O USO INDISCRIMINADO DAS REDES SOCIAIS PELOS ADOLESCENTES E OS SEUS IMPACTOS NO COMPORTAMENTO: AS CONSEQUÊNCIAS AO EXCESSO DE EXPOSIÇÃO

Autores

Palavras-chave:

adolescentes, inovações tecnológicas, redes sociais

Resumo

O uso das redes sociais por adolescentes entre 13 e 17 anos torna-se cada vez mais comum, situação que tablets e smartphones estão inseridos em suas rotinas de modo que costumam passar horas navegando por aplicativos e sites de interação. Nesse sentido, apesar dos recursos tecnológicos assumirem papel relevante no processo de globalização, podendo, inclusive, ser utilizados para a prática de atividades inerentes à educação, lazer e desenvolvimento social, é necessário destacar a importância da imposição de limites. Com a facilidade de transmissão de conteúdo, os adolescentes são constantemente influenciados pelo que é mostrado no mundo virtual, e sem a devida orientação, hábitos negativos decorrentes dessa exposição podem ser desenvolvidos ao longo do tempo. Dessa forma, o presente estudo busca abordar os impactos causados no comportamento dos adolescentes em virtude do uso das redes sociais, que vem se perfazendo de maneira habitual, mas nem sempre de forma segura e moderada. Para tanto, buscou-se desenvolver uma pesquisa exploratória utilizando o método hipotético-dedutivo, a partir da revisão bibliográfica com abordagem qualitativa. Posta assim a questão, é de se afirmar que diante do acelerado avanço das redes sociais, estão sendo criadas idealizações sobre estilos de vida e padrões estéticos, o que acaba por ocasionar um sentimento de fracasso aos que não se enxergam nas mesmas posições. Isto é, se o jovem não estiver na mesma posição social, não tiver condição financeira ou perfil estético semelhante aos dos indivíduos que acompanha na internet, surge a sensação de insuficiência, acompanhada da preocupação excessiva com comentários ou curtidas, com a aprovação dos demais internautas e com a possibilidade de repercussão negativa de determinadas fotos ou vídeos. Com isso, discorremos sobre a incidência desses aspectos no comportamento dos menores, que passam a ter uma falsa percepção da realidade, bem como apresentar alterações no humor, traços de agressividade, insatisfações e inseguranças. Concludentemente, o que se tem é que a adolescência é uma fase de transição marcada por grande instabilidade e desenvolvimento físico e emocional. Sendo assim, constitui um público com maior vulnerabilidade em relação às influências do mundo ao seu redor, principalmente no que diz respeito às “armadilhas” propiciadas pela internet, alertando para a necessidade da implementação de medidas protetoras, como o acompanhamento psicológico e a supervisão dos conteúdos acessados, para que os responsáveis possam compreender o que está sendo refletido na vida desses jovens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Moreira Moreira, Centro Universitário Tiradentes( UNIT)

Graduanda em direito pelo Centro Universitário Tiradentes UNIT, membro do grupo de estudo direito civil constitucional.

Victoria Regia De Mello Casado, Centro Universitário Tiradentes (UNIT)

Graduanda em direito pelo Centro Universitário Tiradentes UNIT, membro do grupo de estudo direito civil constitucional.

Referências

BORDIGNON, Cristina; BONAMIGO, Irme Salete. Os jovens e as redes sociais virtuais. Pesquisas e Práticas Psicossociais,, v. 12, n. 2, p. 310-326, 2017. Disponível em:

<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-89082017000200006>. Acesso em 26 set. de 2021.

CANHÃO, Mariana Alves. Riscos e potencialidades do uso das redes sociais na adolescência. 2016. 27 f. Tese (Mestrado Integrado em Medicina) - Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2016. Disponível em: <https://repositorio.ul.pt/handle/10451/29041>. Acesso em: 24 set. 2021.

MUSSIO, Rogéria Albertinase Pincelli. A geração Z e suas respostas comportamental e emotiva nas redes sociais virtuais. Dissertação de Mestrado (Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias - IBRC) - Universidade Estadual Paulista - Instituto de Biociências de Rio Claro, Rio Claro, SP, 2017. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/handle/11449/151376>. Acesso em: 22 set. 2021.

SOUZA, Karlla; CUNHA, Mônica Ximenes Carneiro da. Impactos do uso das redes sociais virtuais na saúde mental dos adolescentes: uma revisão sistemática da literatura. Educação, Psicologia e Interfaces, v. 3, n.3, p. 204- 217, 2019. Disponível em:

<https://educacaoepsicologia.emnuvens.com.br/edupsi/article/view/156>. Acesso em: 22 set. 2021.

Downloads

Publicado

2021-11-12

Como Citar

Moreira, L. M., & De Mello Casado, V. R. (2021). O USO INDISCRIMINADO DAS REDES SOCIAIS PELOS ADOLESCENTES E OS SEUS IMPACTOS NO COMPORTAMENTO: AS CONSEQUÊNCIAS AO EXCESSO DE EXPOSIÇÃO. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/15128

Edição

Seção

Seminários de Temas Livres - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas