ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO DE DIABETES MELLITUS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Autores

  • LetÍcia Taís Marques da Silva Centro Universitário Tiradentes - Unit/AL
  • Kelly Anny Santos de Souza Centro Universitário Tiradentes - Unit/AL
  • Ana Paula Rebelo Aquino Rodrigues Centro Universitário Tiradentes - Unit/AL
  • Cristine Maria Pereira Gusmão Centro Universitário Tiradentes - Unit/AL

Palavras-chave:

Doenças crônicas, Prevenção primária, Saúde pública.

Resumo

RESUMO: Introdução: O Diabetes Mellitus (DM) é integrante do grupo das doenças crônicas, possuindo uma alta prevalência e é considerada uma das enfermidades mais comuns em todo mundo, possio altos índices de  morbimortalidade e causa impactos socioeconômicos incalculáveis, por isso a doença se tornou um problema de saúde pública, pois além destes fatores ainda provoca graves complicações. Nesse sentido, as pesquisas tanto nacionais como internacionais têm debatido métodos que auxiliem no controle e diminuição dos agravos da doença, bem como a prevenção dos fatores de risco para desencadeamento da mesma. Assim, diante desta perspectiva, no Brasil, o Ministério da Saúde (MS), através da Portaria GM/MS número 235 de 20 de fevereiro de 2001, lançou um Plano de Reorganização de Atenção à Hipertensão arterial e diabetes mellitus, preconizando as ações de prevenção no primeiro nível de atenção à saúde. Nesse contexto, este trabalho traz a seguinte questão de pesquisa: Que ações voltadas para a prevenção do diabetes mellitus têm sido implementadas na atenção primária?. Objetivo: Descrever as estratégias de prevenção ao diabetes mellitus implementadas na atenção primária à saúde. Metodologia: O presente estudo trata-se de uma revisão de literatura, em que para seleção dos dados foram pesquisados artigos na base dados eletrônica Scientific Electronic Library Online (SCIELO) utilizando os descritores “diabetes mellitus” AND “ atenção primária à saúde” AND “ estratégias de saúde” OR “avaliação da situação em saúde”. Resultados: Os estudos demonstram que os profissionais de saúde envolvidos na atenção primária necessitam de capacitação e qualificação para alcançar as metas propostas pelo Ministério da Saúde, revelando que as ações desenvolvidas estão distantes do que é preconizado, como por exemplo, atividades de educação em saúde específicas e voltadas para o diabetes mellitus com orientações sobre os fatores de risco. A não referência e a implementação de ações como o rastreamento da doença também é um fator preponderante encontrado nos estudos, uma vez que os cuidados estão mais voltados para a assistência ao indivíduo com o problema já instalado. Além disso, evidenciou-se que as ações coletivas que estimulam a adoção de novos hábitos de vida saudáveis, auxiliando na prevenção da doença ao longo dos anos é um recurso de baixa densidade, ou seja, poucos profissionais de saúde fazem uso dessa ferramenta. Conclusão: Diante do exposto, conclui-se que existe uma deficiência no que se refere ao desenvolvimento de estratégias e ações que estimulem a prevenção do diabetes mellitus na atenção primária à saúde, sendo este aspecto um grande desafio para o enfrentamento do problema e das complicações que podem acometer os indivíduos. Assim torna-se necessário o estímulo à pesquisa e a produção de projetos que busquem interferir nos fatores de risco para o diabetes, bem como a promoção de um estilo de vida ativo e mais saudável. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL.Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas Públicas. Plano de reorganização da atenção à hipertensão arterial e ao diabetes mellitus. Rev Saude Publica , 2001, v. 35, n. 6, p..585-8

BORGES, Daiani de Bem; LACERDA, Josimari Telino de. Ações voltadas ao controle do Diabetes Mellitus na Atenção Básica: proposta de modelo avaliativo. Saúde debate, Rio de Janeiro , v. 42, n. 116, p. 162-178, jan. 2018 .

Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042018000100162&lng=pt&nrm=iso>.

Acesso em: 10 Set. 2020.

CARVALHO FILHA, Francidalma Soares Sousa; NOGUEIRA, Lídya Tolstenko; MEDINA, Maria Guadalupe. Avaliação do controle de hipertensão e diabetes na Atenção Básica: perspectiva de profissionais e usuários. Saúde debate, Rio de Janeiro , v. 38, n. spe, p. 265-278, out. 2014 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042014000600265&lng =pt&nrm=iso>.

Acesso em: 10 Set 2020.

SALCI, Maria Aparecida; MEIRELLES, Betina Hörner Schlindwein; SILVA, Denise Maria Guerreiro Vieira da. Primary care for diabetes mellitus patients from the perspective of the care model for chronic conditions. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto , v. 25, e2882, 2017 .

Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692017000100309&lng=pt&nrm=iso>.

Acesso em: 10 Set. 2020.

Downloads

Publicado

2020-11-25

Como Citar

Marques da Silva, L. T., Santos de Souza, K. A., Rebelo Aquino Rodrigues, A. P., & Pereira Gusmão, C. M. (2020). ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO DE DIABETES MELLITUS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (8). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/13953

Edição

Seção

Seminários de Temas Livres - Ciências da Saúde e Biológicas