COMPARAÇÃO DOS NÍVEIS DE EMPATIA AFETIVA E CONITIVA ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DAS ÁREAS DA SAÚDE, EXATAS E HUMANAS
Palavras-chave:
empatia, estudantes, habilidade socialResumo
Introdução: A empatia é uma habilidade social caracterizada pela capacidade de se colocar no lugar do outro e por ser um fenômeno multidimensional que representa diferentes aspectos do comportamento do individuo. Essa habilidade é composta por duas principais dimensões: afetiva e cognitiva. A empatia afetiva é a capacidade que o indivíduo tem de vivenciar as emoções e sentimentos para com o outro, já a empatia cognitiva possibilita ao indivíduo comprender a situação do outro e comunicar-se. Objetivo: Comparar os níveis de empatia afetiva e cognitiva entre estudantes das áreas da saúde, exatas e humanas. Método: Trata-se de um estudo transversal realizadaa de forma on-line através do Goole Forms. Participaram desse estudo 519 das áreas de humanas (n=265), saúde (n=208) e exatas (n=46) de ambos os sexos com idade maior que 18 anos. Foram utilizados a Escala Multidimensional de Reatividade Interpessoal (EMRI) e um questionario sociodemográfico para identificar (idade, sexo, escolaridade e outros). Resultados: Diferenças estatisticamente significativas foram identificadas na comparação de empatia e dos domínios afetivo e cognitivos (p<0,005). Os estudantes da saúde apresentam maiores níveis de empatia (p=0,020) e do dominio afetivo (p=0,020). Enquanto os estudantes das exatas apresentaram maiores níveis de empatia cognitiva (p=0,004) e essa diferença foi identificada em relação as demais áreas (saúde e humanas). Conclusão: Diante do que foi apresentado acima, o presente estudo demonstrou que os estudantes de saúde aprentam maiores níveis de empatia e do domínio afetivo. Já os estudantes das exatas apresentam maiores níveis de empatia cognitiva.Downloads
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