DIAGNÓSTICOS DAS FORMAS URBANÍSTICAS RELACIONADAS A HISTÓRIA DA CATEDRAL METROPOLITANA DE MACEIÓ/AL

Autores

Palavras-chave:

cidade, politica, igreja

Resumo

O crescimento acelerado da cidade é um dos fatores que preocupam as sociedades brasileiras e o mundo porque a crescente população mundial continua concentrada em áreas urbanas ao mesmo tempo em que a memória espacial declina com a memória, correndo o risco de esquecimento dos principais padrões e processos. Centralidade de equipamento, uso de solos e as dinâmicas das atividades humanas nas cidades são memórias do lugar. Todavia, a complexidade urbana acarreta ciclos viciosos insustentáveis sobre a perenidade da memória coletiva da cidade. O objetivo geral dessa investigação teve como foco compreender a abrangência das influências estruturais do monumento da Catedral sobre a configuração espacial da cidade de Maceió. Especificamente, a forma da cidade, tal como, os padrões urbanísticos legíveis, os componentes estruturais da paisagem físicos que são elementos determinantes da forma e função do solo e o conhecimento histórico pelas informações urbanísticas ligadas a área da Catedral. Questiona-se o meio físico característico sobre a influência em que nível a força urbanística a partir da igreja ainda se dar no atual centro urbano. A metodologia seguiu um cronograma de atividade previamente estabelecida de consultas bibliográficas sobre a história de Alagoas em sua correlação com a expansão urbanística do centro onde a Catedral Metropolitana de Maceió/AL esta localizada. O foco central da arquitetura urbana associada a igreja consiste nos padrões e processos do uso do solo vinculados à transformação da cidade. A estrutura da paisagem e seus elementos locacionais são dimensões físicas importantes porque guardam o dialogo do poder estrutural que atravessa os aspectos econômicos e culturais em diferentes épocas. No sentido mais amplo, a infraestrutura religiosa é um conjunto de ordem espacial relacionada a uma hierarquia funcional da igreja ligada a: assembleia, lazer, praça, praias, ferrovia, paróquia, casas residências entre outras edificações. As condições locacionais e histórica da configuração urbanística são vinculadas ao uso e ocupação do solo, portanto, consolidado o surgimento de bairros cada vez mais afastada do centro. O nível de correlação do espaço construído esta diretamente relacionada à centralidade e a tipologia do uso urbano. Desde a Paróquia criada quando a cidade era Villa de Maceió, com seus limites geográficos bem definidos, a igreja contribuiu na zona central considerada a parte principal urbanística de cerca de quinhentos e cinquenta e quatro quilômetros quadrados, que paulatinamente tornou-se agrupamento urbano, concentrando os prédios e praças completamente diferentes. O crescimento populacional da cidade também provocou a modernização da Igreja, que proporcionasse estruturalmente a multiplicação dos devotos. O Centro da cidade ainda é um campo de interesse para o estabelecimento de outros equipamentos urbanos.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADELMO, M.. Carta de Renuncia da Paróquia de Maceió, da Catedral. Maceió (Arquivo da Arquidiocese de Maceió), De 05 de setembro de 1967.

ATAS DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE ALAGOAS (IHGAL), pesquisados no local de estudo, 14 Julho de 2017.

BADIRU, A. I.. A Avaliação da Configuração Urbana e suas interfaces na região litorânea do estado de Sergipe: Contribuições para Políticas Públicas. Relatório de pesquisa Pós-Doutorado CAPES/PNPD/UFS-2010. 2012.

BADIRU, A. I.. Análises estruturais e ambientais do Rodoanel na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) – Contribuições para as políticas públicas. Relatório de pesquisa Pós-Doutorado, IPEN, FAPESP, 2010.

COSTA, J. C.. História das Alagôas:(resumo didático). Comp. Melhoramentos, 1940.

COSTA, C.. Maceió. Maceió: Sergasa, 1981.

COSTA, C.. Alagoas em 1931. Maceió, 1932. Disponivel em: <http://www.historiadealagoas.com.br/wp-content/uploads/2017/02/Alagoas-em-1931-menor.pdf>. Consultado em: 12 de agosto de 2017.

CORRÊA, Roberto Lobato ET. al. O espaço urbano. São Paulo: Ática, 1989.

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS E CULTURA, MACEIÓ. Levantamento Preliminar Monumentos Históricos e Artísticos. Maceió.

REVISTA DO HINSTITUTO ARCHEOLOGIO E GEOGRAFICO ALAGOANO. Maceió, Alagoas vol. XVI, 1932, anno 59.

DE MEDEIROS, Ana Paula G.. Igreja e religiosidade na urbanização de cidades coloniais nas Américas, nos séculos XVI a XVIII. Revista Urutágua, n. 21, 2010 p. 57-71.

ESPÍNDOLA, Doutor Thomaz do Bom-Fim. GEOGRAPHIA ALAGOANA. Maceió. 1871. 130-131 p.

FRIDMAN, F.; MACEDO, V.. A ordem urbana religiosa no Rio de Janeiro colonial. URBANA, v. 1, n. 1, 2013.

REIS FILHO, Nestor Goulart Nestor Goulart Reis et al. Quadro da arquitetura no Brasil. 1978.

REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE ALAGOAS. Maceió, v. 38, 1982-1983.

REVISTA DO INSTITUTO ARCHEOLOGIO E GEOGRAFICO ALAGOANO. Maceió: Typ do Jornal das Alagoas, nº 4, junho/1874.

RECIFE, Pernambuco. Oficio nº 083.75. D, de 14 de maio de 1975. Lex: Obras na Catedral de Maceió, 1975.

RECIFE, Pernambuco. Oficio nº 208.75.D, de 11 de setembro de 1975. Lex: Obras na Catedral de Nossa Senhora dos Prazeres. Maceió, 1975.

MACEIÓ, Alagoas. Decreto nº 85£2, de 16 de julho de 1941. Lex: Código do Direito Canônico. Maceió, 1941.

MACEIÓ, ALAGOAS. Requerimento da Assembleia Legislativa Estadual nº 1305/65, de 13 de outubro de 1965. Necessita ser oficialmente reconhecida pelo Sumo Pontífice a fim de ser canonicamente reclamada Padroeira de Maceió, 1965.

LAGES, Solange Berard; DANTAS, Carmen Lúcia Tavares Almeida; DANTAS, José Abílio; CHALITA, Pierre. Alagoas: roteiro cultural e turístico. Maceió, AL: [s.n.], 1979.

Downloads

Publicado

2020-08-13

Como Citar

Lourenço Tenório Cavalcante, A. K. (2020). DIAGNÓSTICOS DAS FORMAS URBANÍSTICAS RELACIONADAS A HISTÓRIA DA CATEDRAL METROPOLITANA DE MACEIÓ/AL. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (5). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/8243

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas