UTILIZAÇÃO DE BANCO DE DADOS PÚBLICO PARA REVELAR INDICADORES DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: FOMENTADORES DE DESENVOLVIMENTO PAÍS.

Autores

  • Hyngrid Assíria Amorim Costa Centro Universitário Tiradentes
  • Daniela do Carmo Kabengele Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

Banco de Dados, Indicadores, Patentes.

Resumo

Hyngrid Assíria Amorim Costa1 (PROBIC/UNIT-AL), e-mail: hyngrid_assiria@hotmail.com;

Daniela do Carmo Kabengele 1 (Orientador), e-mail: daniela_carmo@al.unit.br

Centro Universitário Tiradentes¹/Biomedicina/Alagoas, AL.

Ciência, Tecnologia e Inovação estão em íntima ligação com as condições de desenvolvimento de um país. Oliveira e Avellar (2009) relatam que, nos países em desenvolvimento, como o Brasil, os fluxos de informações no interior dos sistemas nacionais de inovação são fragmentados e, em alguns casos, faltam interações entre a ciência e as empresas. Assim, este trabalho tem como objetivo utilizar banco de dados públicos para construir indicadores que venham a propiciar a detecção e o acompanhamento da inovação e do crescimento econômico do país. Aplicou-se metadados, através de buscas em sites gratuitos e públicos. Segundo Mori e Carvalho (2004), a finalidade principal dos metadados é documentar e organizar, de forma estruturada, os dados das organizações. Para esse fim, foram criada tabulações referentes a todas as universidades do nordeste brasileiro, que apresentaram informações como: nome das instituições de ensino superior; endereço; município; unidade federativa; organização; tipo de credenciamento; categoria; coeficiente institucional; índice geral do curso; CNPJ; número de patentes,. Para computar as informações das universidades, utilizou-se o Sistema de Regulação do Ensino Superior (E-MEC). No que se refere às patentes, foi empregado buscas no sistema de Pesquisa de Propriedade Industrial do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (pePi-INPI). O recorte temporal dentro do qual foi realizada a pesquisa foi de 1994 a2017, que corresponde à primeira e à última patente depositada pelas universidades do nordeste. Os resultados mostram que a maioria dos registros feitos junto ao INPI tem por titulares instituições de ensino público. De acordo com número de patentes depositadas no INPI por estado do nordeste brasileiro entre 1994 e 2017, pode-se perceber que Pernambuco, Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte, lideram o ranking de depósitos. Estados como Alagoas, Piauí e Maranhão apresentam os piores resultados em relação aos demais estados. Em comparativo aos indicadores sociais e econômicos, pode-se inferir que a relação entre Ciência, Inovação e Tecnologia é diretamente proporcional aos indicadores relatados. A conclusão é de que,dentre os principais fatores que viabilizaram os registros, destacam-se a política de inovação divulgada pelos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e implementação de legislações (1996; 2016) que passaram a nortear a inovação no país e as condições socioeconômicas de cada estado, fatores que impactaram no crescimento de patentes depositadas no nordeste. Revelar indicadores que apontem para inovação e o crescimento econômico, através dos depósitos de patentes, permite não apenas o entendimento acerca do crescimento e aprimoramento de tecnologias como também uma melhor compreensão da cultura de inovação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

MORI, A.; CARVALHO, C. L. Metadados no Contexto da Web Semântica.Technical Report, Relatório Técnico, Nov. 2004.

OLIVEIRA, F. C. B.; AVELLAR, A. P. M. Análise do desenvolvimento tecnológico de Brasil, Rússia, Índia e China (BRIC): mapeamento dos indicadores de ciência tecnologia e inovação. Horizonte Científico, vol. 3,nº 1, dez., 2009. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4384/3215>. Acessado em :08/01/2017.

Downloads

Publicado

2020-08-13

Como Citar

Amorim Costa, H. A., & Kabengele, D. do C. (2020). UTILIZAÇÃO DE BANCO DE DADOS PÚBLICO PARA REVELAR INDICADORES DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: FOMENTADORES DE DESENVOLVIMENTO PAÍS. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (5). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/8234

Edição

Seção

PROBIC E PIBIC