UTILIZAÇÃO DO AGREGADO PROVENIENTE DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO EM SUBSTITUIÇÃO AO AGREGADO MIÚDO NATURAL NO CONCRETO

Autores

  • Celiane Mendes Da Silva Centro Universitário Tiradentes
  • Ewerton Luis Ferreira de Oliveira Centro Universitário Tiradentes
  • Giordano Bruno Medeiros Gonzaga Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

Areia, RCD, Reaproveitamento

Resumo

Sabe-se que o concreto, precedido da água, é o material mais utilizado pelo homem. Por sua vasta utilização, percebe-se que a exigência a natureza, que é a principal fornecedora dos recursos naturais para a produção do concreto, traz uma série de consequências ao meio ambiente. Frente a isto, vê-se que a incrementação de resíduos de construção e demolição (RCD) como finos no concreto tem se mostrado eficaz tanto na perspectiva da redução dos impactos ao meio ambiente, causados por sua má disposição em aterros, quanto na função de agregado miúdo, apresentando um alto potencial de utilização. O presente trabalho tem por objetivo a substituição parcial e total do agregado miúdo natural por agregado reciclado. Os agregados oriundos de RCD foram coletados numa usina de reciclagem da cidade de Maceió/AL, de forma a serem utilizados diretamente na produção dos concretos visando a viabilização do uso deste material de forma mais abrangente, sem necessitar de mão-de-obra especializada em obras. Foram produzidos 5 traços com substituição do agregado miúdo natural por agregado reciclado nas proporções de 0%, 25%, 50%, 75% e 100%. De cada traço elaborado, foram moldados corpos de prova a serem ensaiados quanto a resistência à compressão axial nas idades de 7, 14 e 28 dias. Percebeu-se que quanto maior foi a porcentagem de substituição do agregado menor foi a trabalhabilidade dos concretos, pois os agregados mais porosos também possuem um elevado índice de finos, influindo em sua resistência. Contudo, alguns concretos com a referida substituição apresentaram níveis de resistência bem próximos aos seus traços de referência. Por fim, concluiu-se que a substituição do agregado miúdo natural por agregado reciclado de RCD influi positivamente nas propriedades do concreto, mostrando-se uma eficaz alternativa ao uso da matéria-prima convencional e apresentando um caminho para a reinserção do mesmo na cadeia produtiva de mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celiane Mendes Da Silva, Centro Universitário Tiradentes

Graduanda em Engenharia Civil pela UNIT/AL.

Ewerton Luis Ferreira de Oliveira, Centro Universitário Tiradentes

Graduando em Engenharia Civil pela UNIT/AL.

Giordano Bruno Medeiros Gonzaga, Centro Universitário Tiradentes

Professor dos cursos de Engenharia da UNIT/AL.

Referências

KHATIB, J.M. Properties of concrete incorporating fine recycled aggregate. Cement and Concrete Research; v. 35, p. 763-769, 2005.

PEDROZO, R.F.E. Influência da substituição do agregado miúdo natural por agregado reciclado fino em propriedades de argamassas e concretos. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2008.

Downloads

Publicado

2020-11-25

Como Citar

Da Silva, C. M., de Oliveira, E. L. F., & Medeiros Gonzaga, G. B. (2020). UTILIZAÇÃO DO AGREGADO PROVENIENTE DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO EM SUBSTITUIÇÃO AO AGREGADO MIÚDO NATURAL NO CONCRETO. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (8). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/13929

Edição

Seção

Seminário de Iniciação Científica - PROVIC/UNIT - Ciências Exatas e da Terra e Engenharias