DESIGUALDADE SOCIAL E TRANSTORNOS AFETIVOS EM IDOSOS ATENDIDOS NA REDE DE SAÚDE PÚBLICA E PRIVADA DE MACEIÓ/AL

Autores

  • Iago Moura Aguiar Graduando em Medicina pelo Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL
  • Klayne Cristiane Martins Graduanda em Medicina pelo Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL
  • Madson Alan Maximiano-Barreto Mestrando em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar; Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL
  • André Fernando de Oliveira Fermoseli Doutor em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo – USP e Professor Doutor do curso de Psicologia do Centro Universitário Tiradentes, Maceió/AL.

Palavras-chave:

Idoso, Iniquidade social, Transtornos afetivos

Resumo

INTRODUÇÃO: Desigualdade social (DS) é vista em diversas regiões do Brasil, no entanto, os estudos apontam que a região Nordeste apresenta diversas iniquidades sociais. A DS tem como uma de suas consequência o acometimento dos transtornos afetivos, como por exemplo: ansiedade e depressão. OBJETIVO: Apresentar a desigualdade social em dois grupos diferentes de idosos e a relação com transtornos afetivos. METODOLOGIA:Avaliaram-se dois grupos, de ambos os sexos e idade entre 60 a 94 anos. Divididos em indivíduos da rede privada (G1) e rede pública (G2). O G1 composto por 85 idosos; o G2 composto por 85. Em primeira instância foi feita a caracterização dos idosos, seguido pela aplicação da Escala de Depressão Geriátrica (GDS-15) e Inventário de Ansiedade Geriátrica (GAI). Para realização desse estudo obteve-se o parecer do Comitê de Ética (parecer nº 1.904.3180). RESULTADOS E DISCUSSÃO: No grupo G1 100% possuem alta escolaridade enquanto no G2 apenas 19% possuem escolaridade. Quanto ao arranjo familiar os idosos do G1 188 indivíduos se dividem em 80 residências e apresentou uma média por habitação de 4,13 salários mínimos, enquanto o G2, compreendido por 257 indivíduos que se dividem em 84 residências apresentam 1,73 salários mínimos. Com relação as variáveis consideradas positivas em relação a depressão apresentaram os seguintes resultados χ² como alta escolaridade (χ² = 0,000), alta renda (χ² = 0,002) e residir com cônjuge/familiar (χ² = 0,089) e em a ansiedade obteve-se os seguintes resultados: alta escolaridade (χ² = 0,000), alta renda (χ² = 0,011) e residir com cônjuge/familiar (χ² = 0,011) todos os resultados apresentam significância estatisticamente. No que refere-se ao acometimento dos transtornos afetivos a prevalência diante dos testes utilizados houve uma maior incidência no G2 com 48,84% no GDS-15 e 47,67% no GAI. Visto que esse é o primeiro estudo Alagoano que trata diretamente da desigualdade social entre a população idosa, observa-se que os fatores sociais diante dos resultados apresentados são determinantes para o desencadeamento dos transtornos afetivos. Além disso, nota-se uma feminilização da velhice, assim como, a prevalência desses transtornos entre os indivíduos menos favorecidos e principalmente do sexo feminino. Esses resultados não se divergem de outros estudos realizados com os mesmos objetivos. CONCLUSÃO: O fator socioeconômico detém grande influência sobre os transtornos afetivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iago Moura Aguiar, Graduando em Medicina pelo Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL

MAXIMIANO-BARRETO, Madson Alan et al. POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DA PESSOA IDOSA vis-à-vis QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES PORTADORES DE PARKINSON. Interfaces Científicas-Saúde e Ambiente, v. 6, n. 1, p. 95-104, 2017.


BARRETO, Madson Alan Maximiano et al. QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E IMPACTOS NA QUALIDADE DE VIDA: UM ESTUDO COM IDOSOS DA COMUNIDADE SANTO ONOFRE EM MACEIÓ-AL. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT-ALAGOAS, v. 4, n. 1, p. 47, 2017.

Madson Alan Maximiano-Barreto, Mestrando em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar; Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL

BARRETO, Madson Alan Maximiano et al. ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO E A ATUAÇÃO DO PSICOLOGO NA UNIDADE BASICA DE SAÚDE-UBS. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT-ALAGOAS, v. 3, n. 3, p. 227, 2017.

