IMPLICAÇÕES AMBIENTAIS NO BAIRRO DA LEVADA EM MACEIÓ: UM ESTUDO DA DRENAGEM URBANA

Autores

  • Gisela Caroline Guedes Silva Centro Universitário Tiradentes
  • Débora Silva de Freitas Centro Universitário Tiradentes
  • Giordano Bruno Medeiros Gonzaga Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

escoamento, pluviosidade, resíduos sólidos.

Resumo

RESUMO: Introdução: A drenagem urbana é o conjunto de medidas que tenham como objetivo minimizar os riscos que a população está sujeita, diminuir os prejuízos causados por inundações e possibilitar o desenvolvimento urbano de forma harmônica, articulada e sustentável (VAZ, 2004). Ou seja, a drenagem urbana consiste em uma série de métodos adotados com a finalidade de gerir a água da chuva que escoa no ambiente urbano. Partindo do conceito de drenagem urbana e da finalidade da mesma pressupõe-se que a partir da sua aplicação os problemas relacionados ao escoamento da água da chuva estão resolvidos. Entretanto, devido ao crescimento populacional e ao avanço da urbanização são produzidos impactos negativos na infraestrutura de recursos hídricos. Um exemplo atual dos problemas relacionados à alagamentos é o que acontece no bairro Levada localizado na cidade de Maceió, no estado de Alagoas, uma das regiões mais castigadas durante os meses de chuva. O bairro está situado na parte baixa de Maceió, próximo ao Centro da cidade, onde grande parte da região antes era composta por mangues que foram sendo aterrados com o tempo. Objetivo: Analisar, por meio de dados coletados, o impacto causado pelas chuvas no bairro da Levada em Maceió e as condicionantes que influenciam para que o problema na região persista. Metodologia: Para o desenvolvimento do trabalho foi necessária a realização de pesquisa bibliográfica, a fim de levantar o histórico da drenagem local, bem como o desenvolvimento do sistema de drenagem no Brasil e, além disso, foram coletados dados documentais no Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para análise do índice pluviométrico da região. Resultados: Por meio dos dados captados, foi possível a construção de uma tabela que contempla o índice pluviométrico por um período de 21 anos da capital Maceió e de 2 (dois) gráficos que permitiram a observação da incidência das chuvas na região de Maceió. Conclusão: Com base nos dados levantados e na pesquisa realizada, foi possível verificar que os meses que mais chovem na cidade são maio, junho e julho, com uma precipitação média de 300 mm por mês. Além disso, observou-se que nos demais meses o índice pluviométrico é relativamente baixo. Esta variação da precipitação acaba afetando a drenagem dos bairros devido ao fato que a micro e a macro drenagem são executadas de acordo com uma média da precipitação. Se a maior parte do tempo a precipitação não é tão alta então “não há necessidade” de dimensionar os elementos que compõem a drenagem urbana para suportar uma vazão maior, já que a região só tem grandes picos em alguns momentos. Contudo, são essas elevadas precipitações momentâneas que acabam prejudicando toda uma população que precisa passar pelo local e que moram lá ou em regiões circunvizinhas. Aliando o alto índice pluviométrico, a drenagem insuficiente e a falta de conscientização ambiental da população, tem-se um problema gigantesco para o município.

  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisela Caroline Guedes Silva, Centro Universitário Tiradentes

Discente de Engenharia Civil.

Débora Silva de Freitas, Centro Universitário Tiradentes

Discente de Engenharia Civil.

Giordano Bruno Medeiros Gonzaga, Centro Universitário Tiradentes

Docente do Centro Univeitário Tiradentes.

Referências

CRUZ, M. A. S; SOUZA, C. F; TUCCI, C. E. M. Controle da drenagem urbana no Brasil: avanços e mecanismos para sua sustentabilidade. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS, 17., 2007, São Paulo. Anais eletrônicos… São Paulo: Rhama, 2007. p. 1 - 18. Disponível em: <http://rhama.com.br/blog/wp-content/uploads/2017/04/controledrenagemurbana.pdf>. Acesso em: 04. jul. 2020.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Disponível em: <https://portal.inmet.gov.br/>.

MADEIRO, C. Alagoas vive cenário de guerra após enchentes que destruíram 15 cidades. Notícias UOL. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br>.

PINHEIRO, C. B; SANTOS, R. E. dos. Trajetória da drenagem urbana no Brasil: uma perspectiva a partir da análise de políticas públicas recentes de Belo Horizonte. ENANPUR, 18. 2019, Natal. Anais. Disponível em: <http://anpur.org.br/xviiienanpur/anaisadmin/capapdf.php?reqid=248>.

RODRIGUES, Mariane; ALPINO, Lays. Descarte irregular provoca entupimento de galerias e alagamentos na Levada. AL1 , Maceió, 29 maio. 2020. Disponível em: <https://al1.com.br/noticias/maceio/44395/descarte-irregular-provoca-entupimento-de-galerias-e-alagamentos-na-levada>. Acesso em: 04 jul. 2020.

SANTOS, D. S.; TENÓRIO, G. V.; GONÇALVES, S. L. Patologias e Infraestrutura Urbana: Análise do Bairro da Levada, Cidade de Maceió. Caderno de Graduação, V.5, n.2, P. 273-284, 2019. Disponível em:<https://periodicos.set.edu.br/fitsexatas>.

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E MEIO AMBIENTE (SEDET). Cartilha do Saneamento Básico. 2018. Disponível em: <http://www.sedet.maceio.al.gov.br/servicos/pmsb/pdf/cartilha_pmsb.pdf>.

Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SEMARH. Disponível em: < http://www.semarh.al.gov.br/ >.

SOUZA, V. C. B. de. Gestão da drenagem urbana no Brasil: desafios para a sustentabilidade. GESTA, v.1, n. 1, p. 57 – 72, 2013.

SOUZA, V. C. B. de; MORAES, L. R. S; BORJA, P. C. Déficit na drenagem urbana: buscando o entendimento e contribuindo para a definição. Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais, v. 1, n. 2, p. 162 - 175, 2013.

TICIANELI. Levada de Maceió, o porto da cidade restinga. História de Alagoas, 2017. Disponível em: <https://www.historiadealagoas.com.br/levada-de-maceio-o-porto-da-cidade-restinga.html>.

TUCCI, C. E. M. Gerenciamento da Drenagem Urbana. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 5 - 27, jan./ mar. 2002.

VAZ, Valéria Borges. (2004, maio). Núcleo de Pesquisa e Extensão em Gerenciamento de Recursos Hídricos - Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo. Disponível em: <http://www.comitepardo.com.br/boletins/2004/boletim05-04.html>.

Downloads

Publicado

2021-11-12

Como Citar

Silva, G. C. G., Freitas, D. S. de, & Gonzaga, G. B. M. (2021). IMPLICAÇÕES AMBIENTAIS NO BAIRRO DA LEVADA EM MACEIÓ: UM ESTUDO DA DRENAGEM URBANA. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/15001

Edição

Seção

Seminário de Iniciação Científica - PROBIC/PROBITI/UNIT - Ciências Exatas e da Terra e Engenharias