PREPAROS MINIMAMENTE INVASIVOS: RELATO DE CASO

Autores

  • flávia souza do nascimento Centro Universitário Tirandentes

Resumo

O desenvolvimento e aprimoramento dos materiais odontológicos e o interesse crescente pela odontologia estética aumentaram significativamente o uso de materiais cerâmicos para restaurações indiretas. Algumas estratégias reabilitadoras para restabelecer a forma dos dentes surgiram com a intenção de se obter um tratamento mais conservador. As cerâmicas odontológicas são uma ótima alternativa ao tratamento restaurador e está associada a alta biocompatibilidade com os tecidos dentais, adequada estabilidade de cor, alta resistência a abrasão, excelente propriedade óptica.Com a evolução dos laminados cerâmicos, os cirurgiões-dentistas passaram a aderir preparos muito mais conservadores, com um mínimo desgaste realizado, ou em muitos casos o não-preparo. As facetas finas são realizadas com espessura entre 0,3mm e 0,5mm, mais conhecidas como lentes de contato dentais. Os laminados conseguiram unir a condição conservadora de seus preparos com a sua capacidade de resistênciaeprincipalmente uma estética inigualável, chegando assim na tendência atual, onde a transformação realizada em um sorriso deve haver um mínimo desgaste de estrutura dental sadia. As lentes de contato chamam atenção por serem laminados ultrafinos e excelentes para restabelecer a forma, o mau posicionamento dos dentes e o fechamento de diastemas. Devemos salientar que para ter sucesso no tratamento com laminados cerâmicos temos que dar grande importância aos tecidos periodontais, pois sem a saúde de seus tecidos o tratamento pode ser um fracasso, podendo ocasionar inflamação gengival, consequentemente formação de bolsa periodontal, seguido de uma reabsorção óssea. Outros fatores importantes para definir o sucesso e a longevidade dos laminados são: correta seleção do caso, utilização da cerâmica como material restaurador, preparo em esmalte seguindo técnica de desgaste, isolamento do campo, cimentação com utilização de cimento teste e manutenção periódica das restaurações.Preparos minimamente invasivos seguido de uma padronização de desgaste adequada proporciona uma melhor adaptação a peça, um resultado satisfatório ao paciente e uma maior conservação de estrutura dental na utilização dos laminados. As cerâmicas promovem excelentes resultados estéticos, sendo que o conhecimento da técnica operatória, dos materiais restauradores, assim como a realização dos passos de modo cuidadoso, torna o procedimento clínico mais previsível, levando a resultados melhores e com maior longevidade. Sendo assim, a satisfação e a naturalidade de um sorriso almejado pelo paciente são atendidas em seu tratamento. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo apresentar um relato de caso clínico, descrevendo e discutindo as etapas clínicas para a confecção de laminados cerâmicos, por meio de preparos minimamente invasivos, demostrando os fatores que podem intervir na longevidade e no sucesso do tratamento clínico restaurador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMOROSO, A.P et al. Cerâmicas Odontológicas: propriedades, indicações e considerações clínicas. Revista Odontológica de Araçatuba, v.33, n.2, p. 19-25, Julho/Dezembro, 2012.

CORREIA, A.M.O. et al. Laminados cerâmicos minimamente invasivos: relato de caso clínico. Clínica - International Journal of Brazilian Dentistry, Florianópolis, v.12, n.4, p. 356-363, out./dez. 2016.

GONZALEZ, M.R. et al. Falhas em restaurações com facetas laminadas: uma revisão de literatura de 20 anos. Rev. bras. odontol., Rio de Janeiro, v. 68, n. 2, p. 238-43, jul./dez. 2011.

MELO, A.; CLAVIJO, V. A influência da técnica “No-Prep” sobre o contorno cervical das “lentes de contato” dentais. Clínica - International Journal of Brazilian Dentistry, Florianópolis, v.12, n.1, p. 22-34, jan./mar. 2016.

OKIDA, R.C. et al. Lentes de contato: restaurações minimamente invasivas na solução de problemas estéticos. Revista Odontológica de Araçatuba, v.37, n.1, p. 53-59, Janeiro/Abril, 2016.

SOARES, P.V. et al. Reabilitação Estética do Sorriso com Facetas Cerâmicas Reforçadas por Dissilicato de Lítio. Rev. Odontol. Bras. Central, 2012.

Downloads

Publicado

2020-08-13

Como Citar

do nascimento, flávia souza. (2020). PREPAROS MINIMAMENTE INVASIVOS: RELATO DE CASO. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (5). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/8257

Edição

Seção

Disciplinas de Práticas de Pesquisa, Práticas Extensionistas e IESC