A ASSISTÊNCIA DO ENFERMEIRO FRENTE AOS MÉTODOS TERAPÊUTICO USADOS EM CENTROS DE REABILITAÇÃO PARA PACIENTES COM PROBLEMAS MENTAIS.

Autores

  • Gabriela Cerqueira de Albuquerque UNIT https://orcid.org/0000-0001-7006-1018
  • João Gabriel Correia dos Santos
  • Maria Gabriela da Costa Torres UNIT
  • Rodrigo Scheidt Ferreira Rodrigues UNIT
  • Jackelyne Oliveira Costa Tenório UNIT

Palavras-chave:

Assistência de Enfermagem, Reabilitação psiquiátrica, Saúde Mental.

Resumo

Introdução: Há algum tempo atrás, a psiquiatria desempenhou o papel de controle dos sujeitos sociais desviantes. Os pacientes psiquiátricos eram marginalizados e, junto com deficientes mentais e miseráveis, eram excluídos da sociedade e desprovidos de sua autonomia e independência. Após a reforma psiquiátrica foram inseridos novos métodos para o tratamento e a reabilitação. Assim, a assistência da enfermagem passa a utilizar terapias alternativas para proporcionar ao paciente psíquico estabilidade, bem-estar e trabalhar as habilidades motoras através da musica e yoga. Objetivo: Descrever a assistência de enfermagem frente às terapias usadas nos centros de reabilitações para pacientes com problemas mentais. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura, indexada através da base de dados do Google acadêmico, BDENF, SCIELO. Foram utilizados os descritores ‘’assistência da enfermagem’’, ’’reabilitação psiquiátrica’’, ’’saúde mental’’. Separados para analise artigos com temas envolvendo a temática. Critérios de inclusão: Artigos completos e gratuitos nos idiomas português e inglês, disponíveis na integra, abrangendo a temática apresentada Critérios de exclusão: artigos duplicados nas bases de dados. Resultados: Após os avanços da reforma da psiquiatria o enfermeiro ganha mais autonomia para desenvolver novos métodos para a reabilitação do paciente, com isso a assistência de enfermagem fica com o caráter mais humanizado como Wanda horta pregava observando mais os pacientes e dando a ele o que é de necessidade básica. Conclusão: A assistência do enfermeiro é a monitoração geral do paciente, educação para o autocuidado e o desenvolvimento de novos métodos terapêuticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, R.L.P. et al. Algumas Considerações Sobre a Utilização de Modalidades Terapêuticas Não Tradicionais Pelo Enfermeiro Na Assistência De Enfermagem Psiquiátrica Rev. Latino-Am. Enfermagem, v.13, n. 5, Out. 2005.

GIACO,B.C.C,et.al, Primeiro episódio da esquizofrenia e assistência de enfermagem, Rev Esc Enferm USP, v.40, n.2, pag.286-291, 2006.

SOUZA, A.M.A, et al, Grupo terapêutico: sistematização da assistência de enfermagem em saúde mental, Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM) v.13, n.4,pag. 625-632, out.-dez. 2004.

Downloads

Publicado

2021-11-12

Como Citar

de Albuquerque, G. C., Correia dos Santos, J. G., da Costa Torres, M. G., Ferreira Rodrigues, R. S., & Costa Tenório, J. O. (2021). A ASSISTÊNCIA DO ENFERMEIRO FRENTE AOS MÉTODOS TERAPÊUTICO USADOS EM CENTROS DE REABILITAÇÃO PARA PACIENTES COM PROBLEMAS MENTAIS. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/15200

Edição

Seção

Seminários de Temas Livres - Ciências da Saúde e Biológicas