DO PIONEIRISMO AO ESQUECIMENTO: AS TRANSFORMAÇÕES URBANAS DE FERNÃO VELHO, MACEIÓ-AL.

Autores

  • Carina Leticia Rodrigues Oliveira Falcão Centro Universitário Tiradentes - UNIT
  • Hugo Fernando Calheiros Angelo Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Palavras-chave:

patrimônio industrial, núcleo fabril, Fernão Velho.

Resumo

Esta pesquisa propõe um levantamento e estudo do antigo núcleo residencial operário de Fernão Velho e daquela que ficou conhecida como “Fábrica Carmen”, verificando suas configurações espaciais, as várias tipologias de arquitetura e suas relações com diferentes conceitos de habitat e, finalmente, o processo de desmonte e a situação atual desses espaços. Aborda um período em que aconteceram as primeiras tentativas de industrialização do Estado, através da fundação de sua primeira fábrica têxtil e vila operária. A chegada da Fábrica têxtil “Companhia União Mercantil”, em 1857, favoreceu o fortalecimento da economia na região, além da grande oferta de emprego para os moradores. Sua vila operária se desenvolveu com uma arquitetura industrial próxima a que vinha acontecendo na Europa e sua implantação trouxe resultados prósperos, como a chegada da linha ferroviária e a dinamização do comércio. Porém, ao longo do tempo, a força do bairro foi afetada por crises envolvendo a indústria têxtil no Brasil, através da competitividade internacional e pela falta de renovação tecnológica. Resultou-se, então, na venda da Fábrica para vários donos, até chegar a um ponto em que foi impossível resistir. Renomeada de “Fábrica Carmen”, a partir de 1943, por seu último proprietário, encontra-se com suas atividades paralisadas desde o ano de 2010. A pesquisa baseou-se em levantamentos bibliográficos, iconográficos e audiovisuais sobre o tema abordado, além de levantamentos e sistematização de informações obtidas através das pesquisas em arquivos locais e em portais virtuais de periódicos de instituições científicas; e de visitas ao antigo núcleo operário de Fernão Velho, atualmente um bairro de Maceió, Alagoas. Todos os documentos encontrados já foram fichados e encontram-se em processo de análise para confecção de artigos científicos. Nesta primeira parte de levantamentos de campo foi registrada a íntima relação entre o processo de declínio da “Fábrica Carmen” e o cotidiano dos moradores do bairro. Já se pôde constatar o processo de esquecimento e abandono que o bairro vem sofrendo ao passo em que sua relevância econômica deixou de ser uma peça chave para administração da cidade e do Estado. Trazendo consequências sociais importantes como a falta de oportunidades de emprego para os antigos funcionários, que se alimentam da esperança de um dia serem ressarcidos pelos longos anos de contribuição para a Fábrica e para a sociedade, pela paralisação das atividades da indústria; e também o risco de desaparecimento dessa população nos próximos anos, já que muitas famílias acabam por mudar de endereço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carina Leticia Rodrigues Oliveira Falcão, Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Aluna do 6º período do curso de Arquitetura e Urbanismo, do Centro Univeristário Tiradentes- UNIT

Hugo Fernando Calheiros Angelo, Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Aluno do 6º período do curso de Arquitetura e Urbanismo, do Centro Univeristário Tiradentes- UNIT

Referências

AZEVEDO, Esterzilda B. de. Patrimônio industrial no Brasil. Arq.Urb. Revista Eletrônica de Arquitetura e Urbanismo, São Paulo, n. 3, 2010, p. 11-22.

BANDEIRA, Luana Carvalho. Lazer transformando o espaço e a paisagem de Fernão Velho. 2001, 82 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo). Maceió: Universidade Federal de Alagoas, 2001.

BARROS, Marcelo. Memória da vida e do Trabalho (Fernão Velho – AL). Disponível em: <https://vimeo.com/7750599 > Acesso em: 17 de janeiro de 2017.

BASTOS, Humberto. Assucar e Algodão. Ensaio Histórico Econômico. Casa Ramalho - Editora. Maceió, 1938.

BLAY, Eva A. Eu não tenho onde morar: vilas operárias na cidade de São Paulo. São Paulo: Nobel, 1985.

BONDUKI, Nabil G. Origens da Habitação Operária no Brasil. São Paulo: Estação Liberdade: FAPESP, 1998.

CORREIA, Telma de Barros. Pedra: Plano e cotidiano operário no Sertão. O projeto urbano de Delmiro Gouveia. São Paulo, 1995. Tese de doutorado, FAU/USP.

