APLICAÇÃO DO BAGAÇO DA CANA E CASCA DE LARANJA NA REMOÇÃO DE CONTAMINANTES DA ÁGUA PRODUZIDA

Autores

  • Renato da Silva Centro Universitário Tiradentes
  • Vanessa Limeira Azevedo Gomes Centro Universitário Tiradentes
  • Jailma Barros dos Santos Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

Metais pesados, Bioadsorvente, Cromo.

Resumo

Introdução: Durante a produção de petróleo, uma grande quantidade de água produzida é gerada, sendo separada do petróleo durante o processamento primário. Essa água contém metais pesados e contaminantes orgânicos que devem ser removidos, antes de ser descartada ou de ser utilizada como método de recuperação secundária. Para tratá-la, alguns métodos químicos e físicos são aplicados. Dentre eles, a adsorção é uma técnica amplamente utilizada para remoção de metais pesados, que consiste na retenção de íons na superfície do adsorvente através de interações de natureza química ou física. Objetivo: O objetivo do trabalho é verificar a eficiência de remoção do Cr(III) da água produzida através do processo de adsorção, utilizando duas biomassas de baixo custo (casca de laranja e bagaço da cana) encontradas no Estado de Alagoas. Metodologia: Inicialmente foi feito um pré-tratamento das biomassas e sua caracterização físico-química através dos testes de granulometria, determinação de teor cinzas, teor de umidade, teor de matéria volátil e teor de carbono fixo. Em seguida, as biomassas foram ativadas através de uma solução de 0,1 mol.L-1 NaOH, 0,1 mol.L-1 HCl e 1,2 mol.L-1 Ácido cítrico para sua melhor eficiência no processo de adsorção. Após a caracterização dos materiais, estudos de adsorção em soluções sintéticas de Cr(III) foram realizados para obtenção dos parâmetros de equilíbrio de adsorção, verificando assim, o potencial dessas biomassas. Resultados: No teste granulométrico o intervalo de maior diâmetro foi de 1,18mm a 0,600mm para a casca de laranja e para o bagaço de cana de 0,600mm a 0,355mm, onde o diâmetro médio observado foi de 760 micra. Para os testes de teor de cinzas, umidade, matéria volátil e carbono fixo obteve-se valores de 6,31%, 10,05%, 76,4% e 7,16%, respectivamente, para casca de laranja e 7,92%, 2,39%, 69,85% e 19,85%, respectivamente, para bagaço de cana. Através das análises de DRX foi observado picos diferentes entre as amostras in natura e ativadas, mostrando assim, que ocorreu a ativação das biomassas. Posteriormente, será feito o estudo cinético para obtenção da eficiência na remoção de Cr(III) em solução sintética. Conclusão: Através do teste de carbono fixo foi possível verificar o resíduo deixado após a queima da matéria volátil, eliminando todas as substâncias que volatizaram no processo, mostrando que o bagaço de cana tem um maior teor de carbono em comparação a casca de laranja. Outro aspecto importante é que a ativação química ajuda diretamente no aumento de poros das biomassas e desse modo favorece a adsorção. Como o bagaço de cana e a casca de laranja tem um baixo custo, sua utilização no processamento primário para tratamento de água produzida poderá ser amplamente utilizada, reduzindo custos de operação e aumentando a eficiência do processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRANDÃO, P. C. Avaliação do uso do bagaço de cana como adsorvente para a remoção de contaminantes, derivados do petróleo, de efluentes. 2006. 147 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais. 2006.

RAO, M.; PARWATE, A. V.; BHOLE, A. G. Removal of Cr6+ and Ni2+ from aqueous solution using bagasse and fly ash. Elsevier, vol. 22, n. 7, p. 281-830, 2002.

SILVA, C. R. R. Água produzida na extração do petróleo. Dissertação (Monografia). Departamento de Hidráulica e Saneamento, Escola Politécnica, 2002.

SILVA, K. M. D.; REZENDE, L. C. S. H.; SILVA, C.A.; BERGAMASCO, R.; GONÇALVES, D. S. Caracterização físico-química da fibra de coco verde para a adsorção de metais pesados em efluente de indústria de tintas. ENGEVISTA, vol. 15, n. 1. p. 43-50, 2013.

SOUZA, J. V. T. M.; MASSOCATTO, C. L.; DINIZ, K. M.; TARLEY, C. R. T.; CAETANO, J.; Adsorção de cromo (III) por resíduos de laranja in natura e quimicamente modificados. Seminário Ciências Exatas de Tecnológicas – vol. 33, n. 1, 2012.

UTVIK, T.I.R. Chemical characterization of produced water from four offshore oil production platforms in the North Sea. Chemosphere, vol. 39, n. 15, p. 2593-2606, 1999.

Downloads

Publicado

2020-08-13

Como Citar

Silva, R. da, Gomes, V. L. A., & Santos, J. B. dos. (2020). APLICAÇÃO DO BAGAÇO DA CANA E CASCA DE LARANJA NA REMOÇÃO DE CONTAMINANTES DA ÁGUA PRODUZIDA. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (5). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/8082

Edição

Seção

PROBIC E PIBIC