MAPEAMENTO DOS ENGENHOS DE SÃO LUIS DO QUITUNDE - ALAGOAS.

Autores

  • Anna Letícia Arecippo Centro Universitário Tiradentes
  • Bárbara Regina Pontes Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

engenhos de açúcar, história de Alagoas, patrimônio histórico

Resumo

Introdução: Fundado em 1892 após ser desmembrado de Passo do Camaragibe, São Luís do Quitunde é um município alagoano que se localiza a 52 quilômetros da capital do estado. A instalação dos primeiros engenhos impulsionou diretamente no desenvolvimento do povoado inicial, de forma que desde  seu surgimento, a localidade tem o cultivo de cana-de-açúcar e a produção do açúcar como sua base econômica. Esse cenário reflete a trajetória histórica de vários municípios do litoral do estado de Alagoas, onde os engenhos de cana-de-açúcar foram elementos determinantes para o amadurecimento das cidades, com influência não só econômica, mas também política e cultural. Atualmente, São Luís do Quitunde abriga propriedades rurais remanescentes dos antigos engenhos que  estão presentes em seu território desde o século XIX, ou mesmo mais antigos, e que carregam em si muito da história do município e do estado. Objetivo: A presente pesquisa teve como objetivo documentar informações históricas acerca de engenhos de açúcar localizados no município de São Luís do Quitunde, com ênfase na arquitetura, de forma a valorizar e preservar a memória destes componentes importantíssimos da história alagoana. Metodologia: A pesquisa adotou como referências bibliográficas principais os livros de Vera Lucia Amaral Ferlini, “A civilização do açúcar”, e de Manuel Diégues Júnior, “O engenho de açúcar no nordeste” e  “Banguë das Alagoas”. No que diz respeito aos engenhos estudados, foram obtidos dados  em pesquisas in loco eem mapas, nas revisões bibliográficas, levantamentos iconográficos e métricos. Com o material reunido, foi realizada a estruturação de um Banco de Dados dos engenhos estudados. Resultados: Foi possível aprofundar e documentar os conhecimentos obtidos durante a pesquisa acerca dos engenhos de açúcar no município de São Luís do Quitunde. O levantamento de dados permitiu também que fossem analisadas as implantações nos terrenos dos engenhos, compreendendo onde posiciona-se cada edificação e entendendo como se dava o funcionamento das mesmas, analisando também as que não estão mais em evidência, pois, com o passar do tempo, algumas dessas edificações passaram por alterações em suas configurações originais, recebendo outro uso. Conclusão: Este estudo se mostrou relevante quanto à discussão sobre a preservação do patrimônio industrial alagoano e o devido valor agregado a essas edificações. A partir deles foi possível expandir a visão e compreender a atual função e situação dos antigos engenhos. Esta pesquisa contribuiu para destacar o potencial histórico destas edificações, que promovem o reconhecimento, valorização e conservação da memória dos engenhos de açúcar alagoanos, elementos essenciais da história alagoana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Letícia Arecippo, Centro Universitário Tiradentes

Arquitetura e Urbanismo

Bárbara Regina Pontes, Centro Universitário Tiradentes

Arquitetura e Urbanismo

Referências

Diégues Júnior, Manuel. O engenho de açúcar no Nordeste. Maceió: EDUFAL, 2006.

DIÉGUES JR., Manuel. O Bangüê nas Alagoas: traços da influência do sistema econômico do engenho de cana de açúcar na vida e na cultura regional. Maceió: EDUFAL, 2006.

Ferlini, Vera Lucia Amaral. Civilização do açúcar: séculos XVI a XVIII. São Paulo: Brasiliense, 1994.

Downloads

Publicado

2020-11-25

Como Citar

Arecippo, A. L., & Pontes, B. R. (2020). MAPEAMENTO DOS ENGENHOS DE SÃO LUIS DO QUITUNDE - ALAGOAS. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (8). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/13840

Edição

Seção

Seminário de Iniciação Científica - PROVIC/UNIT - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas