APLICAÇÃO DAS CASCAS DA BANANA PRATA NA BIOSSORÇÃO DE SAIS E METAIS PESADOS PRESENTES NA ÁGUA PRODUZIDA DE PETRÓLE

Autores

  • Pablo Santos Amaral Centro Universitário Tiradentes

Resumo

Pablo Santos Amaral 1 (IC), e-mail: pablo.amaral@souunit.com.br;

Givanildo Santos da Silva1 (Orientador), e-mail: givasantos@yahoo.com.br. Centro Universitário Tiradentes1/Engenharia de Petróleo/Alagoas, AL.
 

Introdução: O petróleo é um óleo formado pela decomposição de matérias orgânicas e minerais atacados por bactérias. Recoberta por sedimentos, enterrada no fundo dos mares e lagoas dos terrenos sedimentares, esta matéria, após um longo tempo, se transforma em hidrocarbonetos (compostos de hidrogênio e carbono). Quando a geologia do terreno é favorável, o óleo fica preso entre camadas de rochas impermeáveis, e assim se formam as jazidas de petróleo e gás natural. Nas jazidas a camada de petróleo é coberta por uma camada de gás e flutua sobre outra de água salgada (Almeida, 2006). Durante a extração do petróleo do poço, associado ao óleo e ao gás, é comum extração de água. Chamada de água de formação, quando ainda está dentro do reservatório e de água produzida, já em superfície. A água produzida é considerada um agente causador de grandes impactos ambientais e às operações de produção de petróleo. Devido ao volume e a complexidade da água de produção de petróleo o seu tratamento é um grande problema para as indústrias petrolíferas. Objetivo: Utilização da casca da banana prata como bioadssorvente de baixo custo para a remoção de sais e metais pesados presentes na água produzida de petróleo. Metodologia: O projeto foi organizado em etapas, a primeira etapa consistiu nas pesquisas bibliográficas e em seguida foi dado início aos experimentos, primeiramente foi realizado um pré-tratamento nas cascas da banana afim de evitar possíveis contaminantes e em seguida foi secada a luz solar por aproximadamente 24 horas e coloca na estufa por 6 horas em uma temperatura de 100 ºC. Outra etapa foi a caracterização físico-química, onde foi realizado os testes de granulometria e serão feitos os testes de determinação de teor de cinzas, teor de umidade, teor de matéria volátil, teor de carbono fixo e a determinação do poder calorífico. Por ultimo será realizado o processo de adsorção para quantificar a remoção de sais e metais pesados presentes na água produzida. Resultados: Após a finalização do teste de granulometria, foram obtidos grãos de 1,18 mm, 600µm,450 µm e grãos maiores que 1,18 mm. Em seguência serão realizados os procedimentos mencionados acima com o objetivo de reduzir os teores de sais e  metais pesados provenientes da água produzida para que possa ser tratada e reutilizada na injeção de água, irrigação,refrigeração ou até mesmo para o consumo humano, buscando a determinação de biomassas economicamente viáveis para que sejam umas das possíveis substituição do carvão ativado aplicado nas indústrias. Conclusão: Contudo um dos aspectos mais promissores do estudo é que além de apresentar baixíssimo custo, ser natural, abundante e biodegradável, a casca de banana é considerada um resíduo. Deste modo torna-se uma opção alternativa e respeita o desenvolvimento sustentável.

Palavras-chave: água produzida, casca da banana, contaminantes.
 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-08-13

Como Citar

Amaral, P. S. (2020). APLICAÇÃO DAS CASCAS DA BANANA PRATA NA BIOSSORÇÃO DE SAIS E METAIS PESADOS PRESENTES NA ÁGUA PRODUZIDA DE PETRÓLE. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (5). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/8013

Edição

Seção

Ciências Exatas