A EVOLUÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E DA SOCIABILIDADE

Autores

  • Késily Izabela da Silva Lima
  • Ane Caroline Costa Valença
  • Maira Rodrigues Novaes
  • Maria Cícera Bezerra Cavalcanti
  • Maria Layanne Rodrigues da Silva

Palavras-chave:

Mídias sociais, sociabilidade, psicologia social.

Resumo

Introdução: A comunicação evoluiu do uso de gestos e grunhidos até os novos meios de comunicação, que se referem desde os rádios até ao uso da internet, e estão tão presentes nas vidas de todas as pessoas, que se torna impossível viver longe deles, já que os mesmos são importantes no que se refere a busca de informações e a comunicação. Objetivo(s): Observar o impacto das mídias sociais sobre os indivíduos, tanto em relação às diferenças entre os tipos de interação existentes quanto aos impactos decorrentes da utilização excessiva dessas mídias. Metodologia: Efetuou-se uma revisão narrativa sobre a temática e uma entrevista com uma psicóloga conhecedora do assunto, visando articular a fala dela com a fundamentação teórica. Resultados: Dividiu-se os resultados em quatros seções, sendo essas: “Consequência do uso dos meios de comunicação”, “As velhas formas de se relacionar e as novas sociabilidades no espaço virtual”, “Políticas públicas” e “Psicologia social”. Na primeira seção, observou-se que o uso dos meios de comunicação pode tanto trazer benefícios quanto malefícios, serem usados para o bem ou para o mal. Com a liberdade da atual comunicação e o direito à expressão, a troca de informações se torna acessível a toda faixa etária e toda classe social. Além disso, a dinâmica apresentada para novos fins educacionais e interativos trazem uma nova forma de integração ao indivíduo. Contudo, observa-se também uma falta de criticidade dos seus usuários diante das várias formas de utilidades dessas inovações e de seus conteúdos, bem como um uso excessivo que pode causar dependência. Na segunda seção, percebeu-se que uso dessas mídias alterou o modo como a sociabilidade ocorre. Enquanto antes ela era dada no que se chama de “interação face a face”, usando-se de indicadores sociais, como gestos e expressões, para não haver ambiguidade nas informações e compreensão do que é dito e ouvido; agora, nos dias atuais, devido aos meios de comunicação, a sociabilidade não se restringe apenas a isso, tendo também a interação mediada. Nesse tipo de interação, ocorre um aumento de ambiguidade das informações, já que há uma limitação dos indicadores sociais. Ademais,  apesar das mídias sociais facilitar a comunicação, ela também se torna um empecilho, despreparado o sujeito para a comunicação presencial. Na seção de políticas públicas, observa-se que existem poucas no Brasil, não tendo nenhuma com alcance nacional em vigor, apesar do quão presente as mesmas estão na vida de todos; as encontradas referem-se principalmente ao âmbito educacional, visando a proibição do uso delas em sala de aula. E, em relação a Psicologia Social, percebeu-se que a internet passou a ser um novo espaço para as relações interpessoais dos indivíduos, transformando-se assim num local virtual importante para a observação dessa área da Psicologia, já que o objeto dela constitui-se pela interação entre indivíduo e sociedade. Conclusão: Percebeu-se a importância do uso consciente das mídias sociais por parte dos seus usuários, uma vez que eles podem desenvolver transtornos relacionados a essa utilização excessiva, sendo necessário o equilíbrio entre as interações face a face e mediada.

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Referências

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Publicado

2020-11-25

Como Citar

Lima, K. I. da S., Valença, A. C. C., Novaes, M. R., Cavalcanti, M. C. B., & Silva, M. L. R. da. (2020). A EVOLUÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E DA SOCIABILIDADE. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (8). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/13882

Edição

Seção

Seminários de Temas Livres - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas