INTERPRETAÇAO DO PERFIL DE TEMPERATURA DA FERRAMENTA PRODUCTION LOGGING TOOL

Autores

  • Claudiana Ferreira da Silva Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

Cálculo de vazão, Perfilagem de Produção, Vazão de injeção.

Resumo

A perfilagem de produção é realizada através de perfis, após a descida do revestimento de produção e completação inicial do poço, para determinar as condições de produtividade deste. O perfil de temperatura faz parte da ferramenta de perfilagem de produção (Production Logging Tool – PLT), na qual o mesmo tem o objetivo de registar a temperatura de fluido do poço, pois a ferramenta indica dos trechos em que se está produzindo e/ou injetando fluido proveniente do poço de hidrocarbonetos, da localização dos vazamentos, topo de cimento e entre outros. A ferramenta de temperatura constitui-se de um sistema de ponte elétrica que usa um sensor elétrico como quarto braço da ponte, e pode registrar, além da temperatura absoluta, o diferencial de temperatura, a partir da comparação das temperaturas absolutas de dois pontos próximos, utilizando uma escala mais sensível. As medidas são feitas durante uma injeção ou produção estabilizadas ou em intervalos regulares após o poço ter sido fechado e o fluido de dentro do poço estar retornando ao equilíbrio geotérmico, em que a resistência varia com as mudanças da temperatura, quando entra em contato com o fluido. O objetivo deste trabalho é entender o princípio básico e o funcionamento do perfil de temperatura, através de resolução de exercício, no qual a condições do poço antes e durante a perfilagem determinam a utilidades dos dados de temperatura. O estudo do perfil consiste em um levantamento de revisão bibliográfico, através consultas em livros, teses de graduação e artigos entre outros, onde através de resolução de exercício pode-se determinar e explicar como calcular vazão de injeção que entra em cada zona em função da temperatura registrada dentro do poço de petróleo. Portando, observou-se que na literatura brasileira, não existem trabalhos que mostrem a interpretação dos dados do perfil de temperatura, e a contribuição desta pesquisa é mostrar uma metodologia de cálculo simples para os profissionais e estudantes da área que trabalham com esse tipo de dados. Então, conclui-se que na perfilagem de produção, o perfil de temperatura tem grande importância, pois através do mesmo é possível determinar a temperatura geotérmica da formação e a vazão de injeção ou produção em cada zona de interesse, além de determinar se há passagem de fluido por trás do revestimento e o topo do cimento, e utilizando-se resolução de exercício entende-se o princípio é o funcionamento do perfil, após este estudo, conclui-se será viável ou não continuar a produzir o poço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CLÉLIO, F. de Souza. “Desenvolvimento de um sistema de monitoramento de poços de Petróleo em tempo real para o teste de formação”. Natal, 2004. Acessado em 15 de Maio de 2017.

LAZARDE, Hugo. “Interpretación de Perfiles de Producción”. ESP OIL INTERNATIONAL TRAINING GROUP, Maturín-Venezuela, 2004. Acessado em 15 de Maio de 2017.

MOTTOLA, Fabiola. “Interpretación De Perfiles de Producción”. Universidad de Oriente – Núcledo de Monagas, Venezuela, 2014. Acessado em 10 de Junho de 2017.

THOMAS, J. E.; et al. “Fundamentos de Engenharia de Petróleo”. 2ª edição. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2001. Acessado em 10 de Junho de 2017.

Downloads

Publicado

2020-08-13

Como Citar

da Silva, C. F. (2020). INTERPRETAÇAO DO PERFIL DE TEMPERATURA DA FERRAMENTA PRODUCTION LOGGING TOOL. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (5). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/8046

Edição

Seção

Ciências Exatas