COMPARAÇÃO DOS NÍVEIS DE EMPATIA AFETIVA E CONITIVA ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DAS ÁREAS DA SAÚDE, EXATAS E HUMANAS

Autores

Palavras-chave:

empatia, estudantes, habilidade social

Resumo

Introdução: A empatia é uma habilidade social caracterizada pela capacidade de se colocar no lugar do outro e por ser um fenômeno multidimensional que representa diferentes aspectos do comportamento do individuo. Essa habilidade é composta por duas principais dimensões: afetiva e cognitiva. A empatia afetiva é a capacidade que o indivíduo tem de vivenciar as emoções e sentimentos para com o outro, já a empatia cognitiva possibilita ao indivíduo comprender a situação do outro e comunicar-se. Objetivo: Comparar os níveis de empatia afetiva e cognitiva entre estudantes das áreas da saúde, exatas e humanas. Método: Trata-se de um estudo transversal realizadaa de forma on-line através do Goole Forms. Participaram desse estudo 519 das áreas de humanas (n=265), saúde (n=208) e exatas (n=46) de ambos os sexos com idade maior que 18 anos. Foram utilizados a Escala Multidimensional de Reatividade Interpessoal (EMRI) e um questionario sociodemográfico para identificar (idade, sexo, escolaridade e outros). Resultados: Diferenças estatisticamente significativas foram identificadas na comparação de empatia e dos domínios afetivo e cognitivos (p<0,005). Os estudantes da saúde apresentam maiores níveis de empatia (p=0,020) e do dominio afetivo (p=0,020). Enquanto os estudantes das exatas apresentaram maiores níveis de empatia cognitiva (p=0,004) e essa diferença foi identificada em relação as demais áreas (saúde e humanas). Conclusão: Diante do que foi apresentado acima, o presente estudo demonstrou que os estudantes de saúde aprentam maiores níveis de empatia e do domínio afetivo. Já os estudantes das exatas apresentam maiores níveis de empatia cognitiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini et al. Avaliação de um treinamento de habilidades sociais (THS) com universitários e recém-formados. Interação em Psicologia, v. 13, n. 2, 2009.

CAÑAS-LERMA, Ana J. et al. Empathy and COVID-19: study in professionals and students of the social health field in Ecuador. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 18, n. 1, p. 338, 2021.

DAVIS, Mark H. et al. A multidimensional approach to individual differences in empathy. 1980.

DAVIS, Mark H. Measuring individual differences in empathy: Evidence for a multidimensional approach. Journal of personality and social psychology, v. 44, n. 1, p. 113, 1983.

DECETY, Jean. The neurodevelopment of empathy in humans. Developmental neuroscience, v. 32, n. 4, p. 257-267, 2010.

EISENBERG, Nancy; STRAYER, Janet (Ed.). Empathy and its development. CUP Archive, 1990.

FALCONE, Eliane M.de O. et al. Inventário de Empatia (IE): desenvolvimento e validação de uma medida brasileira. Avaliaçao Psicologica: Interamerican Journal of Psychological Assessment, v. 7, n. 3, p. 321-334, 2008.

MOUDATSOU M. at al. The Role of Empathy in Health and Social Care Professionals. Healthcare (Basel). v.8, n.1, p.26, 2020.

MAXIMIANO-BARRETO, Madson A. et al. Factors associated with levels of empathy among students and professionals in the health field: a systematic review. Trends in psychiatry and psychotherapy, v. 42, p. 207-215, 2020.

NAZAR, Thaís Cristina Gutstein et al. Habilidades sociais e desempenho acadêmico: um estudo comparativo entre os cursos da área de saúde e humanas e cursos de ciências

SANTIAGO, Luiz Miguel et al. Comparing empathy in medical students of two Portuguese medicine schools. BMC medical education, v. 20, p. 1-6, 2020.

SCHULZ, Bernd. The importance of soft skills: Education beyond academic knowledge. 2008.

WILSON, Sarah E.; PRESCOTT, Julie; BECKET, Gordon. Empathy levels in first-and third-year students in health and non-health disciplines. American journal of pharmaceutical education, v. 76, n. 2, 2012.

WALTHER, Joachim et al. Empathy and engineering formation. Journal of Engineering Education, v. 109, n. 1, p. 11-33, 2020.

Downloads

Publicado

2021-10-21

Como Citar

dos Santos, J. B., de Farias, W. M., Maximiano-Barreto, M. A., & de Oliveira Fermoseli, A. F. (2021). COMPARAÇÃO DOS NÍVEIS DE EMPATIA AFETIVA E CONITIVA ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DAS ÁREAS DA SAÚDE, EXATAS E HUMANAS. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/14951

Edição

Seção

Seminário de Iniciação Científica - PROVIC/UNIT - Ciências da Saúde e Biológicas