PROPOSIÇÃO DE UM MODELO DE AÇÃO INOVADORA NUMA COMUNIDADE EDUCACIONAL TRADICIONAL: O CASO DA UNIT - AL

Autores

Palavras-chave:

Inovação, Comunicação, disrupção.

Resumo

RESUMO: O presente trabalho trata de um projeto de inovação tecnológica com vistas a promoção do empreendedorismo no Centro Universitário Tiradentes (UNIT- AL) para alunos, professores e colaboradores que possuem ou pretendem abrir um empreendimento próprio com cunho inovador, tais como: lojas presenciais e online, startups, o ramo de foodtrucks, dentre outras inúmeras possibilidades voltadas à inovação em quaisquer áreas de conhecimento. É notório que a comunidade Unitiana, ao idealizar um empreendimento, não possui um direcionamento empreendedor para tal execução e, muitas vezes, poderá se autodeclarar confusa, sem abrangência de novas possibilidades, estratégias e inovações de mercado compreendendo, de maneira equivocada, a possibilidade de sair da inércia e inovar em produtos, serviços e processos. Mentes e projetos brilhantes não faltam. A UNIT conta com profissionais das diversas áreas do conhecimento, que podem auxiliar na criação dos negócios pensados pela comunidade, gerando conhecimento, ciência, reconhecimento, emprego e renda. Essas ações em prol da cultura da inovação poderão ser encontradas numa determinada localidade, nas dependências do Centro Universitário Tiradentes, que pode ser uma Incubadora tecnológica, um setor de mentoria para pequenos negócios ou, ainda, uma sala de aceleração de negócios inovadores,  na qual os profissionais (docentes e colaboradores capacitados em suas diversas áreas de conhecimento) irão prestar serviços, tais como palestras, assessória, consultoria, validação de projetos, além de dividir experiências e colher resultados. Com a pandemia da COVID-19, o aumento de empreendimentos acelerou consideravelmente, catalisando as diversas atividades de serviços e tecnologia, como movimentos, estratégias e comportamentos, antes não tão frequentes. No cenário pandêmico, é necessário debater sobre social media, home office, Startup, Propriedade Intelectual e Inovação, copyright, gerenciamento de rede, algoritmos, engajamento, aplicativos facilitadores de serviços, multiplataformas de streaminglives, vendas online, monetização, delivery, ensino remoto e afins. O Centro Universitário Tiradentes será o pioneiro entre os centros universitários de Maceió e colocará em prática a intenção em empreender e inovar entre os docentes, discentes e colaboradores, tendo destaque estadual e promovendo possibilidades de formação, aplicabilidade e responsabilidade inovadora e social em detrimento aos três pilares de um Centro de Inovação – Ensino, pesquisa e extensão. Quando da finalização da pesquisa, o que se pretende constatar é a desburocratização na sistemática de empreender e inovar com serviços pensados por colaboradores, docentes e discentes, dentro e fora do Centro Universitário – UNIT – AL e o apoio, através de um mecanismo inovador como quebra paradigmática da comunidade Unitiana de Alagoas a partir da Inovação Tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARROS, Janaína Galdino de. Matriz gerencial de propriedade intelectual e inovação para startups inseridas em ecossistemas Tese. (Doutorado em Ciência da Propriedade Intelectual) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.

CRUZ, Cleide Ane Silva. Modelo de percepção para seleção de tecnologias patenteáveis.2020. Tese (Doutorado em Ciência da Propriedade Intelectual) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2009.

MANCUSO, Alinne Castelo Branco, et al. Estatística descritiva: perguntas que você sempre quis fazer, mas nunca teve coragem. Porto Alegre – RS, URFRS, 2019.

Kunsch, Margarida Maria Krohling et al. Inovação e Empreendedorismo em Comunicação. Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, ano 16, N. 31, 2º semestre, 2019.

SCHUMPETER, J.A. A teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo: Nova Cultural, 1988.

SPEZIALI, Marcelo Gomes et al. Cartilha de propriedade intelectual. 2016. Disponível em: http://saci2.ufop.br/data/solicitacao/08749_cartilha_nite_versao_final.pdf. Acesso em: 10 jun. 2021.

BABBIE, E. R. Métodos de pesquisa de survey. Belo Horizonte: UFMG, 1999. 519 p.

WIPO. WORLD INTELLECTUAL PROPERTY ORGANIZATION. WIPO intelectual Property Statistics Data Center. 2016. Disponível em: < https://www3.wipo.int/ipstats/index.htm?tab=industrial > Acesso em: 10 de junho de 2021.

Downloads

Publicado

2021-11-12

Como Citar

de Barros, J. G., Carmo, E. V. S. V. H. do, & Amorim, R. R. de’’. (2021). PROPOSIÇÃO DE UM MODELO DE AÇÃO INOVADORA NUMA COMUNIDADE EDUCACIONAL TRADICIONAL: O CASO DA UNIT - AL. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/15031

Edição

Seção

Seminário de Iniciação Científica - PROBIC/UNIT - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas