA, SRM. Análise Epidemiológica do Acidente Vascular Cerebral no Brasil. Rev Neurocienc 2012;20(4):481-482.

DE CARVALHO, F. A. Além da incapacidade motora: Uma visão sobre outra sequela pouco falada do AVC. Revista Neurociencias, v. 19, n. 1, p. 14–15, 2011.

FEIGIN, V. L. et al. Global and regional burden of stroke during 1990-2010: findings from the Global Burden of Disease Study 2010. Lancet (London, England), v. 383, n. 9913, p. 245–54, 18 jan. 2014.

ZILLI, F. et.al.. Neuroplasticidade na reabilitação de pacientes acometidos por AVC espástico. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 25, n. 3, p. 317–322, 2014.

Downloads

Publicado

2020-08-13

Como Citar

de Farias, D. H. (2020). AVALIAÇÃO DA FUNCIONALIDADE E DA PARTICIPAÇÃO EM TERAPIAS DE REABILITAÇÃO DE PACIENTES ACOMETIDOS POR ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC) NO ESTADO DE ALAGOAS. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (5). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/8277

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Biológicas