ALEITAMENTO MATERNO NA PREVENÇÃO DA DIARREIA AGUDA EM CRIANÇAS

Autores

  • Danielle Siqueira Carvalho Vilanova CENTRO UNIVERSATÁRIO TIRADENTES
  • Vanessa Ribeiro Conrado CENTRO UNIVERSATÁRIO TIRADENTES
  • Sabrina Gomes de Oliveira CENTRO UNIVERSATÁRIO TIRADENTES

Palavras-chave:

aleitamento materno, diarreia aguda na infância, prevenção.

Resumo

Introdução: A diarreia pode ser caracterizada por episódios de três ou mais evacuações líquidas ou amolecidas em um período de 24 horas, sendo essa alteração um dos principais parâmetros de avaliação a ser considerado durante o diagnóstico. No quadro de diarreia aguda existirá um desequilíbrio na homeostase entre a absorção e a secreção de fluidos e de eletrólitos, e, apesar de ser uma doença autolimitada, a qual pode durar cerca de 14 dias, pode acarretar num quadro de desidratação, devido a perda de grande quantidade de líquidos. Na infância, quadros dessa patologia são muitos comuns, chegando a dois episódios por ano em crianças menores de cinco anos, normalmente, são desencadeadas por vírus, principalmente o rotavírus e, dificilmente, evoluem para casos fatais e o tratamento é basicamente sintomático. Diante disso, o leite materno surge como um forte aliado na prevenção desta patologia, devido a sua composição ele vai ajudar no desenvolvimento e amadurecimento da mucosa intestinal, além de possuir complexos imunológicos que vão fortalecer a imunidade sistêmica do neonato. Ademais, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) (ANO) afirma que a falta da amamentação ou sua interrupção precoce são fatores de risco para o desenvolvimento de diarreia aguda. Entretanto, caso ela exista, favorece uma evolução menos grave e a uma menor chance de hospitalização, portanto, cabe aos profissionais de saúde estimularem a adesão da mãe e da criança ao aleitamento materno. Objetivo: Discorrer sobre a importância do aleitamento materno na prevenção de diarreia aguda em crianças.  Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura, em que foram realizadas buscas on-line na base de dados científicos U.S. National Institutes Of Health's National Library Of Medicine (PUBMED) utilizando como descritores “Diarreia Infantil”, “Aleitamento Materno” e “amamentação”, selecionando materiais que possuem identificação direta com o tema abordado por esta pesquisa. Resultados: O aleitamento materno, dentre os seus inúmeros benefícios, é uma alternativa eficaz e acessível na prevenção e no tratamento da diarreia na infância, uma vez que a amamentação é capaz também de auxiliar o organismo do bebê a se defender de diversas patologias isso se dá pelo fato de que probióticos e moléculas bioativas fazem parte da composição desse leite e ajudam no desenvolvimento e amadurecimento da mucosa intestinal. Além disso, em sua composição existem complexos imunológicos adquiridos e inatos exclusivos do leite humano, como compostos antimicrobianos e imunoglobulinas, que vão fortalecer a imunidade sistêmica do neonato. Conclusão: O aleitamento materno auxilia diretamente no desenvolvimento do sistema imunológico e da flora intestinal do recém-nascido, tendo papel imprescindível na diminuição e melhora dos quadros de diarreia na infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CIENTÍFICO, Conselho; DE SADOVSKY, Ana Daniela Izoton. Diarreia aguda: diagnóstico e tratamento. Sociedade Brasileira de Pediatria-Departamento Científico de Gastroenterologia, n. 1, 2017.

VAN TRIEU, Thanh; DE PONTUAL, Loïc. Conduite à tenir devant une diarrhée aiguë chez l’enfant. La presse médicale, v. 42, n. 1, p. 60-65, 2013.

DIALLO, Ana F. et al. Feeding modes, duration, and diarrhea in infancy: Continued evidence of the protective effects of breastfeeding. Public Health Nursing, v. 37, n. 2, p. 155-160, 2020.

LAMBERTI, Laura M. et al. Breastfeeding and the risk for diarrhea morbidity and mortality. BMC public health, v. 11, n. 3, p. 1-12, 2011.

ABDEL-HAFEEZ, Ekhlas Hamed et al. Breast-feeding protects infantile diarrhea caused by intestinal protozoan infections. The Korean journal of parasitology, v. 51, n. 5, p. 519, 2013.

Downloads

Publicado

2021-11-12

Como Citar

Siqueira Carvalho Vilanova, D., Ribeiro Conrado, V., & Gomes de Oliveira, S. (2021). ALEITAMENTO MATERNO NA PREVENÇÃO DA DIARREIA AGUDA EM CRIANÇAS. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/15037

Edição

Seção

Seminários de Temas Livres - Ciências da Saúde e Biológicas