FLY BY WIRELESS, O FUTURO DOS SISTEMAS DE CONTROLE DE VOO

Autores

  • Jéferson de Andrade Prieto Ferro Centro Universitário Tiradentes
  • Marcel Muller Santos de Menezes
  • Antonio Ricardo Zaninelli do Nascimento
  • Jailma Barros dos Santos

Palavras-chave:

Fly-by-wireless, Aeronaves, Telecomunicações.

Resumo

As comunicações sem fio tem início em 1831, com Michael Faraday, junto à descoberta dos princípios da indução eletromagnética. Com o decorrer do tempo surge a necessidade de descobrir se essa indução é capaz de transmitir informações de um ponto a outro (POLITO, 2016). O que é conhecido atualmente por wireless teve grande evolução com Graham Bell e Preece, ao conseguirem transmitir sinais de Telégrafo Wireless por meio de indução através do mar, entre a Inglaterra e a Ilha Wight. As redes sem fio foram iniciadas a partir de um projeto nas universidades do Havaí em 1971 e que conectavam computadores de quatro dessas ilhas (ENGST e FLEISHMAN, 2005).

O presente trabalho tem como objetivo explanar sobre a utilização da tecnologia wireless em sistemas de controle de voo em aeronaves. O sistema atualmente utilizado, denominado por fly-by-wire, utiliza computadores para monitorar e auxiliar no controle e segurança de voo, possui como principal característica a utilização de fios condutores que são eficientes, contudo, agregam peso às aeronaves, maior consumo de combustível e representa parte considerável dos custos de produção. A dinâmica das pesquisas aqui realizadas traça um caminho promissor dos estudos que indicam pontos positivos para a aplicação de tecnologias wireless em sistemas de controle de voo, garantindo a segurança, redução de custos de fabricação e eficiência na transmissão de sinal.

A pesquisa traz uma abordagem de natureza explicativa com foco na revisão sistemática da literatura, já que na prática as tecnologias sem fio ainda não são utilizadas em sistemas de controle de aeronaves, porém a utilização de tecnologias, como a Ultra Wide Band, já vem sendo discutida com a finalidade de reduzir custos na produção de aeronaves e consumo de combustível.

Por meio dos estudos aqui realizados, as pesquisas indicaram que o fly-by- wireless demonstra resultados com potencial de aplicação e utilização nos sistemas de controle de voo de aeronaves. Dentre os tipos de tecnologias wireless disponíveis, a que apresenta melhor desempenho para aplicação nesses sistemas é a Ultra Banda Larga, que conta com ótima estabilidade, alta frequência de transmissão de dados e segurança.
Para a implantação de uma nova tecnologia em sistemas aviônicos é de extrema importância um mapeamento de diferentes pontos de vistas, sejam elas, comerciais ou tecnológicas, com o intuito de desenvolver ações estratégicas que se alinhe com a tecnologia desenvolvida de forma que o avião continue sendo o meio de transporte mais seguro e eficiente.
Ainda é necessário que muitos estudos e testes continuem sendo realizados para se obter resultados cada vez mais precisos e confiáveis, para que melhorias sejam incorporadas à aviação, a fim de trazer mais segurança, conforto, autonomia e eficiência para o setor aeronáutico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-11-25

Como Citar

Prieto Ferro, J. de A., Santos de Menezes, M. M., do Nascimento, A. R. Z., & dos Santos, J. B. (2020). FLY BY WIRELESS, O FUTURO DOS SISTEMAS DE CONTROLE DE VOO. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (8). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/13865

Edição

Seção

Seminário de Iniciação Científica - PROVIC/UNIT - Ciências Exatas e da Terra e Engenharias