____. Moradia e trabalho: o desmonte da cidade empresarial. In: Encontro Nacional da ANPUR, 7., Recife, 1997. Anais... Recife: ANPUR, 1997.

FARIAS, Ivo dos Santos. Dominação e resistência operária no núcleo fabril de Fernão Velho/AL (1953-1962). 2012. 115 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.

FARIAS, I. S.; TAVARES, M. G. Entre o moderno e o arcaico: capitalismo e dominação na indústria têxtil de Fernão Velho – Maceió-AL. In: Seminário internacional de pós-graduação em ciências sociais, 1., 2015, Marília. Anais... Marília: UNESP, 2015.

FILHO, J. B. da S. Bairro de Fernão Velho. Tribuna de Alagoas, Maceió, 23 set. 1997.

FILHO, Warner. Prédio da antiga fábrica Carmen, em Fernão Velho, está abandonada. – Reportagem do AL TV, 2014. Disponível em: < http://g1.globo.com/al/alagoas/altv-1edicao/videos/v/predio-da-antiga-fabrica-carmem-em-fernao-velho-esta-abandonada/3848000/> Acesso em: 17 de janeiro de 2017.

GUNN, Philip; CORREIA, Telma de Barros. A industrialização brasileira e a dimensão geográfica dos estabelecimentos industriais. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, v.7, n.1, 2005, p.17-54.

GUIMARÃES, Marcela das Neves. Entre açucares e algodões: embates econômicos e a modernização de Alagoas em meados do século XIX-XX. 1. Ed. Maceió: Benedito Ramos Amorim Editor, 2014, v.1. 78 p.

LESSA, Golbery. Ensaio - Para uma História da Indústria têxtil Alagoana. A voz do povo: espaço de reflexão e debate sobre a formação social alagoana. Disponível em :http://pcbalagoas.blogspot.com.br/2011/10/para-uma-historia-da-industria-textil.html>. Acesso em: 5 de jan. 2017.

LINDOSO, Dirceu. Interpretação da Província: estudo da cultura alagoana. 2ª Ed., Maceió: Edufal, 2005.

MARTINS, Carlos. O algodão e a indústria têxtil em Alagoas: O caso emblemático da produção têxtil em Fernão Velho. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em História). Maceió: Universidade Federal de Alagoas, 2014.

MOURA, G. L. L. Ensaio - Para uma História da Indústria têxtil Alagoana. A voz do povo: espaço de reflexão e debate sobre a formação social alagoana. Disponível em: http://pcbalagoas.blogspot.com.br/2011/10/para-uma-historia-da-industria-textil.html>. Acesso em: 10 abril de 2017.

MOURA, Golbery Luiz Lessa. Trama da Memória, Tecitura do Tempo: ethos e lugar do operariado têxtil alagoano. Coordenação de Analice Dantas Santos e Golbery Lessa. Relatório de Pesquisa. Maceió: Universidade Estadual de Ciência da Saúde de Alagoas, 2007.

REIS FILHO, Nestor Goulart. Quadro da arquitetura no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1983.

RODRIGUES, R. L. Entre o progresso e o abandono: o reconhecimento patrimonial da antiga Fábrica Norte das Alagoas, em Maceió-AL. In: Mestres e Conselheiros - agentes multiplicadores do patrimônio: patrimônio e cidades, 7., 2015, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2015.

SILVA, Jordânnya Dannyelly do Nascimento. Estratégias de desenvolvimento para o bairro de Fernão Velho: uma mudança de paradigma. 2008, 16 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo). Maceió: Universidade Federal de Alagoas, 2008.

SILVA, J. D. do N.; PALMEIRA, Maria Verônica L. Heranças e Transformações de um Bairro Industrial: o caso de Fernão Velho, Maceió-AL. In Seminário de Patrimônio Agroindustrial - Lugares de Memória, 2., 2010, São Carlos. Anais..., São Carlos: USP, 2010, p.1-16.

TAVARES, Marcelo. G. Memórias fabris: experiências e identidade de trabalhadores em Fernão Velho - AL. In: Simpósio Nacional de História, 27., 2013, Natal. Anais... Natal: ANPUH, 2013.

TENÓRIO, Douglas Apratto; LESSA, Golbery Lessa. O ciclo do algodão e as vilas operárias. Maceió: Sebrae, 2013.

Downloads

Publicado

2020-08-13

Como Citar

Falcão, C. L. R. O., & Angelo, H. F. C. (2020). DO PIONEIRISMO AO ESQUECIMENTO: AS TRANSFORMAÇÕES URBANAS DE FERNÃO VELHO, MACEIÓ-AL. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (5). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/8064

Edição

Seção

PROBIC E PIBIC