A SALA DE ESPERA COMO RECURSO DE INTERVENÇÃO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE EM USUÁRIOS NAS UNIDADES PÚBLICAS DE SAÚDE DO ESTADO DE ALAGOAS

Autores

  • Andréa Adriana da Silva CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES

Palavras-chave:

Palavras chave, Intervenção em saúde, Instituições públicas de saúde, psicologia da saúde.

Resumo

Nome1 Andréa Adriana da Silva; 

Nome 1 Izamilly Brito de Assis Silva;

NomeLirani Firmo da Costa Souza;

Nome 2 Prof. Me.Karolline Hélcias Pacheco Acácio (orientadora)

RESUMO: Introdução: O território da sala de espera é um ambiente propício à prática da educação em saúde, e tem por finalidade aproximar a comunidade dos profissionais das Unidades de Saúde, bem como, humanizar o cuidado. Ali são realizadas atividades preventivas ou que promovam à saúde, contribuindo inclusive para reduzir o desgaste físico, emocional e psicológico causado pelo tempo de espera para o atendimento (LIMEIRA et al. 2014). Nessa interface, os pacientes falam de suas aflições, de suas doenças, da qualidade do atendimento na instituição e da vida cotidiana. Ocorre, então, uma troca de experiências comuns, do saber popular e das distintas maneiras de cuidados com o corpo, de modo que o linguajar popular interage com os saberes dos profissionais de saúde (TEIXEIRA; VELOSO, 2006, p. 321). Objetivo: Desse modo, o presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância das salas de espera em unidades de saúde, tendo como base, experiências de prática de estágio em Psicologia da Saúde na Associação dos Deficientes de Alagoas (ADEFAL) e na Unidade de Saúde da Família de Guaxuma (USF) ambas localizadas na cidade de Maceió - AL. pelo curso de Psicologia do Centro Universitário Tiradentes (Unit). Metodologia: A metodologia utilizada baseou-se em três etapas, a primeira de cunho bibliográfico com referenciais teóricos que embasaram a escolha das temáticas e as ações feitas; a segunda constitui-se na confecção dos objetos que foram utilizados na atividade tais como: plaquinhas informativas com ilustrações e cartazes, e a terceira que, foi à prática propriamente dita da sala de espera oral/visual. As ações consistiam em exposições subsidiadas por psicoeducação, estrategicamente duas vezes semanais, com  assuntos no campo da saúde aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).Resultados: Os resultados obtidos foram satisfatórios frente aos estímulos da atividade, visto que, a realização dessa prática educativa de cuidado integral, contribuiu para o desenvolvimento do autocuidado e para a constituição da cidadania, como também, contemplaram as necessidades trazidas pelos usuários, como por exemplo, a detecção e prevenção de doenças e, a importância do consumo de alimentos considerado saudáveis etc. Conclusão: Portanto, a sala de espera foi de grande importância não só para os usuários no que diz respeito ao conhecimento e o cuidado da saúde, como também, para as unidades públicas como suporte e contribuição de atendimento, pois serviu de fomento no que diz respeito às futuras ações de promoção da saúde e qualidade de vida dos pacientes que serão atendidos nestas instituições públicas do estado de Alagoas.  

 

 

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Referências

LIMEIRA, M. E. O; HENRIQUE, M.S; BARBOSA, A. S; QUEIROGA, V. E; CAVALCANTI, F. R. R. Sala de espera como ferramenta para educação em saúde na atenção básica. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, João Pessoa, v. 18, n. 1, p.59-62, out. 2014.

TEIXEIRA, E. R.; VELOSO, R. C. O grupo em sala de espera: território de práticas e representações em saúde. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 320-325, abr./jun. 2006.

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Publicado

2020-08-13

Como Citar

da Silva, A. A. (2020). A SALA DE ESPERA COMO RECURSO DE INTERVENÇÃO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE EM USUÁRIOS NAS UNIDADES PÚBLICAS DE SAÚDE DO ESTADO DE ALAGOAS. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (5). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/8138

Edição

Seção

Disciplinas de Práticas de Pesquisa, Práticas Extensionistas e IESC