MICROBIOTA E ESTÉTICA: INTERVENÇÃO NUTRICIONAL E ALTERAÇÕES DERMATOLÓGICAS
Palavras-chave:
Nutrição, Estética, Disbiose .Resumo
Introdução:A disbiose intestinal é caracterizada por alterações na qualidade e quantidade da microbiota intestinal, havendo um aumento das bactérias patogênicas sobre as benéficas. Existem várias causas para a disbiose, destacando a alimentação, condições clínicas que leva ao estresse fisiológico, além do estresse psicológico. Esse desbalanço ocasionado pela disbiose gera alteração na mucosa intestinal, levando a elevação da permeabilidade intestinal e diminuição da seletividade na absorção de toxinas, bactérias, proteínas ou peptídeos, dessa forma, favorecendo inflamações local e sistêmica, acionando o sistema imunológico e ocasionando alterações dermatológicas, como acnes, dermatites e rosáceas. Diante disso, destaca que a alimentação influencia diretamente a composição da microbiota intestinal. Objetivo: Avaliar o efeito da intervenção nutricional em alterações dermatológicas em decorrência da disbiose. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica. Utilizou-se a base de dados PUBMED, para fazer o levantamento dos artigos sendo usado os descritores : “Nutrição”, “Estética ” e “Disbiose ” . Os critérios de inclusão foram estudos em humanos, de língua portuguesa e inglesa,publicações disponíveis sobre a temática; e critérios de exclusão: estudos em animais, revisões e dissertações .Resultados:A partir da dados encontrados na revisão de literatura , a terapia nutricional a base de uma alimentação saudável e suplementação de probióticos apresenta efeitos benéficos no tratamento e prevenção das alterações dermatológicas . No entanto ,nota-se a necessidade de mais estudos no meio científico que comprove essa efetiva interação. Conclusão:A alimentação influencia diretamente na composição da microbiota agregado a isso as evidências científicas apontam que o efeito de estilo de vida saudável enfatizando alimentação equilibrada e suplementação de probióticos , pode reduzir os sinais e sintomas das alterações dermatológicas.
Downloads
Referências
AIKATERINI I LIAKOU,MICHAEL J THEODORAKIS.Nutritional Clinical Studies in dermatology;Journal Drugs Dermatol.Pub.Outubro,2013.Vol 12(10),pág.1104-9.Disponível em:<https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24085045/>.Acesso em : 8 de Outubro de 2020.
BOWE, W. P.; LOGAN, A. C. Acne vulgaris, probiotics and the gut-brain-skin axis – back to the future? Gut Pathog., London, p. 1-11, v. 3, n. 1, 2011.Disponível em:<https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3038963/pdf/1757-4749-3-1.pdf>,Acesso em: 8 de Outubro.
CARRIE AM WEGH,SHARON Y.GEERLINGS.Probiotics and their potential applications in child nutrition and beyond.International Journal of Molecular Sciences.Pub.20,setembro de 2019.Vol.20(19),Pag.4673.Disponivel em:<https://www.mdpi.com/1422-0067/20/19/4673>.Acesso em:8 de Outubro de 2020.
JONATHAN.M.GRIFFIN;Child with Atopic Dermatitis;Ann Allergy Asthma Immunol. Jan,2015;Vol 114(1):Pág. 6–11.Disponível em:<https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4273176/pdf/nihms-643322.pdf>.Acesso em :8 de Outubro de 2020.
MARTIJN,GH,SANDERS;LUBA,M,PRADO.Association between diet and seborrheic dermatitis: a cross-sectional study.Journal of invest Dermatol.pub,1,Janeiro e 2019.Vol.139(1),Pag.108-114.Disponivel em:<https://www.jidonline.org/article/S0022-202X(18)32480-1/fulltext>.Acesso em:8 de Outubro de 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Semana de Pesquisa do Centro Universitário Tiradentes - SEMPESq - Alagoas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a Sempesq. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.