A ECONOMIA DIGITAL SOB A ÓTICA DA GLOBALIZAÇÃO

Autores

  • Bruno Vicente Nunes de Oliveira
  • Filipe Torres de Melo
  • Simone Craveiro Barros Pessôa
  • Paulo Ricardo Silva Lima

Resumo

Introdução: No século XXI, há, nitidamente, uma crescente transfiguração da Economia Tradicional para a Economia Digital. Esse movimento exponencial impõe uma grande mudança em relação aos negócios tradicionais, em que o componente físico e local deixa de possuir relativa importância. No final do século XX, verifica-se um processo veemente de internacionalização das empresas e da forte presença de multinacionais, predominando-se na economia, assim, trocas físicas de mercadorias. Nesse sentido, Piconez (2018, p. 116) explana que “Atualmente, por outro lado, denota-se um grande fluxo de informações, e uma parcela muito relevante da economia agora se alicerça em bens intangíveis e conteúdo digital e imaterial”. Objetivo: Analisar os aspectos da Economia Digital sob a ótica da globalização. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica de natureza básica e de cunho qualitativo, sob o método dedutivo. Resultado e discussões: O século XXI é marcado por um cenário de crescente incorporação de informações, dados e conhecimentos aos meios de produção e comercialização de bens e serviços. Desse modo, a internet torna-se uma propulsora nas relações sociais e econômicas entre indivíduos, organizações e nações (ALVES p. 12, 2018). Nesse ínterim, a sociedade presencia um dos maiores avanços de sua história, desde a Revolução Industrial. A Era da Informação e da Economia Digital transformam, significativamente, o comportamento de governos, organizações e pessoas. Desse modo, os avanços tecnológicos das últimas décadas, alinhados à globalização, tornaram países menos distantes e pessoas mais próximas, independentemente, de sua localização geográfica. Como exemplo dos novos modelos de negócios e mercados oriundos desta evolução tecnológica estão as Startups, o E-commerce, o Marketplace e a venda de dados. No que se refere ao E-commerce, só em 2018, este segmento obteve um faturamento de R$ 52 bilhões de reais, assumindo assim um papel de destaque na economia global (AGUILAR, 2020).Conclusões: Conclui-se que a internet e, consequentemente, a Economia Digital, conferiram forte crescimento nas relações mundiais, seja por meio de transações econômicas, relações pessoais ou transferências de dados e informações, requerendo dos indivíduos novas capacidades e habilidades para se adequar a essas mudanças paradigmáticas.

Palavras-chave: Economia Digital. Globalização. Internet.  

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Biografia do Autor

Filipe Torres de Melo

Graduado em Letras pela Estácio. Graduando em Direito pela Universidade Estadual e Alagoas

Simone Craveiro Barros Pessôa

Graduada em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário Cesmac

Paulo Ricardo Silva Lima

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco; Graduando em Direito - Centro Universitário Tiradentes, Alagoas

Referências

ALVES, M. S. Indústria 4.0: o lastro da transformação digital da indústria automobilística nos contextos global e brasileiro. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Economia na Faculdade de Economia, Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2018.

PICONEZ, M. B. Os princípios da tributação do Estado da fonte e no Estado da residência e os impactos da economia digital. In MONTEIRO, A.; FARIA, R.; MAITTO, R (org.). Tributação da Economia Digital: Desafios no Brasil, experiência internacional e novas perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2018.

AGUILAR, A. O que é a economia digital? Blog de ambientes de negócios, 2020.

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Publicado

2021-11-12

Como Citar

Nunes de Oliveira, B. V., de Melo, F. T., Barros Pessôa, S. C., & Silva Lima, P. R. (2021). A ECONOMIA DIGITAL SOB A ÓTICA DA GLOBALIZAÇÃO. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/15070

Edição

Seção

Seminários de Temas Livres - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas