TENDÊNCIAS DOS IMPACTOS NA SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19

Autores

Palavras-chave:

saúde mental, coronavírus, confinamento

Resumo

Esta pesquisa pretende destacar o estudo das tendências de agravo à saúde mental e a identificação dos impactos comprometedores do quadro no cenário da pandemia da COVID-19. Observa-se um aumento de contaminação do coronavírus e a necessidade do isolamento social, proporcionando uma preocupação com a saúde mental, já que o medo de se contaminar e também do confinamento podem comprometer o controle das emoções, afetando diretamente as relações intrapessoais, a produtividade e a inteligência interpessoal, aspectos necessários para o controle da estabilidade emocional.  O estudo trata de uma revisão sistemática de bibliografia, qualitativa e explanatória, com uso de dados da Organização Mundial da Saúde (WHO) e da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). A seleção dos artigos se basearam na relação da pandemia do covid-19 com a saúde mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda de Araújo Cravo, Centro Universitário Tiradentes

Graduanda em Medicina

Beatriz Valiante Alves da Silva, Centro Universitário Tiradentes

Graduanda em Medicina

Isabelle da Silva Santos Alves, Centro Universitário Tiradentes

Graduanda de Medicina

Júlio Gonçalves Yulita, Centro Universitário Tiradentes

Graduando em Medicina

Maria Eduarda França Melo, Centro Universitário Tiradentes

Graduanda em Medicina

Silmara Mendes Costa Santos, Centro Universitário Tiradentes

Doutora em Serviço Social e docente do Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL.

Referências

ASSARI, Shervin; HABIBZADEH, Parham. 2020. The COVID-19 Emergency Response Should Include a Mental Health Component. Arch Iran Med March. Acesso em: 8 Mai. 2020. Disponível em: (<https://doi.org/10.34172/aim.2020.12>)

ONU NEWS,2020. Covid-19: OMS divulga guia com cuidados para saúde mental durante pandemia. ONU NEWS. Acesso em: 8 Mai. 2020. Disponível em: (<https://news.un.org/pt/story/2020/03/1707792>)

BROOKS et al., 2020. The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. The Lancet. Acesso em: 8 Mai. 2020. Disponível em: (<https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30460-8>)

Downloads

Publicado

2020-11-25

Como Citar

Cravo, A. de A., Silva, B. V. A. da, Alves, I. da S. S., Yulita, J. G., Melo, M. E. F., & Santos, S. M. C. (2020). TENDÊNCIAS DOS IMPACTOS NA SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (8). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/13842

Edição

Seção

Seminários de Temas Livres - Ciências da Saúde e Biológicas