LASERTERAPIA E O PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO

Autores

  • Thalissia Emanuella Albuquerque da Silva Centro Universitário Tiradentes
  • Joycilaine Beatriz Barros de Lima Centro Universitário Tiradentes
  • Iraci Pietra Marques Pereira Lima
  • Thays Fernanda Costa Silver

Palavras-chave:

Terapia a laser, Lesão por Pressão, Enfermagem

Resumo

RESUMO: Introdução: Atualmente lesão por pressão (LPP) é considerada um dos principais problemas de saúde pública. A LPP é causada pela exposição prolongada a pressão, ocasionando prejuízo à circulação e consequentemente necrose celular, acometendo principalmente regiões de proeminências ósseas. A laserterapia é um tratamento que consiste na utilização de laser de baixa potencia que atua na permeabilidade da membrana celular permitindo melhora no metabolismo, promovendo condições fisiológicas para o reparo tecidual. Sendo o enfermeiro o principal profissional que atua na prevenção e tratamento de feridas, e sabendo da importância do aprimoramento do conhecimento desde a graduação, os membros da Liga Acadêmica Interdisciplinar de Feridas e Coberturas do Centro Universitário Tiradentes propôs a realização do presente estudo. Objetivo: Este estudo tem como objetivo identificar e caracterizar os benefícios da terapia a laser no processo de cicatrização de LPP. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura realizada na base de dados PubMed e LILACS,  a seleção dos artigos ocorreu a partir da consulta nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Lesão por pressão, Enfermagem, Terapia a laser, para conectar os DeCS, foi utilizado o operador booleano AND. Como critérios de inclusão, foram selecionados artigos sem restrição de idiomas publicados entre os anos de 2016 a 2020 disponíveis na íntegra, online e que correspondessem ao objetivo da pesquisa. Critérios de exclusão: artigos pagos. Resultados e Discussão: A terapia a laser se mostra eficaz no processo cicatricial de feridas, embora apresente dois tipos de intensidades, alta e baixa, no tratamento de LPP o laser de baixa intensidade é preferencialmente utilizado, devido a riqueza em propriedades bioestimuladoras, que contribui para a diminuição da dor, possui efeito anti-inflamatório, além de estimular a migração celular e proliferação de fibroblastos.  A radiação emitida pelo laser de baixa potência produz uma ação não térmica a nível celular promovendo também um estímulo da atividade mitocondrial, sendo capaz de reduzir o número de colônias bacterianas presentes em LPP. Conclusão: O uso do laser como tratamento na cicatrização de LPP tem um potencial alto de resultados benéficos, pois age diretamente em fatores intrínsecos, que contribui significativamente na reparação tecidual, promovendo a recuperação mais rápida e menos dolorosa, em comparação aos métodos terapêuticos convencionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARMELIN, Maria Vigoneti Araújo Lima; SARAIVA, Kaelly Virgina de Oliveira; CORAZZA, Adalberto Vieira; SILVA, Gênesis Donizete da; JURADO, Sonia Regina; SANCHEZ, Andrea. O uso do laser de baixa potência por enfermeiro no tratamento de lesões cutâneas e orais. Rev. Nursing, São Paulo, v. 22, n. 253, p. 3006-3010, jun. 2019. Disponível em: < http://www.revistanursing.com.br/revistas/253/pg114.pdf>. Acesso em 24 set. 2020.

BERNARDES, Lucas de Oliveira; JURADO, Sonia Regina. Efeitos da laserterapia no tratamento de lesões por pressão: uma revisão sistemática. Rev. Cuidarte, Bucaramanga, v. 9, n. 3, p. 2423-2434, jul. 2018. Disponível em: < https://revistacuidarte.udes.edu.co/index.php/cuidarte/article/view/574/1025>. Acesso em 26 set. 2020.

CARVALHO, Ana Flávia Machado de et al . Low-level laser therapy and Calendula officinalis in repairing diabetic foot ulcers. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 50, n. 4, p. 628-634, ago. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342016000400628&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 25 set. 2020.

LARANJEIRA, Carlos A.; LOUREIRO, Sónia. Fatores de risco das úlceras de pressão em doentes internados num hospital português. Rev. salud pública, Bogotá, v. 19, n. 1, p. 99-104, fev. 2017 . Disponível em <http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0124-00642017000100099&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 25 set. 2020.

Downloads

Publicado

2020-11-25

Como Citar

da Silva, T. E. A., Lima, J. B. B. de, Lima, I. P. M. P., & Silver, T. F. C. (2020). LASERTERAPIA E O PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (8). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/13851

Edição

Seção

Seminários de Temas Livres - Ciências da Saúde e Biológicas