PERFIL SOCIOECONÔMICO E DEMOGRÁFICO DOS PACIENTES ATENDIDOS EM CLÍNICA DE NUTRIÇÃO NA CIDADE DE MACEIÓ-AL

Autores

  • HELOISA HELENA CHAGAS CAJUEIRO DE FREITAS CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES

Resumo

Introdução: A economia, a saúde e a avaliação nutricional são perfis peculiares de uma população, aos quais são de essencial valor para a precaução e terapêutica de doenças crônicas decorrentes da alimentação, tornando a nutrição um instrumento aplicado não somente para evitar enfermidade, e sim propiciar vitalidade. Por isso a investigação das particularidades dos indivíduos que são assistidos pelas clínicas-escola de nutrição é de grande importância para o delineamento das atividades, assim como a programação e a execução de estratégias de precaução e monitoramento de danos nutricionais. A variação dos hábitos alimentares entre indivíduos pode ser influenciada por diversos fatores, como por exemplo:  biológicos, comportamentais, culturais, e ainda os relacionados ao estilo de vida e ambientais. Constata-se dois fatores imprescindíveis e que na maioria das vezes exercem uma relevante influência no comportamento alimentar, são eles: Socioeconômicos e Demográficos. Esses fatores podem ser determinantes nos hábitos alimentares dos indivíduos, dispor de melhores condições socioeconômicas resulta em um maior consumo de alimentos variados, em grande parte, saudáveis. Objetivo: caracterizar o perfil socioeconômico e demográfico de pacientes atendidos na clínica de Nutrição do Centro Universitário Tiradentes (UNIT) situado em Maceió- Al. Metodologia: trata-se de um estudo observacional, descritivo, transversal, de caráter quantitativo, processado com dados secundários adquiridos através de registros de pacientes, levando em conta aspectos socioeconômicos e demográficos. Resultados: na amostra da pesquisa participou  761 pessoas, com dominância de: sexo feminino (73,46%); faixa etária de 19 a 35 anos (56,01%); escolaridade entre médio completo e superior (27,94%); renda familiar maior que um salário mínimo (63,80%); renda per capita maior que quinhentos reais (49,20%); classe econômica E com até dois salários mínimos mensais (46,10%); número de membros do grupo familiar menor ou igual a cinco membros (86,82%); Município Maceió (69,53%). A prevalência de coleta de lixo e água encanada foi de 74,82% e 75,85%, respectivamente. Conclusão: compreende-se a clara relevância que a clínica de nutrição possui atuando solidariamente pela atenção primária com o intuito de exercer condutas de precaução e fomento de saúde. Aponta-se que a maior parte da população assistida pela clínica é da classe econômica E, com maior grau de pobreza e menor nível de escolaridade, evidenciando-se assim, um alto índice de Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Destaca-se ainda, atendimento nutricional de qualidade, mesmo que gratuito, com a finalidade de segurança para hábitos alimentares mais adequados, doenças crônicas cauteladas e em decorrência o bem-estar dos assistidos ampliados.

PALAVRAS-CHAVE: Perfil socioeconômico e demográfico; Nutrição em clínicas-escola; Adulto e idoso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Vigitel Brasil 2016: Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico. Brasília: Ministério da Saúde, 2017.

CABRAL, Marcela Jardim et al. Perfil socioeconômico, nutricional e de ingestão alimentar de beneficiários do Programa Bolsa Família. Estudos avançados, v. 27, n. 78, p. 71-87, 2013.

COUTO, M. T. et al. O homem na atenção primária à saúde: discutindo (in)visibilidade a partir da perspectiva de gênero. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, São Paulo. v. 14, n. 33, p. 257-70, 2010.

DIAS, Karina et al. Avaliação das características socioeconômicas e de saúde de pacientes atendidos no programa de atenção nutricional à população de Itajaí e região (PANPIR) de uma universidade comunitária. Revista Brasileira de Tecnologias Sociais, v.4, n.2, p.163- 173, 2017.

Downloads

Publicado

2020-11-25

Como Citar

CAJUEIRO DE FREITAS, H. H. C. (2020). PERFIL SOCIOECONÔMICO E DEMOGRÁFICO DOS PACIENTES ATENDIDOS EM CLÍNICA DE NUTRIÇÃO NA CIDADE DE MACEIÓ-AL. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (8). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/13873

Edição

Seção

Seminários de Temas Livres - Ciências da Saúde e Biológicas