TABAGISMO E A HISTOLOGIA DO PULMÃO

Autores

  • Paula Cavalcante Amélio Silva Cedrim Universidade tiradentes
  • Maria Clara Calheiros Barroca Universidade Tiradentes
  • Pedro Ivo Malta Marinho Universidade Tiradentes
  • Vitória Fonseca Carmo Universidade Tiradentes
  • Darah Yasmim Moreira Alves Universidade Tiradentes
  • Sabrina Gomes Oliveira Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

alvéolos pulmonares, tabaco, troca gasosa pulmonar.

Resumo

A característica primordial dos seres vivos é a respiração, no qual os pulmões são os principais órgãos do sistema respiratório. No que se refere ao comprometimento causado pelo cigarro, a função respiratória é a área mais atingida, mas as substâncias tóxicas circulam por todo o organismo, de modo que pode causar diversos danos, sendo o tabagismo considerado a segunda causa de morte evitável no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Assim, no pulmão é possível identificar diversas estruturas, entre elas estão os alvéolos pulmonares - espaços aéreos terminais do sistema respiratório e locais de troca gasosa entre o ar e o sangue. Devido a isso, a prática de fumar compromete a ocorrência da hematose nessas estruturas, de maneira que dificulta a respiração e provoca a fagocitose de suas células. Objetivo: Compreender a relação do tabagismo com alterações no tecido pulmonar. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica, com base em pesquisas realizadas em livros Histologia Básica Texto e Atlas e artigos científicos na base de dados Scielo, utilizando os descritores tabagismo AND alvéolos pulmonares AND histologia, e na base PubMed foram usados os descritores pulmonary alveoli AND smoking. Resultados e Discussão: Em condições de estado estável, os macrófagos alveolares compõem mais de 90% da população de células imunes residentes do pulmão. Essas células em estado quiescente mantêm a capacidade de responder rapidamente a microrganismos estrangeiros e material particulado. Em um estudo, foi encontrado em pulmões saudáveis de doadores que mais de 80% dos macrófagos alveolares não expressaram nenhum marcador de polarização e esse percentual diminuiu progressivamente com o tabagismo e a gravidade da doença para 20% os macrófagos alveolares não polarizado. A infiltração de células inflamatórias na mucosa, submucosa e tecido glandular, causada pela inalação da fumaça do cigarro com nicotina e outras substâncias tóxicas, é responsável pela destruição da matriz, escassez de suprimento sanguíneo e morte celular epitelial. Muitos acreditam que o cigarro eletrônico é menos prejudicial que o tradicional, porém dados indicam danos pulmonares após exposições agudas à nicotina inalada em concentrações encontradas nesses dispositivos. Conclusão: A nicotina causa alterações no endotélio pulmonar, as quais interferem nas moléculas de adesão, e tem um papel importante para a iniciação e progressão de lesões. Portanto, a simples exposição à fumaça de produtos de tabaco contribui para o desenvolvimento ou até mesmo agravamento de outros problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AHMAD, Shama et al. Acute pulmonary effects of aerosolized nicotine. American Journal of Physiology-Lung Cellular and Molecular Physiology, v. 316, n. 1, p. L94-L104, 2019.

BAZZAN, Erica et al. Dual polarization of human alveolar macrophages progressively increases with smoking and COPD severity. Respiratory research, v. 18, n. 1, p. 1-8, 2017.

CHO, Soo Jung; STOUT-DELGADO, Heather W. Aging and lung disease. Annual review of physiology, v. 82, p. 433-459, 2020.

DOS SANTOS PISCIOTTA, Ana Beatriz et al. EFEITOS NOCIVOS DO TABAGISMO NO SISTEMA RESPIRATÓRIO. Revista Pesquisa e Ação, v. 4, n. 2, 2018.

HOU, Wei et al. Cigarette smoke induced lung barrier dysfunction, EMT, and tissue remodeling: a possible link between COPD and lung cancer. BioMed research international, v. 2019, 2019.

TSUKAZAN, Maria Teresa Ruiz et al. Câncer de pulmão: mudanças na histologia, sexo e idade nos últimos 30 anos no Brasil. Jornal Brasileiro de Pneumologia, v. 43, p. 363-367, 2017.

UCHOA, J.L.C.; JOSÉ, C. Histologia Básica - Texto & Atlas, 13ª edição. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2017. 9788527732178. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788527732178/. Acesso em: 01 Oct 2021.

WOJCIECH, P. Ross Histologia - Texto e Atlas. Porto Alegre: Grupo GEN, 2021. 9788527737241. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788527737241/. Acesso em: 01 Oct 2021.

Downloads

Publicado

2021-11-12

Como Citar

Cedrim, P. C. A. S., Barroca, M. C. C., Marinho, P. I. M., Carmo, V. F., Alves, D. Y. M., & Oliveira, S. G. (2021). TABAGISMO E A HISTOLOGIA DO PULMÃO. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/15190

Edição

Seção

Seminários de Temas Livres - Ciências da Saúde e Biológicas