A IMPORTÂNCIA DO PROJETO SALVE UMA VIDA COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Autores

  • Karine Nascimento Chaves Centro Universitário Tiradentes
  • Rosana Duarte Luz Centro Universitário Tiradentes
  • Lara Carvalho de Almeida Vanderley Centro Universitário Tiradentes
  • Lorena Barros dos Santos Mariz Costa Centro Universitário Tiradentes
  • Caroline Montenegro Silva Centro Universitário Cesmac
  • Rafael Martins da Cunha Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

primeiros socorros, extensão, comunidade.

Resumo

INTRODUÇÃO: O projeto Salve uma Vida é uma ação de responsabilidade social da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), que tem como função capacitar a população em geral (não médicos) a reconhecer os sinais de parada cardiorrespiratória, saber como acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), realizar as manobras de reanimação cardiopulmonar de forma adequada, e saber como proceder em casos de obstrução das vias aéreas em crianças e adultos. OBJETIVO: Descrever a importância do Salve uma Vida para a comunidade leiga e relatar a experiência vivenciada por acadêmicos de medicina que participaram deste projeto. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência sobre o projeto Salve uma Vida da SBA, vivenciado por estudantes de medicina do Centro Universitário Tiradentes. DISCUSSÃO: Os primeiros socorros são estratégias de emergência, que devem ser aplicadas a vítimas de acidentes, mal súbito ou em perigo de morte, com o intuito de manter os sinais vitais, procurando evitar o agravamento do quadro no qual a pessoa se encontra, e para isso requer que a população esteja minimamente orientada para saber como lidar nessas situações. O treinamento em primeiros socorros é recomendado mundialmente a toda a população leiga, uma vez que as situações de emergência acontecem nos mais variados ambientes, como os domésticos, ou em locais com grande circulação de pessoas. Além disso, estudos mostram que as medidas básicas de primeiros socorros podem ser aprendidas e aplicadas por qualquer pessoa presente no local onde ocorreu alguma fatalidade. Dessa forma, o leigo pode ser um personagem fundamental para garantir um atendimento de socorro e interferir diretamente na diminuição da mortalidade e nas sequelas decorrentes do acidente, o que reflete a importância do projeto que possibilitou aos estudantes de medicina adquirirem conhecimento e experiência sobre a prática de primeiros socorros e aprender como realizar o treinamento de pessoas leigas, a fim de criar ainda mais multiplicadores de informação. CONCLUSÃO: Nesse contexto, torna-se claro a importância de projetos como este, que serve como um instrumento necessário para que o produto ensino e extensão esteja articulando entre si e possa ser levado o mais próximo possível das aplicações úteis na sociedade, tendo em vista que a Universidade deve estar presente na formação do cidadão, dentro e fora de seus muros. Soma-se a isso, o fato de ser um projeto de extrema responsabilidade social, com caráter educativo, que busca reduzir as consequências decorrentes da falta de primeiros socorros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL, Ministério da Saúde. Manual de Primeiros Socorros. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2003.

CARVALHO, F. F. Acidentes Infantis: Relatos de Diretores e Professores do Ensino Fundamental e Análise do Material Didático. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

FERNANDES, S. C. de A. As práticas educativas na saúde da família: uma cartografia simbólica. 2010. 253f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.

FIORUC, B. E. et al. Educação em saúde: abordando primeiros socorros em escolas públicas no interior de São Paulo. In. Rev. Eletr. Enf., [Internet]. v.10, n.3, p. 695- 702, 2008.

SENA, S. P. et al. A percepção dos acidentes escolares por educadores do ensino fundamental. Belo Horizonte. Disponível em: Acesso em: 17 jan 2013.

Downloads

Publicado

2020-08-13

Como Citar

Chaves, K. N., Luz, R. D., Vanderley, L. C. de A., Costa, L. B. dos S. M., Silva, C. M., & Cunha, R. M. da. (2020). A IMPORTÂNCIA DO PROJETO SALVE UMA VIDA COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (5). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/8181

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Biológicas