BARRETO, Madson Alan Maximiano et al. QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E IMPACTOS NA QUALIDADE DE VIDA: UM ESTUDO COM IDOSOS DA COMUNIDADE SANTO ONOFRE EM MACEIÓ-AL. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT-ALAGOAS, v. 4, n. 1, p. 47, 2017.

MAXIMIANO-BARRETO, Madson Alan et al. POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DA PESSOA IDOSA vis-à-vis QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES PORTADORES DE PARKINSON. Interfaces Científicas-Saúde e Ambiente, v. 6, n. 1, p. 95-104, 2017.


BARRETO, Madson Alan Maximiano et al. AS CONSEQUÊNCIAS DA DIMINUIÇÃO DE DOPAMINA PRODUZIDA NA SUBSTÂNCIA NIGRA: UMA BREVE REFLEXÃO. Interfaces Científicas-Saúde e Ambiente, v. 4, n. 1, p. 83-90, 2015.

André Fernando de Oliveira Fermoseli, Doutor em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo – USP e Professor Doutor do curso de Psicologia do Centro Universitário Tiradentes, Maceió/AL.

BARRETO, Madson Alan Maximiano et al. QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E IMPACTOS NA QUALIDADE DE VIDA: UM ESTUDO COM IDOSOS DA COMUNIDADE SANTO ONOFRE EM MACEIÓ-AL. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT-ALAGOAS, v. 4, n. 1, p. 47, 2017.

MAXIMIANO-BARRETO, Madson Alan et al. POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DA PESSOA IDOSA vis-à-vis QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES PORTADORES DE PARKINSON. Interfaces Científicas-Saúde e Ambiente, v. 6, n. 1, p. 95-104, 2017.


BARRETO, Madson Alan Maximiano et al. AS CONSEQUÊNCIAS DA DIMINUIÇÃO DE DOPAMINA PRODUZIDA NA SUBSTÂNCIA NIGRA: UMA BREVE REFLEXÃO. Interfaces Científicas-Saúde e Ambiente, v. 4, n. 1, p. 83-90, 2015.  SANTOS, Yrlan Henrique dos Santos Costa et al. ANÁLISE DO COMPORTAMENTO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT-ALAGOAS, v. 2, n. 1, p. 213-226, 2014.


MONTEIRO, Daniel Henrique Machado; DE OLIVEIRA FERMOSELI, André Fernando. MUSICOTERAPIA: CONTRIBUIÇÃO COMO FERRAMENTA TERAPÊUTICA NO AUXILIO A TRATAMENTOS DE PATOLOGIAS ADVERSAS INSERIDAS NO ÂMBITO DA SAÚDE. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT-ALAGOAS, v. 2, n. 2, p. 91-110, 2014.
DE SOUZA, Johseph Paballo Gomes et al. INTERFACE CÉREBRO–MÁQUINA (ICM): DA TRANSDUÇÃO DO ESTÍMULO EXTERNO EM IMPULSO NERVOSO A TRADUÇÃO EM COMANDOS DIGITAIS. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT-ALAGOAS, v. 3, n. 1, p. 139-152, 2015.
DE MELO, Jacyara Farias; DE OLIVEIRA FERMOSELI, André Fernando. TDAH E INSONIA: ASPECTOS NEUROFISIOLÓGICOS E POSSÍVEIS RELAÇÕES. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT-ALAGOAS, v. 4, n. 1, p. 169, 2017.


MARINHO, Rafaella Suruagy Lima et al. A problemática dos resíduos encontrados nas praias urbanas de Maceió/Alagoas e suas consequências ambientais. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT-ALAGOAS, v. 1, n. 1, p. 17-26, 2012.


BEZERRA, André Barbosa et al. FATORES CONTINGENCIAIS DO USO DE DROGAS POR CRIANÇA E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT-ALAGOAS, v. 2, n. 2, p. 199-216, 2014.


GUIMARÃES, Ana Margarida Voss et al. TRANSTORNOS DE ANSIEDADE: UM ESTUDO DE PREVALÊNCIA SOBRE AS FOBIAS ESPECÍFICAS E A IMPORTÂNCIA DA AJUDA PSICOLÓGICA. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT-ALAGOAS, v. 3, n. 1, p. 115-128, 2015.


