PERFIL NUTRICIONAL DE CRIANÇAS DO CENTRO DE RECUPERAÇÃO E EDUCAÇÃO NUTRICIONAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA DESNUTRIÇÃO INFANTIL EM ALAGOAS

Autores

Palavras-chave:

Desnutrição infantil, primeira infância, nutrição social

Resumo

Introdução: A desnutrição é uma condição multifacetada, que se desenvolve como consequência de vários fatores, dietéticos e não dietéticos. No entanto, para MOHAMED (2020) os determinantes mais frequentes estão ligados a má qualidade da dieta, práticas de cuidado infantil desfavoráveis ao desenvolvimento e a doenças infantis recorrentes. Mundialmente, a preocupação com a primeira infância tem se destacado, inclusive com a inclusão de capítulo específico no ECA. Pelo menos uma, a cada duas crianças menores de 5 anos sofre com alguma deficiência nutricional, seja vitaminas ou nutrientes essenciais. (ASSAF&JUAN, 2020) Metodologia: A elaboração do perfil nutricional das crianças atendidas pelo CREN Denisson Menezes se dará através de aferições antropométricas seriadas e pela aplicação de instrumentos de avaliação de consumo alimentar. Sendo este, parte integrante da fase de revisão de literatura do referido projeto de pesquisa, na configuração de revisão integrativa de dados constantes nas bases de dados de informação e consulta pública, do SISVAN, com o recorte específico para o Estado de Alagoas. Resultados: A maior parte das famílias que estão vinculadas com a insegurança alimentar, em Alagoas, possuíam renda abaixo de um salário mínimo, habitavam regiões com baixo IDH, moradia com mais de três pessoas, participação em programas sociais do governo, baixo nível de escolaridade dos pais, em alguns casos a ausência de um companheiro, o número superior acima de três filhos que possuam idade acima de dois anos estão mais propícios a adentrarem em situação de risco nutricional, visto que em grande parte dos casos, nessas localidades não se come carne, ou frutas e vegetais todos os dias. Junto a essa insegurança problemas como desnutrição e hospitalização de crianças tendem a surgir. Conclusões: Para uma garantia de estabilidade e segurança alimentar é de extrema necessidade que exista um apadrinhamento de políticas públicas que busquem focar e levar Segurança Alimentar e Nutricional aos mais afetados para que os mesmos possam gozar de seus direitos a uma alimentação saudável e uma maior prestabilidade biológica dos alimentos, estes estando diretamente ligados as deficiências de macronutrientes e micronutrientes, os quais tem relação direta com a saúde e o bem estar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geanne Christine Nunes Doria Barbosa, Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Graduada em Serviço Social, pela UFAL (2005) e atualmente acadêmica de Nutrição (2020) na UNIT Alagoas. Desenvolveu estudos na área de Participação Social no SUS e sobre os Impactos da Reestruturação Produtiva na Política Pública de Saúde no Brasil. No Serviço Social, possui experiência na Saúde Pública e Serviço Social Hospitalar, na área de Clinica Hematológica e Hemoterapia. Na Educação Popular em Saúde e Incentivo ao Controle Social no SUS, através da instrumentalização de Conselheiros de Saúde e apoio a movimentos populares. E na Gestão Pública da Assistência Social, de Média e Alta Complexidade, Abrigamento Institucional e, na Proteção Social Básica. Planejamento e Monitoramento da Gestão Municipal. Na Nutrição, as áreas de interesse são as de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Nutrição Clínica Hospitalar, Microbiota Intestinal e Oncologia. Atualmente pesquisando sobre o Perfil nutricional de crianças do Centro de Recuperação e Educação Nutricional pela FAPEAL.

Katherine Góes Menezes, Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL

Graduanda em Nutrição pelo Centro Universitário Tiradentes em Alagoas (2020) e aluna voluntária da Liga Acadêmica de Nutrição Clínica nas Doenças Crônicas Não Transmissíveis (LANCRO). Atualmente pesquisando sobre o Perfil nutricional de crianças do Centro de Recuperação e Educação Nutricional pela FAPEAL.

Douglas de Carvalho Matos Barros, Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL

Graduando em Nutrição pelo Centro Universitário Tiradentes em Alagoas (2020) e aluno voluntário da Liga Acadêmica de Nutrição Clínica nas Doenças Crônicas Não Transmissíveis (LANCRO). Atualmente participando como colaborador na pesquisa sobre o Perfil Nutricional de crianças do Centro de Recuperação e Educação Nutricional. Participei como discente voluntário na 70º edição da Expoagro Alagoas desempenhando atividades extensionistas de saúde.

