IMPACTOS DO USO ABUSIVO DO ÁLCOOL NA SAÚDE GASTROINTESTINAL

Autores

  • Douglas de Carvalho Matos Barros Centro Universitário Tiradentes (UNIT AL).
  • Cindy Caylane Santos de Medeiros Centro Universitário Tiradentes (UNIT AL).
  • Regina Crisyan Lopes Martins Centro Universitário Tiradentes (UNIT AL).

Palavras-chave:

Álcool, intestino, inflamação.

Resumo

INTRODUÇÃO: O consumo abusivo de álcool é um problema global que gera problemas patológicos à saúde, além de sociais e psicológicos. As consequências mais faladas em relação ao consumo exacerbado são os problemas no fígado, no sistema nervoso central e também no trato gastrointestinal (TGI), contribuindo para o aparecimento da disbiose intestinal. OBJETIVO: Avaliar os impactos do uso abusivo do álcool na saúde gastrointestinal. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Utilizaram-se as bases de dados: Pubmed e Scielo, cruzando os descritores: “álcool” OR “alcohol” AND “gastrointestinal health” OR “liver intestine axis”. Foram incluídos apenas artigos originais na língua inglesa ou portuguesa publicados nos últimos oito anos e que avaliaram o impacto do consumo abusivo do álcool na saúde gastrointestinal em humanos. Foram excluídos teses, resumo e dissertações, bem como estudos experimentais in vitro. RESULTADOS: Quando consumido de forma excedida, o álcool e seus metabólitos tendem a sobrecarregar o TGI, favorecendo o aparecimento de enfermidades como a doença de chron e colite ulcerativa. Vale destacar também que o mesmo causa lesões em órgãos anexos, como o fígado, sendo seu consumo abusivo associado ao aparecimento de esteatose hepática e cirrose. Essa escandescência é decorrente da inflamação gerada a partir de vias oxidativas e não oxidativas do metabolismo do álcool que torna o intestino impermeável, gera um crescimento excessivo de bactérias e culmina em alterações no sistema imunológico da mucosa, condição descrita como disbiose. Convém destacar também que o alcoolismo além de favorecer o comprometimento gastrointestinal, também pode desencadear danos cardiovasculares, pancreatite, prejuízos cerebrais, anemias e até mesmo câncer. CONCLUSÃO: O álcool se mostrou um grande indutor na inflamação intestinal, que consequentemente promove patologias no TGI tanto entre como fora. Observa-se que estudos que investiguem o impacto do consumo abusivo de etanol e sua relação com a inflamação intestinal são de grande relevância para que estratégias de prevenção e de tratamento das doenças relacionadas ao etilismo crônico sejam desenvolvidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BISHEHSARI, Faraz et al. Alcohol and gut-derived inflammation. Alcohol research: current reviews, v. 38, 2017.

Disponível em:<https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5513683/>. Acesso em: 27 de setembro de 2021.

CHI, Xin et al. Regulating Intestinal Microbiota in the Prevention and Treatment of Alcohol-Related Liver Disease. Canadian Journal of Gastroenterology and Hepatology, 2020. Disponível em: <https://www.hindawi.com/journals/cjgh/2020/6629196/>. Acessado em: 27 de setembro de 2021.

Hartmann P, Seebauer CT, Schnabl B. Alcoholic liver disease: the gut microbiome and liver cross talk. Alcohol Clin Exp Res, 2015. Disponível em: < https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25872593/>. Acessado em: 28 de setembro de 2021.

Noronha, Beatriz Prado et al. Alcohol consumption patterns and associated factors among elderly Brazilians: National Health Survey, 2013. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1413-812320182411.32652017>. Acessado em: 1 de outubro de 2021.

Downloads

Publicado

2021-11-12

Como Citar

Barros, D. de C. M., Medeiros, C. C. S. de, & Martins, R. C. L. (2021). IMPACTOS DO USO ABUSIVO DO ÁLCOOL NA SAÚDE GASTROINTESTINAL. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/15213

Edição

Seção

Seminários de Temas Livres - Ciências da Saúde e Biológicas