MENDES, Alane Gleydeanne Palhares et al. A percepção da sociedade a respeito dos Idosos que vivem em abrigos em Maceió. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT-ALAGOAS, v. 4, n. 1, p. 27, 2017.


DA COSTA, Bruna Sampaio Alves; SOBRINHO, James Prado Pinto; DE OLIVEIRA FERMOSELI, André Fernando. UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES TÉCNICAS DE ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL PARA PRIMATAS (CEBUS SP.) EM CATIVEIRO. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT-ALAGOAS, v. 1, n. 3, p. 155-166, 2013.


DE SOUZA, Johseph Paballo Gomes; DE OLIVEIRA FERMOSELI, André Fernando. Hackeando a aprendizagem: reflexões sobre possibilidades na neurociência. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT-ALAGOAS, v. 3, n. 2, p. 191-208, 2016.


DE CARVALHO, Denise de Paula Lourenço; RABELO, Iana Dorta Moura; DE OLIVEIRA FERMOSELI, André Fernando. EMOÇÃO E RESILIÊNCIA: UMA COMPREENÇÃO NEUROFISIOLÓGICA COM VISTA AO PROCESSO PSICOTERÁPICO. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT-ALAGOAS, v. 4, n. 1, p. 13, 2017.


DE OLIVEIRA FERMOSELI, André Fernando et al. Caracterização comportamental de alunos em escolas de Maceió: comparação entre as percepções de pais e professores. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT-ALAGOAS, v. 1, n. 2, p. 145-164, 2013.

DA SILVA ALMEIDA, Rodrigo et al. INVESTIGAÇÃO DA SATISFAÇÃO CORPORAL EM ACADÊMICOS DA UNIT. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT-ALAGOAS, v. 2, n. 3, p. 113-130, 2015.

DOS SANTOS JÚNIOR, Jorge Alves et al. RELAÇÃO ENTRE TRAÇOS DE PERSONALIDADE E ANSIEDADE EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. Interfaces Científicas-Saúde e Ambiente, v. 4, n. 3, p. 51-62, 2016.

SANTOS, Josicleide Silva et al. A RELAÇÃO DA NEUROFISIOLOGIA DO TRANSTORNO DA ANSIEDADE COM A NEUROFISIOLOGIA DO TABACO. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT-ALAGOAS, v. 4, n. 1, p. 51, 2017.

FERMOSELI, André. Expediente. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT-ALAGOAS, v. 2, n. 2, 2014.

FERMOSELI, André Fernando de Oliveira; HIRANO, Zelinda Maria Braga; SANTOS, Wagner Ferreira dos. Extra group copulation in Alouatta caraya (Primates, Atelidae) living on an island of urban forest from southeast São Paulo, Brazil. Revista de Etologia, v. 12, n. 1-2, p. 12-17, 2013.

Referências

Referência/References:

IAMAMOTO, M. V. O Brasil das desigualdades:“questão social”, trabalho e relações sociais. SER social, v. 15, n. 33, 2013. p. 261-384.

MUNTANER, C. et al. Social stratification, social closure, and social class as determinants of mental health disparities. In: Handbook of the sociology of mental health. Springer Netherlands, 2013. p. 205-227.

PRINS, S. J. et al. Anxious? Depressed? You might be suffering from capitalism: contradictory class locations and the prevalence of depression and anxiety in the USA. Sociology of health & illness, v. 37, n. 8, 2015. p. 1352-1372.

SILVA, D. F.; DE SANTANA SANTANA, P. R. Transtornos mentais e pobreza no Brasil: uma revisão sistemática. Tempus Actas de Saúde Coletiva, v. 6, n. 4, 2012. p. 175-185.

Downloads

Publicado

2020-08-13

Como Citar

Aguiar, I. M., Martins, K. C., Maximiano-Barreto, M. A., & Fermoseli, A. F. de O. (2020). DESIGUALDADE SOCIAL E TRANSTORNOS AFETIVOS EM IDOSOS ATENDIDOS NA REDE DE SAÚDE PÚBLICA E PRIVADA DE MACEIÓ/AL. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (5). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/8263

Edição

Seção

PROBIC E PIBIC