Raphaela Costa Ferreira, Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas. Faço parte do grupo de pesquisa em alimentação e nutrição nas enfermidades e co-morbidades cardiovasculares. Sou integrante do Laboratorio NUTRICARDIO, Laboratório de eletroquímica, projeto Feijão com Arroz e Projeto ROSAS. e Projeto de extensão ADOLE. Mestra em nutrição UFAL. Especialista em nutrição clínica e fitoterapia e nutricao em Pediatria. Sou colaboradora no projeto DICA - BR/ Estudo multicêntrico HCOR. Integrante da ALNUT. Doutora em ciências da saúde ICBS - UFAL. Professora UNIT/AL dos cursos de nutrição (disciplinas: bromatologia, gestão de unidade de alimentação e nutrição e técnica dietética, dietoterapia, nutrição no adolescente, dietoterapia infantil, semiologia nutricional) e enfermagem (nutrição e saúde) e fisioterapia (bioquímica e processos patológicos) e na UFAL. Professora de pós graduação de nutrição. Leciona disciplinas na área de nutrição clinica (dietoterapia infantil, materno infantil, fisiopatologia e dietoterapia, nutrição no adolescente), na área de gestão de unidade de alimentação e nutrição (disciplinas gestão de unidade de alimentação e nutrição e técnica dietética).

Referências

ASSAF, Shireen & JUAN, Christina, Stunting and Anemia in Children from Urban Poor Environments in 28 Low and Middle-income Countries: A Meta-analysis of Demographic and Health Survey Data, Nutrients, v. 12, n. 11, p. 3539, 2020. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33217992/ Acessado em 30/09/2021.

MOHAMMED, Shimells Hussien et al. The state of child nutrition in Ethiopia: an umbrella review of systematic review and meta-analysis reports, BMC Pediatrics, v. 20, n. 1, 2020. Disponível em https://bmcpediatr.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12887-018-1068-0 Acessado em 30/09/2021.

BRASIL. Pesquina Nacional de População Residente em Território Brasileiro. TABNet. DATASUS,

Disponível em http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?ibge/cnv/popbr.def. Acessado em 16/09/2021

SANTOS, Leonardo Possa dos. & GIGANTE, Denise Petrucci. Relação entre a Insegurança Alimentar e Estado Nutricional de Crianças Brasileiras Menores de Cinco Anos. Revista Brasileira de Epidemiologia. 16ª Ed. 2013. Disponível em https://www.scielo.br/j/rbepid/a/DQJhcFRFBsq8Nh6mTxh6Htq/?lang=pt&format=pdf. Acessado em 30/09/2021.

BRASIL, Sistema de Vigilância da Avaliação Nutricional – SISVAN. Ministério da Saúde. Disponível em https://sisaps.saude.gov.br/sisvan/relatoriopublico/index. Acessado em 30/09/2021.

SHOEPS, D.O. et al. Estado Nutricional de Crianças em Idade Pré-escolar de Famílias de Baixa-renda. Nutricional Journal. Volume 10. 2011. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3112402/. Acessado em 30/09/2021.

PAULINO, André Hercilio, et al. Indicadores de insegurança alimentar e nutricional associados à anemia ferropriva em crianças brasileiras: uma revisão sistemática. Ciência & Saúde Coletiva [online]. v. 23, n. 4. 2018. Disponível em https://www.scielo.br/j/csc/a/HT568nF3ZVQknXD43rCrnDh/?lang=en Acessado em 03/10/2021.

POBLACION, Ana et al. Validity of a 2-item screening tool to identify families at risk for food insecurity in Brazil. Cadernos de Saúde Pública. v. 37, n. 6. 2021. Disponível em https://scielosp.org/article/csp/2021.v37n6/e00132320/ Acessado em 03/10/2021.

Downloads

Publicado

2021-11-12

Como Citar

Doria Barbosa, G. C. N., Menezes, K. G., Matos Barros, D. de C., & Ferreira, R. C. (2021). PERFIL NUTRICIONAL DE CRIANÇAS DO CENTRO DE RECUPERAÇÃO E EDUCAÇÃO NUTRICIONAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA DESNUTRIÇÃO INFANTIL EM ALAGOAS. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/15196

Edição

Seção

Seminários de Temas Livres - Ciências da Saúde e Biológicas