ANÁLISE COMPARATIVA DAS METODOLOGIAS CONSTRUTIVAS EMPREGADAS EM OBRAS DE TÚNEIS NO BRASIL
Palavras-chave:
Comparação, Obras Subterrâneas, Técnicas de Construção.Resumo
RESUMO: Introdução: Os túneis são estruturas subterrâneas complexas que possuem sua classificação embasada tanto em sua funcionalidade quanto nos métodos que são empregados para sua construção. No sentido de caracterização dos túneis, os mesmos podem ser classificados segundo as metodologias empregadas em sua construção, como mencionado anteriormente, sendo assim vale destacar que existem vários métodos de se construir um túnel hoje em dia, porque ao longo do tempo as tecnologias construtivas foram sofrendo uma evolução significativa. Nesse sentido, se torna custosa a identificação de um método que possa ser empregado garantindo melhor custo benefício, controle do tempo de execução e qualidade, aspectos importantes levados em consideração no âmbito da construção civil. Desse modo, é preciso conhecer bem as peculiaridades das técnicas utilizadas para elaborar os túneis, porque entendendo o método torna-se mais clara a escolha da técnica. Objetivo: Realizar um comparativo entre as principais metodologias construtivas empregadas no Brasil. Metodologia: Obtenção de informações referentes aos tipos de túneis, o conceito de túneis, sua funcionalidade e as metodologias utilizadas para elaboração dos mesmos, por meios de uma revisão bibliográfica. Resultados: Como resultado da pesquisa realizada, obteve-se um quadro constituído pelas vantagens e desvantagens de cada uma das 4 (quatro) metodologias escolhidas para estudo, que são utilizadas na construção de túneis. Esse quadro permite identificar as características das técnicas e por meio disto, é possível compará-las, pois cada método possui sua peculiaridade. Conclusão: Hodiernamente, é notória a gama de metodologias aplicadas na construção de túneis. Por isso, o presente trabalho buscou destacar dentre as técnicas mais empregadas, a descrição de 4 (quatro) delas. Além disso, foram apresentadas as etapas de desenvolvimento para alcançar tanto o projeto executivo de um túnel, quanto a sua construção. A partir das características positivas e negativas é possível identificar de acordo com a situação encontrada em campo, a técnica que apresentaria um melhor desempenho. Ademais, observando as etapas empregadas para desenvolvimento desse tipo de estrutura, percebe-se que para afirmar com segurança o procedimento que melhor atende, faz-se necessário um estudo prévio do solo. Por fim, ao estudar as vantagens e desvantagens de cada método, é possível verificar que todas elas associam o seu emprego ao tipo de maciço que é encontrado “in loco”, ou seja, assim como toda obra que vai iniciar, a primeira etapa que deve ser realizada é o estudo prévio do maciço sobre ou sob o qual irá apoiar o empreendimento, a fim de analisar as características do mesmo e, principalmente, prever o comportamento do solo.Downloads
Referências
TRAVAGIN, Vinícius Bernardino. Subsídios para escolha do método construtivo de túneis. 2012. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2012.
MENDONÇA, Roberto Mendes Pereira França de. Estudo de viabilidade de túneis viários em obras de infra-estrutura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. Programa de Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2017.
ROCHA, Hugo Cássio. Panorama do mercado brasileiro de túneis: Passado, presente e futuro. In: CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO, 54., 2012, Maceió. Anais eletrônicos...Maceió: Ibracon, 2012. p. 1 – 16. Disponível em: http://www.ibracon.org.br/eventos/54cbc/Infra/ibracon_2012rev1hugo.pdf. Acesso em: 18 ago. 2020.
MOREIRA, C. M. da C. Túneis: uma herança ancestral rumo ao futuro. A obra nasce: revista de Arquitectura da Universidade Fernando Pessoa. Porto, Portugal, n. 3, p. 92-115, jan. 2006.
Zanelato, Elieser Antônio. Escavação de Túneis – Métodos Construtivos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. Projeto de Graduação da Universidade Anhembi Morumbi. São Paulo, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 SEMPESq - Semana de Pesquisa da Unit - Alagoas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a Sempesq. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.