A IMPORTÂNCIA DE PRATICAR A ATENÇÃO PLENA DURANTE O DISTANCIAMENTO SOCIAL

Autores

  • Annyele Ramoni Guedes Souto Centro Universitário Tiradentes
  • Maria Paula de Almeida Amorim Centro Universitário Tiradentes
  • Marcela da Silva Lima Centro Universitário Tiradentes
  • Camila Vasconcelos Carnauba Lima Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

Atenção Plena, COVID-19, Distanciamento Social.

Resumo

Introdução: A propagação rápida da COVID-19 entre países e comunidades é um resultado da sua alta taxa de transmissão, ligada também à falta de vacinas e antivirais específicos que sejam eficazes para prevenção e tratamento da doença, fazendo com que sejam aplicadas medidas como o isolamento social a fim de diminuir ou interromper a propagação do vírus (SILVA et al. 2020). Pesquisas apontam que indivíduos que são submetidos ao isolamento social apresentam diversos sintomas psicológicos, os mais comuns são relacionados ao estresse, ansiedade e depressão (ZANON et al. 2020). Uma forma de enfrentamento para os sintomas psicológicos que podem aparecer devido ao isolamento social é a prática da atenção plena. Segundo Problete e Soto (2020), o recurso principal da atenção plena é o comportamento de aceitação da vivência, permitindo que as experiências sejam como são no momento presente, sem julgamentos. De acordo com Zanon et al. (2020), a atenção plena vai para além da redução de sintomas psicopatológicos, pois produz efeitos importantes no bem-estar do praticante, contribuindo para que mude e controle a autopercepção do mundo e do que acontece ao seu redor, ao contrário de tentar mudar o mundo e as análises em si. Objetivo: apresentar dados que mostrem a importância da atenção plena para ajudar em intervenções para a promoção de saúde mental e bem-estar durante o isolamento social. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura na base na base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), com os seguintes descritores: Atenção Plena; COVID-19; Isolamento Social. Tendo como critérios de inclusão definidos para seleção dos artigos: artigos que estejam disponíveis na íntegra online, nos anos de 2019 e 2020 e artigos publicados em português e inglês. Resultados: Em intervenções realizadas dentro do contexto brasileiro ao longo de seis semanas para a redução de

   

 

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depressão e ansiedade, foi verificado o declínio dos sintomas depressivos e ansiosos durante seis meses, e o efeito da diminuição da ansiedade se estendeu mesmo depois de um ano de intervenção neste determinado grupo (CARPENA et al. 2019). Em outra intervenção, realizada por Araújo et al. (2020), pessoas que realizaram um curso focado na atenção plena desenvolveram habilidades socioemocionais, de bem-estar, autoconsciência e diminuíram afetos negativos, também foi constatado através de questionários a diminuição nas pontuações de ansiedade, medo, hostilidade e estresse. Conclusão: Com base nos resultados obtidos através da análise de material acerca do isolamento social, podemos ver que alguns indivíduos em isolamento apresentam sintomas psicopatológicos e de acordo com as pesquisas os efeitos da técnica de atenção plena são positivos nos aspectos psicológicos, reduzindo sintomas após a tomada de consciência das emoções e da percepção dos indivíduos sobre elas

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Referências

ARAUJO, Aline Corrêa de et al . Efeitos de um curso de meditação de atenção plena em estudantes da saúde no Brasil. Acta paul. enferm., São Paulo , v. 33, eAPE20190170, 2020 . Disponivel em:

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Carpena, M. X., Tavares, P. S., & Menezes, C. B. (2019). The effect of a six-week focused meditation training on depression and anxiety symptoms in Brazilian university students with 6 and 12 months of follow-up. Journal of Affective Disorders, 246, 401-407.http://dx.doi.org/10.1016/j.jad.2018.12.126

POBLETE, Catalina Luz Pizarro; SOTO, Adriana Elizabeth Espinoza. Tratamentos baseados em mindfulness na população infanto-juvenil com sintomas ansiosos. Uma revisão sistemática. Psicol. Conhecer. Soc., Montevidéu, v. 10, n. 2 P. 123-142, 2020. Disponível em

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SILVA, Lara Lívia Santos da et al. Medidas de distanciamento social para o enfrentamento da COVID-19 no Brasil: caracterização e análise epidemiológica por estado. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, p. e00185020, 2020.

ZANON, Cristian et al. COVID-19: implicações e aplicações da Psicologia Positiva em tempos de pandemia. Estud. psicol. (Campinas), Campinas , v. 37, e200072, 2020. Disponivel em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2020000100506&lng=en&nrm=iso>. acesso em 8 Out. 2020.

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Publicado

2020-11-25

Como Citar

Ramoni Guedes Souto, A., Almeida Amorim, M. P. de, Silva Lima, M. da, & Vasconcelos Carnauba Lima, C. (2020). A IMPORTÂNCIA DE PRATICAR A ATENÇÃO PLENA DURANTE O DISTANCIAMENTO SOCIAL. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (8). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/13948

Edição

Seção

Seminários de Temas Livres - Ciências da Saúde e Biológicas