PROTÓTIPO DE ACESSO ÀS INFORMAÇÕES TÉCNICAS E PROCEDIMENTAIS DOS INSTRUMENTOS CIRÚRGICOS.
Palavras-chave:
centro cirúrgico, ferramenta, instrumentais cirúrgicos, Qr codeResumo
Resumo: Introdução: A partir da iniciativa do projeto, foi possível desenvolver um aplicativo como ferramenta para conter as informações técnicas e procedimentais dos instrumentos cirúrgicos, onde foram gravados vídeos curtos de diferentes instrumentos, demonstrando o seu processo de limpeza, desinfecção e empacotamento, contendo referências e imagens anexadas capazes de ilustrar o conteúdo de forma clara e objetiva. Objetivo(s): O projeto teve como finalidade a criação de um protótipo a fim de ser utilizado como instrumento facilitador aos profissionais e acadêmicos das áreas de saúde à informações sobre o mecanismo e manejo dos instrumentos cirúrgicos de maneira rápida e ágil, e que pode beneficiar no treinamento e capacitação dos mesmos. Metodologia: O Protótipo foi desenvolvido por acadêmicas do curso de enfermagem do Centro Universitário Tiradentes (UNIT- AL), onde foram coletadas imagens do Centro de Material de Esterilização (CME) do laboratório de Odontologia do próprio campus (UNIT-AL) para confecção e preparação dos dados, logo em seguida foi realizada a produção com os materiais disponíveis, foi feito uma edição e uma revisão de literatura voltada à instrumentos cirúrgicos, para trazer o suporte mais atualizado e seguro, e a partir disso criado um aplicativo através da plataforma glide, para cada instrumento disponível, contendo suas informações (que vão desde o seu processo de limpeza até sua própria finalidade). Também foi disponibilizado como recurso de ensino-aprendizagem um manual de instruções sobre a maneira correta de ser feito a limpeza dos instrumentos. Resultados: Ao analisar as bases de dados disponíveis para uma busca de patentes pelo portal da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a Coordenação de Inovação e Transferência de Tecnologia (CINTTEC) não foram encontradas associações do aplicativo com base neste modelo, portanto o projeto tem como característica inovação em tecnologia. Como finalizado, espera-se que sirva como uma ferramenta facilitadora, e que contribua no crescimento acadêmico e profissional, servindo de exemplo para a elaboração de outras patentes. Conclusão(ões): O protótipo desenvolvido pode auxiliar em instituições de ensino e instituições hospitalares, como uma oportunidade para o treinamento em equipe, redução de custos, suporte para revisão e integração, curto prazo de análise, também serve de exemplo para a produção de outros itens inovadores e contribui na diminuição de erros em cada procedimento. Em circunstâncias atuais, é visível a importância da tecnologia em diferentes esferas, se faz necessário a implementação de novas técnicas e novas modalidades na área da saúde, a fim de que busque assertividade e segurança ao paciente e ao profissional.
Downloads
Referências
MITRE, M et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & Saúde Coletiva, 13(Sup 2):2133-2144, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/csc/v13s2/v13s2a18.pdf. Acesso em: 20 de julho de 2020.
MARTINS F; AGNOL C. Centro cirúrgico: desafios e estratégias do enfermeiro nas atividades gerenciais. Rev Gaúcha Enferm. 2016 dez;37(4):e 56945. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rgenf/v37n4/0102-6933-rgenf-1983-144720160456945.pdf.
MARQUES, S. (2017). QR Code. Disponível em: https://knoow.net/ciencinformtelec/informatica/qr-code/. Acesso em 02 de Julho, 2020.
SILVA, A. Organização do trabalho na Unidade Centro Material. Rev. Esc. Enf. USP, v.32, n.2, p. 169-78, ago. 1998.
MORIYA, T. VICENTE, Y. TAZIMA, M. Instrumental Cirúrgico. Medicina (Ribeirão Preto) 2011;44(1): 18-32. Disponível em: http://revista.fmrp.usp.br/2011/vol44n1/Simp2_Instrumental%20cir%FArgico.pdf. Acesso em: 02 de Julho de 2020.
LEMOS, A. Cultura da mobilidade. Revista FAMECOS. n. 40, Porto Alegre, 2009. LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2000.
MARQUES, R. G. Técnica Operatória e Cirurgia Experimental. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
SOUSA, S. TURRINI, T. Desenvolvimento de aplicativo de celular educativo para pacientes submetidos à cirurgia ortognática. Rev. Latino-Am. Enfermagem 2019;27:e3143. Disponível: https://www.scielo.br/pdf/rlae/v27/1518-8345-rlae-27-e3143.pdf. Acesso em 08 de ago de 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 SEMPESq - Semana de Pesquisa da Unit - Alagoas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a Sempesq. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.