A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS DESNUTRIDAS
Palavras-chave:
Atividades Lúdicas, Crianças, Educação NutricionalResumo
Introdução: A educação nutricional é considerada uma importante aliada nas ações que favorecem a qualidade de vida das crianças, pois à medida quecrescem, elas adquirem conhecimento e assimilam conceitos. Os primeiros anos de vida são ideais para fornecer informação nutricional e promover atitudes positivas sobre todos os alimentos, pois os hábitos, as preferências e as aversões alimentares são estabelecidos na infância e prosseguem até a fase adulta. Um dos possíveis mediadores do processo ensino aprendizagem seria a atividade lúdica, figurando-se como método alternativo que auxilia no processo de desenvolvimento da linguagem, da cognição e de comportamento de autoajuda, ou seja, descrição do tamanho, forma, cor, escolha, auxílio na preparação e paladar.O uso de atividades lúdicas como estratégias para a construção do conhecimento arregimenta uma nova postura existencial, cujo paradigma é um novo sistema de aprender brincando. Sabendo que com essa forma de aprendizagem as crianças estão cada vez mais atentas e curiosas na busca de novas vivências e experiências. Objetivo:Implementar métodos lúdicos para promover práticas de educação nutricional em crianças desnutridas matriculadas em um Centro de Recuperação e Educação Nutricional(CREN).Metodologia: As atividades foram realizadas no Centro de recuperação e Educação Nutricional, localizado na cidade de Maceió-AL. Participaram das atividades dezenove crianças de ambos os sexos na faixa etária de cinco a seis anos, matriculadas no segundo período escolar da instituição. Os encontros ocorreram duas vezes por semana, com duração de aproximadamente quarenta e cinco minutos, entre abril e julho de 2017, totalizando quatro meses. As oficinas foram realizadas semanalmente dando enfoque aos seguintes grupos alimentares e nutrientes (legumes, leguminosas, frutas, grãos, cereais, macronutrientes e micronutrientes). O método avaliativo foi feito através da frequência de erros e acertos antes e após a aplicação da atividade lúdica.Resultadose Discussão: Os achados do presente estudo demonstraram que a intervenção lúdica contribuiu de maneira positiva no aprendizado das crianças, pois após sua aplicação foi observado melhoria no entendimento e compreensão das crianças quando comparados os resultados iniciais e finais das atividades. Assim como relatado no trabalho deBenetti et, al. (2008), onde ele destaca o aumento progressivo de interesse pelos assuntos de alimentação e nutrição entre as crianças, após a realização dos trabalhos de educação nutricional. Conclusão:Conclui-se que a realização de atividades de cunho lúdico para crianças na fase pré-escolar resulta na formação de novos conhecimentos sobre nutrição e alimentação, influenciando positivamente na construção e manutenção de hábitos alimentares saudáveis.Downloads
Referências
ANTUNES C. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 2a ed. Petrópolis: Vozes; 2000.
BENETTI, F.; BARBERINI, A. Educação Nutricional para Pré-Escolares em uma escola de Ensino Fundamental da Região Norte do Rio Grande do Sul, Revista Perspectiva, v.32, n.117, p.105-114, 2008.
MONTEIRO, C.A.; CONDE, W.L. Tendência secular da desnutrição e da obesidade na infância na cidade de São Paulo. Revista de Saúde Pública. São Paulo, SP, v.34, n.6, p.52-61. 2000. / MONTEIRO, C.A .; CONDE, W.L. Secular trend of childhood malnutrition and obesity in the city of São Paulo. Journal of Public Health. São Paulo, SP, v.34, n.6, p.52-61. 2000.
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