TRATAMENTO DO SORRISO GENGIVAL: GENGIVOPLASTIA X TOXINA BOTULÍNICA

Autores

  • Rejane Kelly Andrade Beiriz
  • Janaina Soares da Silva
  • Mariana Cavalcante Costa Moraes
  • Cristine D’Almeida Borges
  • José Itamar de Omena Mateus Rocha
  • Palmyra Catarina Santa Rosa Lima

Palavras-chave:

Gengivectomia, Periodontia, Toxina Botulínica

Resumo

Introdução: O sorriso é responsável por expressar diversas sensações e além de ser uma forma de comunicação, também é utilizado como um meio de socialização. De acordo com a visão anatômica e fisiológica o sorriso é o resultado da exposição dos dentes e da gengiva durante a contração dos grupos musculares dos terços médio e inferior da face. Para o sorriso ser considerado esteticamente aceitável é necessário que haja harmonia entre estrutura dos lábios e contorno dentogengival. Uma das relações desarmônicas entre essas estruturas é a exposição exagerada de gengiva ao sorrir, esta condição é chamada de sorriso gengival. Quando a exposição gengival ultrapassa 3 mm já é caracterizado um sorriso gengival e também é considerado um sorriso fora do padrão estético para alguns pacientes e cirurgiões-dentistas. Para obtenção de um diagnóstico preciso do sorriso gengival e saber qual tratamento é o mais adequado para cada paciente, o cirurgião-dentista deve reconhecer os principais fatores etiológicos que podem estar relacionados ao sorriso gengival, tais como: fatores dentários, gengivais, ósseos e musculares que podem ocorrer isoladamente ou em combinação. E dentre os tratamentos existentes destacam-se a gengivoplastia e a aplicação da toxina botulínica. Objetivo: realizar uma comparação entre dois procedimentos distintos para o tratamento do sorriso gengival e determinar as vantagens e desvantagens de cada técnica. Metodologia: Este estudo trata-se de uma revisão da literatura que consiste na síntese das pesquisas já publicadas e que respondessem a questão norteadora da pesquisa: “Quais as vantagens e desvantagens da gengivoplastia e da aplicação da toxina botulínica para tratamento do sorriso gengival?”. Para o levantamento de dados foram realizadas pesquisas de artigos científicos nas seguintes bases de dados eletrônicos: Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (PubMed), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO). Resultados: A gengivoplastia e a aplicação da toxina botulínica são procedimentos diferentes e cada um irá possuir suas indicações, contra-indicações, vantagens e desvantagens e cabe ao cirurgião-dentista realizar um correto plano de tratamento individualizado para escolher qual a técnica indicada para cada paciente. Conclusão: O sucesso clínico da gengivoplastia e da toxina botulínica no tratamento do sorriso gengival depende de um correto diagnóstico e cabe ao cirurgião-dentista realizar um correto plano de tratamento individualizado para cada paciente. Os dois procedimentos apresentam resultados satisfatórios na literatura, desde que suas limitações sejam respeitas e além disso, eles podem também ser associados e otimizar resultado final do sorriso.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRITO, E.; ALVES, W.; SOUSA, J.; RODRIGUES, R.; SOUZA, M. Gengivectomia/gengiplastia associada à toxina botulínica para correção de sorriso gengival. Revista periodontia., v.26, n.3, pp. 50-56, 2016.

KUHN-DALL’MAGRO, A.; LAUXEN, J.; SANTOS, R.; PAULETTI, R.; DALL’MAGRO, E. Laser cirúrgico no tratamento de hiperplasia fibrosa. RFO UPF., v.18, n.2, pp. 358-362, 2013.

MATOS, M.; VALLE, L.; MOTA, A.; NAVES, R. O uso da toxina botulínica na correção do sorriso gengival- revisão de literatura. Revista periodontia., v.27, n.3, pp. 29-36, 2017.

OLIVEIRA, G.; MOLINA, G.; FURTADO, A.; GHIZONI, G.; PEREIRA, G.; Gummy smile: A contemporary and multidisciplinary overview. Journal pespective., v. 4, n.2, pp.55-60, 2013.

PEDRON, I. utilização da toxina botulínica tipo a associada à cirurgia gengival ressectiva: relato de caso. Revista periodontal., v.24 n.3, pp.35-39, 2014.

SEIXAS, M.; COSTA-PINTO, R.; ARAÚJO, T. Checklist dos aspectos estéticos a serem considerados no diagnóstico e tratamento do sorriso gengival. Dental Press J Orthod., v. 16, n. 2, pp. 131-57, 2011.

Downloads

Publicado

2020-11-25

Como Citar

Beiriz, R. K. A., da Silva, J. S., Costa Moraes, M. C., Borges, C. D., Mateus Rocha, J. I. de O., & Lima, P. C. S. R. (2020). TRATAMENTO DO SORRISO GENGIVAL: GENGIVOPLASTIA X TOXINA BOTULÍNICA. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (8). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/13939

Edição

Seção

Seminário de Iniciação Científica - PROBIC/UNIT - Ciências da Saúde e Biológicas