A SEMIÓTICA PELAS LENTES DE SEBASTIÃO SALGADO

Autores

  • Lícia Ferreira Souto Centro Universitário Tiradentes
  • Gabriely Morais Castelo Branco Centro Universitário Tiradentes
  • Sarah Bezerra Santana Centro Universitário Tiradentes
  • Lucas Barbosa Santos Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

Análise, Sebastião Salgado, Semiótica

Resumo

A linguagem é intrínseca ao ser humano, tendo sido fruto da criação cultural do mesmo para comunicar-se verbalmente, através da escrita, desenhos e diversas expressões. Por meio da compreensão dos fundamentos da ciência dos signos e linguagem, então conhecida como Semiótica, ciência geral de todas as linguagens, pretendemos analisar os recursos semióticos presentes na obra do aclamado fotografo brasileiro Sebastião Salgado, conhecido principalmente por capturar os elementos de resistência do ser humano, a opressão e os limites. Salgado debruça-se sobre as adversidades do ser humano em sua essência, voltando-se para a migração, os refugiados, a fome e a religiosidade. Fora escolhida uma fotografia em preto e branco, modelo predominante nos trabalhos de Salgado, acentuados de signos e símbolos provenientes de interpretações. Realizamos uma análise aplicada, qualitativa e descritiva. A peça em estudo a que nos referimos retrata uma mulher cega, africana, de origem tuaregue, povo nômade. Apesar de ser desconhecida a origem da palavra tuaregue, acredita-se que deriva do árabe “abandonados” em alusão as regiões que esses povos habitam, em geral ambientes hostis à ocupação humana, como áreas do deserto do Saara, que não apresentam qualidade de vida. A fotografia examinada exibe a mulher como conteúdo principal da obra, a partir da qual podemos começar a compreende-la como seu objeto simbólico. Por meio dos fundamentos semióticos peircianos, atentamo-nos a destrinchar as particularidades presentes na fotografia, que são também elementos de caráter denunciativos de aspectos sociais. Procuramos evidenciar o funcionamento das cores para o que a obra se propõe, de acordo com a estratégia reflexiva do artista, esclarecendo a manifestação dos caracteres indiciáticos, icônicos e simbólicos propostos pela semiótica aplicada na fotografia em estudo. Afim de ampliar a visão do mundo em que vivemos e das condições sociais, da mesma forma que o fotografo propõe, usamos os preceitos semióticos para representar os signos e significantes na obra, invocando os elementos estéticos visando enfatizar como a composição e a construção da foto se fazem compreensíveis ao observador. Constatado pelos conhecimentos semióticos, propostos pelos principais autores semiólogos, Lucia Santaella e Charles Sanders Peirce, o fotógrafo preserva na imagem uma relação com o real, o que atribui a suas obras uma configuração documental e, desta forma, valor de verdade. Por meio desta análise, evidenciamos os propósitos e sentimentos que a fotografia busca despertar ao ser observada. A dramaticidade da cena capturada, composta por essas características, apresenta um semblante passível de muitas interpretações a respeito da condição da mulher.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lícia Ferreira Souto, Centro Universitário Tiradentes

Ciências Sociais Aplicadas, curso de Comunicação Social - Jornalismo

Gabriely Morais Castelo Branco, Centro Universitário Tiradentes

Ciências Sociais Aplicadas, curso de Comunicação Social - Jornalismo

Sarah Bezerra Santana, Centro Universitário Tiradentes

Ciências Sociais Aplicadas, curso de Comunicação Social - Jornalismo

Lucas Barbosa Santos, Centro Universitário Tiradentes

Ciências Sociais Aplicadas, curso de Comunicação Social - Jornalismo

Referências

GREIMAS, Algirdas Julien. Semiótica do discurso científico. Da modalidade. Tradução de Cidmar T.Pais. São Paulo. DIFEL, 1976.

SANTANELLA, Lúcia. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 2005. Coleção Primeiros Passos.

Downloads

Publicado

2020-08-13

Como Citar

Souto, L. F., Castelo Branco, G. M., Santana, S. B., & Santos, L. B. (2020). A SEMIÓTICA PELAS LENTES DE SEBASTIÃO SALGADO. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (5). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/8145

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas