A IMPORTÂNCIA DO PROJETO MENTORIA PELA PERSPECTIVA DE MENTORES E MENTORANDOS

Autores

  • Késily Izabela da Silva Lima
  • Ane Caroline Costa Valença
  • Ronaldo Gomes Alvim

Palavras-chave:

evasão escolar, mentoria, universidades.

Resumo

Introdução: A evasão acadêmica é conceituada como abandono do curso antes da sua conclusão (AMBIEL; SANTOS; DALBOSCO, 2016), estando presente nas universidades desde quando surgiu a primeira escola no Brasil no ano de 1550. As motivações para desistir do curso dividem-se em fatores internos e externos. Como resposta, diversas universidades instauraram projetos de mentoria, objetivando diminuir os índices de evasão acadêmica e acompanhar os calouros em sua adaptação (MEDINA et al., 2016; SANTOS; BOTINHA; SANTOS, 2018). Considerando que este processo é deletério ao indivíduo e à Instituição Superior, o Grupo Tiradentes aprovou o projeto em 2016 na sua sede em Aracaju e em janeiro de 2017 foi implantado na UNIT-AL. Objetivo(s): Avaliar a eficácia do Projeto Mentoria no Centro Universitário Tiradentes e sua relevância na vida acadêmica e pessoal dos mentores e mentorandos, bem como os motivos que levam a evasão e a permanência na instituição. Metodologia: Para sua realização, o projeto foi aprovado pelo Comitê  de  Ética  em  Pesquisa  da  instituição sob o registro 40486720.0.0000.5641. Foram coletados dados através de questionários online e entrevistas semiestruturadas por videoconferência, e a análise dos resultados obtidos utilizou os métodos descritivo e transversal através de estudo analítico e misto. Resultados: Os mentores acreditam que o projeto é um meio de acolher os alunos, auxiliando-os na sua adaptação na universidade. Os principais impactos do projeto para os mentores são crescimento profissional/humano/pessoal, capacitação acadêmica e desenvolvimento de habilidades sociais. Enquanto a principal dificuldade encontrada foi o engajamento dos alunos. Eles relataram como pontos a serem melhorados no projeto: calendário de reuniões e quantidade de relatórios/atividades; pagamento em dia e comunicação do financeiro; e maior apoio dos professores. Já os mentorandos consideram o projeto importante para sua adaptação e carreira acadêmica durante a graduação, assim como os mentores, mas reconhecem que há alguns pontos que precisam ser melhorados. Como, por exemplo, a diferença de conduta entre mentores. Percebeu-se também que o aluno que foi mentorado é mais ativo na academia e conhece as oportunidades que pode participar, que a instituição oferece, e tem menos anonimato acadêmico, possibilitando também mais satisfação e aproveitamento do curso. Em consequência disso, tem mais ânimo para continuar, pois pode conhecer as diversas possibilidades de trabalho, além das tradicionais. Conclusão(ões): Observou-se que os mentores ingressam no projeto por meio de motivação externa, entretanto, ao decorrer da participação, ocorre uma transição para motivação intrínseca. Ademais, importantes benefícios foram percebidos do projeto para a universidade, mentores e mentorandos em relação às esferas econômica, profissional e/ou emocional.

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Referências

AMBIEL, Rodolfo Augusto Matteo; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos; DALBOSCO, Simone Nenê Portela. Motivos para evasão, vivências acadêmicas e adaptabilidade de carreira em universitários. Psico, Porto Alegre, v. 47, n. 4, p. 288-297, 2016. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psico/v47n4/05.pdf>. Acesso em: 17 jun. 2021.

MEDINA, Teresa et al. Mentoria no Ensino Superior - o Projeto de Mentoria da FPCEUP. In: Workshop de Inovação e Partilha Pedagógica da U. Porto. 2016. Disponível m: <https://tv.up.pt/uploads/attachment/file/622/FPCEUP_Teresa_Medina_Resumo.pdf>Acesso em 17 jun. 2021.

SANTOS, Andressa Teles dos; BOTINHA, Reiner Alves; SANTOS, Cassius Klay Silva. Teoria da Autodeterminação: uma análise da motivação dos estudantes de ciências contábeis de uma IES privada. In: CONGRESSO VIRTUAL DE ADMINISTRAÇÃO, 15, 2018. São Paulo. Anais... São Paulo: Convibra, 2018, p. 01-18. Disponível em: <https://www.convibra.org/congresso/convibra-painel/artigo/get/2018_81_15696.pdf>. Acesso em 25 jun. 2021.

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Publicado

2021-11-12

Como Citar

Lima, K. I. da S., Valença, A. C. C., & Alvim, R. G. (2021). A IMPORTÂNCIA DO PROJETO MENTORIA PELA PERSPECTIVA DE MENTORES E MENTORANDOS. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/15069

Edição

Seção

Seminário de Iniciação Científica - PROVIC/UNIT - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas