AVALIAÇÃO DO CONTROLE DE TRONCO E DA FUNCIONALIDADE DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL EM UM SETOR DA EQUOTERAPIA.

Autores

  • Catarina Gomes de Freitas
  • João Paullo do Nascimento Oliveira
  • Priscila Helena Vanin Alves de Souza Matias
  • Anne Flávia Silva Galindo Santana

Palavras-chave:

Criança, Equoterapia, Paralisia Cerebral

Resumo

INTRODUÇÃO: A paralisia cerebral é um conjunto de distúrbios não progressivos devido a alterações neurológicas, prejudicando o desenvolvimento cognitivo e/ou motor. O acometimento do sistema nervoso pode ocasionar desordens posturais, cinestésicas, na fala, comportamentais e na percepção do indivíduo, criando limitações em suas atividades de vida diária (AVD’s). A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo como instrumento terapêutico com o foco voltado para a promoção do desenvolvimento biopsicossocial do indivíduo como paralisia cerebral. Diante das condições que afetam o controle de tronco e a funcionalidade de crianças com paralisia cerebral, a equoterapia tem sido um recurso para as AVD’s. Sendo assim, se faz necessário um aprofundamento nessa forma de abordagem para que haja mais estudos e comprovações positivas acerca do tratamento para que seja executado de forma eficiente visando corrigir os movimentos executados de maneira errada, para então, obter movimentos mais precisos e corretos. OBJETIVO: O objetivo do estudo é realizar uma revisão integrativa sobre os benefícios da equoterapia para o controle de tronco e funcionalidade da criança com paralisia cerebral. METODOLOGIA: Trata-se de umarevisão integrativa da literatura tem por objetivo reunir estudos publicados entre o período de 2004 a 2019 que estiverem em português e inglês. Serão realizadas buscas nas bases de dados Scielo (Scientific Electronic Library Online) e PubMed com base nas seguintes combinações: Equoterapia (hippotherapy) AND Paralisia cerebral (Cerebral Palsy) AND Crianças (Children), utilizando o operador booleano AND. RESULTADOS: Foram selecionados 12 artigos completos de acordo com autor, título, ano de acordo com o delineamento dos benefícios apresentados no uso da equoterapia como forma de terapêutica. Dos 12 estudos, cinco observaram que o controle cervical e o controle de tronco estavam presentes no final do tratamento com melhora em atividades como: alimentação, higiene pessoal, banho, vestir-se, mobilidade, locomoção, comunicação, interação social, resolução de problemas. Sendo então demonstrado diferenças das avaliações antes e depois da equoterapia, sendo elas significativas ao tratamento para cada segmento corporal. CONCLUSÃO: Foi observado nos estudos grande eficácia diante do uso dos sistemas de avaliação Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI) e do Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS) e com a importância de estratégia de tratamento por meio da equoterapia diante os aspectos de controle de tronco presente em crianças com paralisia cerebral em uma faixa etária de 0 a 12 anos. Portanto, a equoterapia é capaz de promover controle postural e coordenação de movimentos, pois melhora as relações das partes superiores com as inferiores do tronco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAUJO, A.E.; RIBEIRO, V.S.; SILVA, B.T.F. A equoterapia no tratamento de crianças com paralisia cerebral no Nordeste do Brasil. Fisioter. Bras., v.11, p.4-8, 2010.

BORGES, M.B.Setal.Therapeutic effects of a horse riding simulator in children with cerebral palsy. Rev. Arq. Neuropsiquiatr. n. 69, p. 799-804, 2011.

DIAS, A. C. B. et al. Desempenho funcional de crianças com paralisia cerebral participantes de tratamento multidisciplinar. Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v.17, n.3, p.225-9, jul/set. 2010.

DEBUSE, D. et al. Uma exploração das opiniões dos fisioterapeutas alemães e britânicos sobre os efeitos da equoterapia e suas medições. Physiother Theory Pract, v. 3, n. 25, p. 92-174, 2009.

FERREIRA, J. T. C et al. Análise qualitativa dos efeitos da equoterapia em crianças com paralisia cerebral. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, São Paulo, v.17, n.1, p. 62-68, 2017.

LOCATELLI, J.P.; ROMERO, C.H. Os efeitos da equoterapia em pacientes com paralisia cerebral. FIEP Bulletin On-line, v.79, n.2, p.109-112, 2009.

MARTINEZ S.L. Fisioterapia na Equoterapia. Análise de seus efeitos sobre o portador de necessidades especiais. São Paulo, Idéias & Letras, 2005. 127p.

NASCIMENTO, M.V.M.; CARVALHO, I.S.; ARAUJO, R.C.S.; SILVA, I.L.; CARDOSO, F.; BERESFORD, H. O valor da equoterapia voltada para o tratamento de crianças com paralisia cerebral. Braz. J. Biomotricity, v.4, p. 48-56, 2010.

ROSANGELA L. M. et al. Avaliação do desempenho funcional de crianças com paralisia cerebral de acordo com níveis de comprometimento motor. Rev Bras Fisioter, São Carlos, v. 13, n. 5, p. 390-7, set./out. 2009.

SANTIAGO, A. et al. Benefícios da equitação com fins terapêuticos na reabilitação de crianças com paralisia cerebral. Rev. Fisioterapia Brasil, v. 12, n. 4, 2011.

SÁ C. S. C., FÁVERO F. M.; VOOS M. C.; CHOREN F.; CARVALHO R. P. Versão brasileira da Segmental Assessment of TrunkControl (SATCO). Fisioterapia e Pesquisa, v. 24, p. 89-99, 2017.

MURAHOVSCHI A. C. S. F. et al., Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas Espasticidade. Portaria SAS/MS no 377, de 10 de novembro de 2009.

Downloads

Publicado

2021-11-12

Como Citar

de Freitas, C. G., Oliveira, J. P. do N., Souza Matias, P. H. V. A. de, & Santana, A. F. S. G. (2021). AVALIAÇÃO DO CONTROLE DE TRONCO E DA FUNCIONALIDADE DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL EM UM SETOR DA EQUOTERAPIA. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/15305

Edição

Seção

Seminário de Iniciação Científica - PIBIC/FAPEAL - Ciências da Saúde e Biológicas