DESENVOLVIMENTO DE UMA CADEIRA DE RODAS INTELIGENTE DE BAIXO INVESTIMENTO MOVIMENTADA ATRAVÉS DE UM SENSOR MUSCULAR.

Autores

Palavras-chave:

Mão biônica, cadeira de rodas, baixo custo

Resumo

Introdução

 

Ao início da revolução industrial houve um decorrente aumento na produção de novas tecnologias, esse efeito continua mais presente nos dias atuais, o mundo atual e globalizado exige da criatividade humana para promover um avanço tecnológico que seja benéfico a sociedade. Há uma necessidade de novas tecnologias que promovem a inclusão social de deficientes físicos, entretanto, sendo um progresso de acesso apenas as mais altas classes sociais. (SCHWAB, 2019)

 

 

Objetivo

 

Construção de uma cadeira de rodas inteligente e de baixo investimento com o intuito de promover a acessibilidade e inclusão, independente de classe social.

Metodologia

 

Na projeção de algo como uma cadeira de rodas inteligente é preciso de certa minuciosidade quanto à escolha dos materiais, pois sabe-se que diferentes materiais se comportam de diferentes maneiras. Nesse caso, para a estrutura da cadeira utilizamos 4 metros de canos de PVC com o intuito de baratear o custo. Logo, no restante da estrutura foram utilizadas duas chapas de alumínio com os

   

1


comprimentos de 40x45cm para o apoio das costas e 40x40cm para o apoio do corpo.

 

 

Resultados

 

Foi proposto um circuito eletrônico integrando duas vertentes da cadeira para realizar a ligação do joystick até o motor. O joystick ficou posicionado no apoio do braço direito e o restante da parte eletrônica foi armazenado na parte inferior da cadeira. Sendo ela distribuída em: Motor, driver, circuito eletrônico, fonte e toda fiação do protótipo.

Com o intuito de movimentar o motor de forma automática foi necessário aplicar programação na linguagem C++ atrelado ao nosso microcontrolador Arduino UNO, com isso foi possível estabelecer uma melhor performance, tendo em vista o melhor funcionamento do motor de passo juntamente ao driver de motor.

     Referente a estrutura foram utilizados 2,5 m de canos de PVC colados uns aos outros para garantir maior estabilidade. Apesar de ser um material de plástico, ele foi montado em um formato 4x4 com o intuito de aguentar até 98 Kg, esse peso foi simulado através do software SolidWorks e testado após a montagem da cadeira. Visando a segurança do usuário é indicado que seja utilizada a capacidade de até 88 Kg por motivos de segurança.

 

 

Conclusão

 

O presente trabalho teve como o objetivo principal a execução de uma cadeira de rodas inteligente visando garantir uma maior autonomia a um tetraplégico de uma forma mais econômica, pois todo material utilizado é mais barato que os convencionais e de fácil acesso.

Logo, os resultados atestam a capacidade de automatização da cadeira demonstrando diversas áreas da Engenharia Mecatrônica definidas em Mecânica, Eletrônica e Automação. As três áreas são bem trabalhadas no curso, possibilitando que alunos construam protótipos como esse, possibilitando o avanço da Medicina explorando essas áreas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

SCHWAB, Klaus. A Quarta Revolução Industrial. 1. ed. [S. l.: s. n.], 2018.

IBGE. Nota técnica 01/2018. Disponível em:

<https://ftp.ibge.gov.br/Censos/Censo_Demografico_2010/metodologia/notas_tecnicas/nota_te cnica_2018_01_censo2010.pdf>. Acesso em 20/03/2021.

IBGE. POF - Pesquisa de Orçamentos familiares. 2017-2018. Disponível em:

<https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/24786-pesquisa-de-orcamentos- familiares-2.html?=&t=downloads>. Acesso em 24/03/2021

GOMES, Aline Freitas et al. Habilidade e desempenho em cadeira de rodas afetam a qualidade de vida de pessoas com deficiência. Revista Eletrônica Disciplinarum Cientia, [s. l.], 21 jul. 2021.

Downloads

Publicado

2021-11-12

Como Citar

Vital da Silva, F. J., & Dantas Rocha, A. C. (2021). DESENVOLVIMENTO DE UMA CADEIRA DE RODAS INTELIGENTE DE BAIXO INVESTIMENTO MOVIMENTADA ATRAVÉS DE UM SENSOR MUSCULAR. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/15214

Edição

Seção

Seminário de Iniciação Científica - PROVIC/UNIT - Ciências Exatas e da Terra e Engenharias