IMPACTO DA FISIOTERAPIA AQUÁTICA NA QUALIDADE DE VIDA DE INDIVÍDUOS COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Arielly Karine Pereira Centro Universitário Tiradentes
  • Victor Hugo Do Nascimento Centro Universitário Tiradentes
  • Éven Quintela Matias Gonçalves Centro Universitário Tiradentes
  • Layane Matos Santos Centro Universitário Tiradentes
  • Priscila Helena Vanin Alves de Souza Matias Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

Hidroterapia, Qualidade de vida, Insuficiência Cardíaca.

Resumo

INTRODUÇÃO: Devido à complexidade da condição clínica da insuficiência cardíaca (IC), é necessário que os indivíduos sejam motivados a praticar exercícios terapêuticos regularmente. Assim, a fisioterapia aquática pode promover a reabilitação e a prevenção de alterações diante de disfunções a curto e longo prazo, com base nos efeitos fisiológicos da água. OBJETIVO: Realizar uma revisão integrativa para analisar o impacto da fisioterapia aquática na qualidade de vida de indivíduos com IC. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa com critério de elegibilidade para estudos publicados entre 2009 e 2020, disponíveis em inglês, português e espanhol, sobre exercícios aquáticos e qualidade de vida em indivíduos com IC. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foi realizada análise dos resultados, restando 4 artigos que compuseram a amostra final. Um aspecto relevante é a descrição não específica dos exercícios terapêuticos, a escolha de um treinamento físico mais eficaz e, consequentemente, para a melhora da qualidade de vida nos indivíduos com IC. O questionário de Minnesota foi o mais usado para a avaliar a qualidade de vida. CONCLUSÃO: Foram observados os benefícios dos exercícios terapêuticos em água para a qualidade de vida dos indivíduos com IC. Entretanto, para a aplicação clínica eficaz na melhora da capacidade física e, consequentemente, na qualidade de vida desses indivíduos, deve haver uma descrição detalhada dos exercícios propostos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arielly Karine Pereira, Centro Universitário Tiradentes

Fisioterapia e saúde

Victor Hugo Do Nascimento, Centro Universitário Tiradentes

Fisioterapia e saúde

Éven Quintela Matias Gonçalves, Centro Universitário Tiradentes

Fisioterapia e saúde

Layane Matos Santos, Centro Universitário Tiradentes

Fisioterapia e saúde

Priscila Helena Vanin Alves de Souza Matias, Centro Universitário Tiradentes

Fisioterapia e saúde

Referências

KOUKOUI, F. et al. Benefits of Cardiac Rehabilitation in Heart Failure Patients According to Etiology. Medicine Baltimore, v. 94, n. 7, p. 544, Feb, 2015.

Downloads

Publicado

2020-11-25

Como Citar

Pereira, A. K., Do Nascimento, V. H., Gonçalves, Éven Q. M., Santos, L. M., & de Souza Matias, P. H. V. A. (2020). IMPACTO DA FISIOTERAPIA AQUÁTICA NA QUALIDADE DE VIDA DE INDIVÍDUOS COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (8). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/13954

Edição

Seção

Seminário de Iniciação Científica - PROBIC/UNIT - Ciências da Saúde e Biológicas