AVALIAÇÃO DA FREQUÊNCIA DE RESOLUTIVIDADE DOS PACIENTES ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DE DERMATOLOGIA DE UM HOSPITAL-ESCOLA QUE NECESSITAM SUBMETER-SE A INTERVENÇÕES CIRÚRGICAS DERMATOLÓGICAS DE BAIXA COMPLEXIDADE

Autores

  • ylana mayara de melo silva UNIT

Palavras-chave:

Dermatologia, Procedimentos Cirúrgicos Menores, Assistência Ambulatorial.

Resumo

Introdução: Nos últimos anos, o envelhecimento e o estilo de vida da população junto à elevação da incidência de neoplasias acarretaram em aumento da solicitação de procedimentos cirúrgicos pelo dermatologista na saúde pública. Nota-se uma expansão dos procedimentos, concomitante ao aumento da demanda de intervenções na saúde pública. A maioria das cirurgias em dermatologia é de baixa complexidade e possivelmente realizadas nos ambulatórios, o que proporciona atendimento com resolutividade e contribui para a organização da rede de atenção à saúde. Mas, a elevada demanda ao sistema público de saúde implica em fila de espera para realização de intervenções cirúrgicas dermatológicas o que prejudica o doente, já que não deve aguardar longos períodos para realizar seu tratamento, uma vez quea evolução pode ser desfavorável.Objetivo: Analisar se pacientes que necessitam de intervenções cirúrgicas dermatológicas no ambulatório do SUS obtém resolução através de referência, via setor público ou privado e o tempo demandado para a realização dos procedimentos. Método: Realizou-se um estudolongitudinal observacional e prospectivo. Fizeram parte deste estudo pacientes selecionados no ambulatório de dermatologia na Policlínica do Centro Universitário Tiradentes em Maceió-AL com idade igual ou superior a 18 anos. Após terem recebido todas as explicações sobre o estudo e, caso aceitem participar deste, assinarão, de forma voluntária, o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O instrumento utilizado para avaliação foi uma ficha de coleta de dados contendo identificação, contatos telefônicos, hipótese diagnóstica, procedimento e referenciamento. Resultados:As variantes estudadas compreenderam idade, sexo, raça, estado civil, escolaridade, hipótese diagnóstica, procedimentos marcados, realizados ou não realizados, e setor realizado.Foram registradas 174 consultas no período de 5 meses, que deste total 21 foram selecionadas. O perfil epidemiológico identificou um total de 13 adultos e 08 idosos com predileção pelo sexo feminino. Foram obtidas cerca de 10 variações de hipóteses diagnósticas. Dos 21 casos selecionados para a pesquisa, somente 02 conseguiram marcar a realização do procedimento, todos na rede pública. Nenhum paciente realizou o procedimento. Conclusão: A realização de cirurgias de baixa complexidade a nível ambulatorial culmina em um atendimento resolutivo aos usuários. Ademais, a impossibilidade de atendimento gera impacto na evolução dos casos, influenciando o prognóstico e a qualidade de vida dos pacientes, já que há um provável desenvolvimento desfavorável da lesão, e no caso de patologias malignas, pode haver evolução até níveis metastáticos.Os participantes da pesquisa buscaram resolução em uma rede referenciada pelo SUS e nenhum procurou o serviço privado. Nenhum participante da pesquisa obteve resolução dentro dos seis meses propostos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDERSON HJ, KELLER M. The doctor's office isthebest setting for mostcutaneous procedures. Dermatol Online J. v. 25, n. 1, 2019.

ARAÚJO, Catarina et al. Dez Anos de Cirurgia de Ambulatório em Dermatologia no Hospital de Braga. Revista SPDV, 2014.

AVANCINI J, ZUCCHI P. Prevalência de dermatoses em pacientes encaminhados para avaliação em ambulatório de especialidades. AnBrasDermatol. v. 93, n. 4, p. 513-516, Jul-Ago 2018.

BRASIL. Ministério da Saúde. Protocolos de Encaminhamento da Atenção Básica para a Atenção Especializada. Brasília-DF. Ministério da Saúde, 2016.

CARVALHO, V. F. Q. et al. Intervalo entre agendamento e atendimento dermatológico em um hospital universitário. Jornal de Ciências da Saúde - JCS HU-UFPI, 2018.

COUTO E SILVA, Luciana; PESSANHA, André Cesar; TERUMI SAITO, Daniela; CARDOSO DA MOTA, Isabella; STEINER, Denise. Índice diagnóstico de neoplasia cutânea em campanha ao câncer de pele em serviço dermatológico no interior do estado de São Paulo. Surgical&CosmeticDermatology, Rio de Janeiro, v. 9, n. 4, pp. 314-315, 2017.

CUNHA, J. A. J. et al. Análise do perfil dos pacientes e das dermatoses abordadas em mutirão de cirurgia dermatológica: a importância do dermatologista na saúde pública. Clínica de Dermatologia de São Paulo, 2017.

GLAZER AM, RIGEL DS, WINKELMANN RR, FARBERG AS. ClinicalDiagnosisofSkinCancer: EnhancingInspectionandEarlyRecognition. DermatolClin. v. 35, n. 4, p. 409‐416, 2017

INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER – INCA. Disponível em: <http://www1.inca.gov.br/estimativa/2018/sintese-de-resultados-comentarios.asp> Acesso em: 16/05/2019

LENZI, T.C.R. et al. A importância da formação do cirurgião dermatológico na condução de complicações cirúrgicas. Hospital Regional da Asa Norte da Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal. HRAN/SES. Distrito Federal, 2016.

LIMA, R. B. et al. Relato da experiência da realização de pequenos procedimentos em dermatologia em Hospital Universitário. Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), 2018.

MIOT, Hélio Amante et al. Profile ofdermatologicalconsultations in Brazil (2018). An. Bras. Dermatol., Rio de Janeiro, v. 93, n. 6, p. 916-928, Dec.2018.

OLIVEIRA, P.R., FAVORETO, C.A.O. Análise da realização da cirurgia ambulatorial na perspectiva da qualificação e resolutividade do cuidado prestado pelo médico de família e comunidade na Atenção Primária à Saúde na cidade do Rio de Janeiro. RevBrasMedFam Comunidade. Rio de Janeiro, 2019.

SMITH C, SRIVASTAVA D, NIJHAWAN RI. OptimizingPatientSafety in DermatologicSurgery. DermatolClin. v. 37(3), p. 319‐328, 2019.

SOUZA, M. R. B. O. Dificuldades para o cuidado em lesões de pele entre usuários da atenção básica em saúde. Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul, 2016.

TINOCO, M. I. R. B.; CALIGIORNE, R. B. Avaliação do bem-estar subjetivo de pacientes com doença dermatológica crônica em Itaperuna-RJ. Revista Brasileira de Educação e Saúde, 2019.

Downloads

Publicado

2020-11-25

Como Citar

silva, ylana mayara de melo. (2020). AVALIAÇÃO DA FREQUÊNCIA DE RESOLUTIVIDADE DOS PACIENTES ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DE DERMATOLOGIA DE UM HOSPITAL-ESCOLA QUE NECESSITAM SUBMETER-SE A INTERVENÇÕES CIRÚRGICAS DERMATOLÓGICAS DE BAIXA COMPLEXIDADE. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (8). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/13935

Edição

Seção

Seminário de Iniciação Científica - PROBIC/UNIT - Ciências da Saúde e Biológicas