PREPAROS MINIMAMENTE INVASIVOS: RELATO DE CASO
Resumo
O desenvolvimento e aprimoramento dos materiais odontológicos e o interesse crescente pela odontologia estética aumentaram significativamente o uso de materiais cerâmicos para restaurações indiretas. Algumas estratégias reabilitadoras para restabelecer a forma dos dentes surgiram com a intenção de se obter um tratamento mais conservador. As cerâmicas odontológicas são uma ótima alternativa ao tratamento restaurador e está associada a alta biocompatibilidade com os tecidos dentais, adequada estabilidade de cor, alta resistência a abrasão, excelente propriedade óptica.Com a evolução dos laminados cerâmicos, os cirurgiões-dentistas passaram a aderir preparos muito mais conservadores, com um mínimo desgaste realizado, ou em muitos casos o não-preparo. As facetas finas são realizadas com espessura entre 0,3mm e 0,5mm, mais conhecidas como lentes de contato dentais. Os laminados conseguiram unir a condição conservadora de seus preparos com a sua capacidade de resistênciaeprincipalmente uma estética inigualável, chegando assim na tendência atual, onde a transformação realizada em um sorriso deve haver um mínimo desgaste de estrutura dental sadia. As lentes de contato chamam atenção por serem laminados ultrafinos e excelentes para restabelecer a forma, o mau posicionamento dos dentes e o fechamento de diastemas. Devemos salientar que para ter sucesso no tratamento com laminados cerâmicos temos que dar grande importância aos tecidos periodontais, pois sem a saúde de seus tecidos o tratamento pode ser um fracasso, podendo ocasionar inflamação gengival, consequentemente formação de bolsa periodontal, seguido de uma reabsorção óssea. Outros fatores importantes para definir o sucesso e a longevidade dos laminados são: correta seleção do caso, utilização da cerâmica como material restaurador, preparo em esmalte seguindo técnica de desgaste, isolamento do campo, cimentação com utilização de cimento teste e manutenção periódica das restaurações.Preparos minimamente invasivos seguido de uma padronização de desgaste adequada proporciona uma melhor adaptação a peça, um resultado satisfatório ao paciente e uma maior conservação de estrutura dental na utilização dos laminados. As cerâmicas promovem excelentes resultados estéticos, sendo que o conhecimento da técnica operatória, dos materiais restauradores, assim como a realização dos passos de modo cuidadoso, torna o procedimento clínico mais previsível, levando a resultados melhores e com maior longevidade. Sendo assim, a satisfação e a naturalidade de um sorriso almejado pelo paciente são atendidas em seu tratamento. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo apresentar um relato de caso clínico, descrevendo e discutindo as etapas clínicas para a confecção de laminados cerâmicos, por meio de preparos minimamente invasivos, demostrando os fatores que podem intervir na longevidade e no sucesso do tratamento clínico restaurador.
Downloads
Referências
AMOROSO, A.P et al. Cerâmicas Odontológicas: propriedades, indicações e considerações clínicas. Revista Odontológica de Araçatuba, v.33, n.2, p. 19-25, Julho/Dezembro, 2012.
CORREIA, A.M.O. et al. Laminados cerâmicos minimamente invasivos: relato de caso clínico. Clínica - International Journal of Brazilian Dentistry, Florianópolis, v.12, n.4, p. 356-363, out./dez. 2016.
GONZALEZ, M.R. et al. Falhas em restaurações com facetas laminadas: uma revisão de literatura de 20 anos. Rev. bras. odontol., Rio de Janeiro, v. 68, n. 2, p. 238-43, jul./dez. 2011.
MELO, A.; CLAVIJO, V. A influência da técnica “No-Prep” sobre o contorno cervical das “lentes de contato” dentais. Clínica - International Journal of Brazilian Dentistry, Florianópolis, v.12, n.1, p. 22-34, jan./mar. 2016.
OKIDA, R.C. et al. Lentes de contato: restaurações minimamente invasivas na solução de problemas estéticos. Revista Odontológica de Araçatuba, v.37, n.1, p. 53-59, Janeiro/Abril, 2016.
SOARES, P.V. et al. Reabilitação Estética do Sorriso com Facetas Cerâmicas Reforçadas por Dissilicato de Lítio. Rev. Odontol. Bras. Central, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Semana de Pesquisa do Centro Universitário Tiradentes - SEMPESq - Alagoas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a Sempesq. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.