TRATAMENTO ACÚSTICO NO QUARTO DA CRIANÇA AUTISTA

Autores

Palavras-chave:

Autismo, Conforto acústico, Sensibilidade auditiva

Resumo

Embora há muitos trabalhos científicos que comprovam a atenção especial devido a hipersensibilidade das crianças do transtorno do espectro autista (TEA), há ainda importância de aprofundar a relação de que o conforto acústico, no ambiente-quarto seja imprescindível para atenuar os transtornos. O autista é caracterizado como uma desorganização no cérebro, possui delimitações auditivas e sensibilidades que causam desconforto. Por isso é importante a identificação dos materiais apropriados capaz de melhorar o conforto acústico num ambiente-quarto utilizado para dormir. Teve-se como objetivo abordar o ruído gerado no ambiente interior de uma habitação residencial, com a finalidade de refletir sobre a qualidade do conforto acústico na utilização do ambiente-quarto. Foi adotado o método hipotético-dedutivo, baseando-se nos efeitos de ruídos externos e internos considerando seus efeitos psicológicos e físicos associadas aos comportamentos indesejáveis. As informações foram obtidas por meios de pesquisa bibliográfica de fontes secundárias através de livros e artigos científicos. A abordagem qualitativa, sem procedimentos dedutivos, por conta da complexidade do caso como análise de comportamentos e atitudes do autista. Os materiais utilizados para atenuar ruídos como lã de rocha, lã de vidro, espumas acústicas, tintas acústicas, drywall, um elemento decorativo como o revestimento baux, são bons indicadores para barrar as ondas sonoras e podem ser usados de diversas maneiras dentro de um ambiente. Teve-se uma breve perspectiva sensorial do autista, para compreender como funciona os estímulos auditivos. Alguns estímulos são estressantes, causam medo e ansiedade, outros proporcionam prazer e satisfação. Resultado mostra que os autistas respondem à estímulos sensoriais diferentes, ocorrem reações estranhas em relação aos sons, toque, cheiros, estímulos visuais, e paladar. Mostra a importância do conforto acústico na habitação, para tranquilidade na moradia, e como os ruídos afetam o desconforto na pessoa autista, necessitando de uma acústica para diminuir os níveis sonoros. Informa quais os elementos que ajudam a criar barreiras sonoras, para obter conforto acústico no ambiente-quarto. Diferente do conforto lumínico e térmico, o acústico ambiental requer a aplicação específica de materiais apropriados para prover conforto, tranquilidade e maior adequação entre o ambiente e o usuário. Recomenda-se melhor qualificação de materiais acústicos não somente para isolamento acústico, mas também, para integrar agradabilidade por sensações e impressões no ambiente, para atenuar a possibilidade de haver estresse físico ou psicológico de forma mais compreensiva. Converge-se a discussão daquilo que é necessário e receptivo em um ambiente agradável e confortável para as atividades feitas e para o descanso. Sugere-se um ambiente “empobrecido” de estímulos visuais para não prender a atenção e sim que o autista esteja condicionado para suas atividades esperadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcella Duque, UNIT - Centro Universitário Tiradentes

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Tiradentes - UNIT. Membro do Grupo de estudos Urbanos e Ambientais - GeUA.

Referências

ACÚSTICA. Espuma acústica. Disponível em:

<http://www.acustica.ind.br/Espuma%20acustica.htm>. Acesso em: 31.mar.2017.

BAUX. Revestimento BAUX. Disponível em: < http://www.baux.se/wpcontent/uploads/2014/02/BAUX-2015-Collection.pdf>. Acesso em: 31.mar.2017.

CAMINHA, Roberta Costa. Autismo: um transtorno de natureza sensorial? 2008. 71 p. Dissertação (Mestrado em Psicologia) –Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

CATAI, Rodrigo; PENTEADO, André; DALBELLO, Paula. Materiais, técnicas e processos para isolamento acústico. 2006. Disponível em: <http://www.ceap.br/material/MAT12032009181855.pdf>. Acesso em: 31.mai.2017.

GLOBALPLAC. Drywall com lã de vidro. Disponível em: <http://www.globalplac.com.br/noticias/como-e-a-parede-drywall/>. Acesso em: 30.mar.2017.

GREVEN, Hélio; FAGUNDES, Hilton; EINSFELDT, Alan. ABC do Conforto Acústico. 2º edição - UF, 2006.

GURGEL, Miriam. Projetando espaços: guia de arquitetura de interiores para áreas residenciais. - 7º Ed.- São Paulo: Editora Senac São Paulo,2013.

IMAI, César. O sonho da moradia no projeto: o uso da maquete arquitetônica na simulação da habitação social/César Imai. - Maringá: Eduem, 2010.

ISOVER. Manta de lã de vidro. Disponível em: <http://www.isover.com.br/construcao-civil/painel-acustico-parede/sonare>. Acesso em: 30.mar.2017.

LAMOUNIER, Mônica Mesquita. Critérios para seleção de materiais acústicos utilizados em recintos fechados para diferentes tipologias. 2008, 83 p. Dissertação (Mestrado) - Engenharia de Materiais - REDEMAT, Ouro Preto, 2008.

MAIO, Daniela Jacinta Dolgner. Desenvolvimento de “tinta” com pó de cortiça com desempenho acústico optimizado. 2010. 111 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) -Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, PortoPortugal, 2010.

REFRATIL. Vermiculita em pó e em bloco. Disponível em: <http://www.refratil.com.br/produto/vermiculita-expandida>. Acesso em: 30.mar.2017.

SCHMID, Aloísio Leoni. A idéia de conforto: reflexões sobre o ambiente construído/Aloísio Leoni. - Curitiba: Pacto Ambiental, 2005.

SOLUÇÕES INDÚSTRIAIS. Manta de lã de rocha com tela metálica. Disponível em: <http://www.solucoesindustriais.com.br/empresa/construcao/isomil/produtos/construc ao/manta-de-la-de-rocha>. Acesso em: 30.mar.2017.

SOUZA, Léa Cristina Lucas de. Bê-á-bá da acústica arquitetônica: ouvindo a Arquitetura / Léa Cristina de Souza, Manuela Guedes de Almeida, Luís Bragança - São Carlos: EdUFSCar, 2012.

SOUZA, Pedro Miguel Lopes de. SANTOS, Isabel Margarida Silva Costa dos. Caracterização da síndrome autista. 2005. Disponível em: <http://atividadeparaeducacaoespecial.com/wp- content/uploads/2014/07/ AUTISMOCARACTERIZA%C3%87%C3%83O-DA-SINDROME.pdf>. Acesso em: 29.mar.2017.

Downloads

Publicado

2020-08-13

Como Citar

Duque, M. (2020). TRATAMENTO ACÚSTICO NO QUARTO DA CRIANÇA AUTISTA. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (5). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/8190

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas